Multiterminal no LE 6 estável!

Obrigado.

Ola, boa noite a todos!!! depois de instalar o LE 6.1 em máquinas do pregão 23/2012 e conseguir, com auxílio do lbssousa e sbamerico, tirar a tela listrada apareceu um novo bug muito intrigante. Se eu deixar as máquinas por um período muito longo em modo de espera, com ou sem a tela de descanço, o LE 6.1 trava totalmente! alguém passou por isso, temos alguma solução para isso?!

Olá, @ricardo_nteceilandia.

Nunca nos deparamos com esse bug aqui no laboratório, e as máquinas ficam ligadas dia e noite sem parar.
Poderia nos dar mais informações?

Grata!

OLa tudo bem @sbamerico exatamente isso, so 1 tela funciona, ao instalar pela 1 vez o le6.1, o computador reinicia com 1 das 3 telas listradas, onde não consigo entrar no sistema de jeito nenhum, ao reiniciar a maquina, só volta a dar imagem no monitor principal e as demais telas não acendem, ja fiz o teste com 2 telas e o problema pessiste. acredito que seja falta de memoraria RAM pois o mesmo esta com 1.8gb e nao com 2.0gb de RAM, são 2 pentes de 1gb instalados em cada pc! obg

Olá boa tudo bem @lbssousa? Então as 3 telas so acendem no primeiro boot apos instalar o LE6.1, dai 1 das 3 fica listrada, e nao aceita o comando F…, dai quando reinicio o pc, so 1tela acende as demais ficam sem sinal de vídeo co o led piscando. obg pela ajuda!

bom dia stefany, eu simplesmente reinicio a maquina e volta ao normal, o que você quer que eu faça para te dar mais informação?

tirando isso depois que fiz a instalação que o Laércio orientou fiz uma imagem com o clonezila e disparei nas outras máquinas e nem as telas listradas apareceram mais. o lote é o 23/2012 com a placa de vídeo alterada para tn502.

Prezado amigo, boa noite!

Dia 02/04/2018 instalamos a versão LE 6.1 multiterminal em algumas máquinas do pregão FNDE 71/2010 com três monitores. Em 4 computadores os três terminais funcionaram perfeitamente, mas em 2 computadores a 2a. tela, dos dois, estão listradas.

Não consegui entender sua orientação.

O que devo fazer para resolver este problema?

Grato pela atenção. Aguardo sua ajuda.

Inicialmente quero agradecer pela atenção de todos e dizer que sinto sempre um prazer imenso em aprender coisas novas e usar meu conhecimento a serviço de quem necessita.

Sou professor de Filosofia e Sociologia numa escola pública em Santa Maria da Boa Vista/PE. Estou dando um suporte na reabertura do laboratório de informática que estava parado a mais de quatro anos. Temos máquinas do Pregão 71/2010 com muita dificuldade de uso com o LE 3.0. Gostaria de saber se o LE 6.1 (recém lançado) é compatível com o multiterminal do Pregão 71/2010.

Bom dia!

O LE6 possui um sistema multerminal feito para ele, que é compatível com o Pregão 71/2010. Para instalar o LE6 com o multiterminal, basta selecionar “Versão Escola” e depois “Multiterminal” durante a instalação da ISO. É importante seguir o passo a passo de configuração disponível no nosso manual.

Qualquer dúvida estamos a disposição!

essa versão lite também viria com multiterminal ? ou daria pra instalar nos projetores multimídia?

O arquivo não existe mais no link informado.
Há outra forma de obtê-lo?

