Multiterminal no LE 6 estável!

Bom dia a todos, nós acreditamos que o problema do bug da tela listrada ocorre por conta de uma concorrência na hora da escrita nos monitores, seria possível alguém que ainda tenha o problema testar? em nenhuma de nossas instalações o erro ocorre.
Segue os comandos para testar, no terminal logado como admin digite:

  • Agora só reiniciar a máquina para ver se o erro foi corrigido.
1 curtida

A seleccionar pacote anteriormente não seleccionado le-multiterminal.
(Lendo banco de dados … 190635 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
A preparar para desempacotar le-multiterminal_1.0.2_amd64.deb …
A descompactar le-multiterminal (1.0.2) …
dpkg: problemas com dependências impedem a configuração de le-multiterminal:
le-multiterminal depende de curl; porém:
Pacote curl não está instalado.
le-multiterminal depende de xserver-xorg-video-siliconmotion-hwe-16.04; porém:
Pacote xserver-xorg-video-siliconmotion-hwe-16.04 não está instalado.
le-multiterminal depende de compton; porém:
Pacote compton não está instalado.
le-multiterminal depende de numlockx; porém:
Pacote numlockx não está instalado.
le-multiterminal depende de xserver-xephyr-hwe-16.04; porém:
Pacote xserver-xephyr-hwe-16.04 não está instalado.

dpkg: erro ao processar o pacote le-multiterminal (–install):
problemas de dependência - deixando desconfigurado
Erros foram encontrados durante o processamento de:
le-multiterminal

Aparece isso quando tentei esse comando, não entendo muito de Linux, menos ainda de terminal.
Mas percebi que faltam instalar algumas coisas antes desse comando. Como faço?

Sim, faltou instalar o pacote xserver-xephyr-hwe-16.04. Para resolver o problema você pode instalar o le-multiterminal da seguinte forma: apt install ./le-multiterminal_1.0.2_amd64.deb, assim todos os pacotes necessários também serão instalados.

Fica assim os passos com essa mudança:

no terminal logado como admin digite:

  • sudo su
  • <senha do usuário admin>
  • wget http://repo.c3sl.ufpr.br/le6/tmp/le-multiterminal_1.0.2_amd64.deb 1
  • apt install ./le-multiterminal_1.0.2_amd64.deb
  • entrar como admin no painel de controle e clicar no botão “Reconfigurar Multiterminal” ou executar o comando “rm /etc/le-multiterminal/configurado”
  • Agora só reiniciar a máquina para ver se o erro foi corrigido.
1 curtida

Não… Continua listrada. :pensive:
Tentei instalar o que faltava, fiz todo o procedimento e não funcionou.
Formatei outro HD pra tentar do 0 e, infelizmente, também não deu resultado.

Bom dia,

Sou um técnico terceirizado da prefeitura aqui de nossa cidade e estou com o mesmo problema do “bug da tela listrada”. Temos o pregão 71/2010 com as placas TN-502 e seus respectivos hubs e resolvemos atualizar as versões dos LE que os micros tem. Já tentei realizar o procedimento citado aqui pelo @DanielFurlin , porém o problema das telas continua. Já existe alguma ISO com o Multiterminal estável neste quesito? Aguardo resposta.

Tente um dos procedimentos a seguir:

  1. Se o seu computador utiliza apenas 2 terminais, a solução mais simples é ligar o monitor na outra saída VGA da placa TN-502 (o bug da tela listrada só afeta uma das saídas VGA da placa).

  2. Se o computador em questão utiliza 3 terminais, mas houver outros computadores na sua rede com apenas 2 terminais, experimente remanejar as placas de vídeo (nem todas as placas apresentam este bug).

  3. Se nenhuma das opções 1 ou 2 resolver o seu problema, você vai precisar de uma solução que envolva dar o primeiro boot num sistema com o software da Userful e depois reiniciar de volta para o LE 6.1. Nós criamos, para o projeto oi-lab, uma mini-ISO de ~400MB otimizada para este propósito.

    1. Baixe e instale o pacote https://launchpad.net/~oiteam/+archive/ubuntu/oi-lab/+files/oi-lab-userful-rescue_0.0.2+git20190211+build201902111308~ubuntu16.04.1_all.deb (requer conexão com a Internet para baixar a ISO de 400MB)
    2. Execute o comando sudo userful-rescue-enable (o computador será desligado automaticamente)
    3. Ligue novamente o computador e aguarde todo o processo de inicialização. O sistema vai inicializar primeiro no Userful (você verá que