Olá José Guimarães, Veja nesse link que encontrei acima. Clique em fazer o download e depois em Download Anyway:
https://drive.google.com/file/d/0B_0RrXAKZ1hbMDF1V1ZHX2hYaDA/view

Esse pacote .deb do Laércio é muito bom, baixe, execute-o usando o usuário admin… Depois abra o terminal de comandos e execute os comandos que ele sugeriu: digite
sudo su
admin
sudo userful-rescue-enable
Depois pode digitar
reboot
Não se esqueça que o pacote .deb é o arquivo disponibilizado abaixo:
https://drive.google.com/open?id=1y4vW8HhMuUC3pAK8mwFu_bhsQIBsnjf8

1 curtida

José Guimarães, neste espaço estamos discutindo alguns assuntos do LE 6 multiterminal. Entre outros assuntos a questão da tela azul listrada que as vezes surge em alguns computadores recém instalados, certo?
As dicas que postei acima ( de autoria do Laércio de Sousa ) servem para essa questão, se aparecer essa tela azul em algum deles.
Os comandos servem para ativar o userful e o funcionamento nas duas ou três telas. O primeiro arquivo usei uma vez e vi que é bom. O segundo vi que deu certo aqui.
Siga corretamente os passos da instalação que terá sucesso aí, ok?
Aconselho acrescentar outro pente de memória se os computadores estiverem apenas com um ou 2 GB. Melhor mesmo é 4 GB.
Baixou no link correto da iso multiterminal? Se não use esse abaixo:
http://repo.c3sl.ufpr.br/le6/iso/linux-educacional-6.1.0-stable-2018-03-14.iso

1 curtida

Olá! Bom dia!
Obrigado pela ajuda. Sou ainda pouco experiente no universo Linux mas acredito que logo ponho nosso laboratório para funcionar plenamente. Com relação a tela colorida (rainbow screen, sempre uma tela a nos atormentar, como a “tela azul da morte” no Windows) ainda não tive tempo de testar as alternativas de resolução.
Nossas máquinas (Pregão 71/2010) estão funcionando bem com a versão instalada (exatamente a que tu indicou acima), com um pente de 4 GB. Apenas este “arco-iris” que está a nos incomodar, mas logo resolveremos. A meninada está super feliz com o upgrade das máquinas, pois antes ninguém queria usar o LE 3.0.
Sou grato, novamente, pela ajuda que tem me dado e por outras que eu solicitarei. Abraço!

1 curtida

Olá, bom dia!

Consegui resolver o problema da “rainbow screen” já deixando um CD com a ISO nos drivers óticos. Ao ligar os computadores de manhã já se faz o procedimento e tudo fica bem. Sei que logo teremos uma solução melhor, pois os mestres aqui são super competentes.

Estou com uma outra dúvida é não sei se este é o melhor espaço para postar está dúvida, mas vamos lá. Desejo personalizar o perfil aluno nos terminais do pregão 71/2010 com tela inicial do navegador (Chrome), favoritos e outros ajustes. Fazer gravar a adotar como novo padrão.

É possível isso?

José Guimarães,
:man_facepalming: Não dá pra ficar sem estes jogos educacionais!!! Só você deve ter observado que a iso do Linux Educacional ainda não está com os aplicativos preferidos das crianças como o GCompris e outros ( tem o Childsplay, o lmemory, kolourpaint4, Tux math. Vai ter que instalar manualmente por enquanto.
Pelo terminal:
No usuário outro, digite admin onde a senha é admin ( caso tenha trocado digite a nova )
Abra o terminal e digite os comandos abaixo ( cada comando por vez, ok? )
sudo su ( quando pedir a senha, digite a senha admin )
apt-get update
apt-get install ggompris childsplay tuxmath kolourpaint4 lmemory

Tem um muito excelente também chamado Omnitux, é uma suíte completa parecida com o Gcompris. Tem também o alfa+legal

Caso sua internet for lenta, não arrisque instalar tudo por vez conforme esse último comando que falei, instale um ou dois por vez, exemplo, dê apenas o comando abaixo no lugar do terceiro acima.
apt- get install gcompris

Aliás, queria pedir por favor ao pessoal do C3SL para disponibilizar para nós, por favor uma iso multiterminal com esses aplicativos acima; Ia nos auxiliar bastante, pois a internet de muitas de nossas escolas ainda é “banda lerda” rs, rs… E bota lerdeza nisso!

2 curtidas

@educador-brasil, vamos adicionar alguns desses sim, obrigado pela dica.

1 curtida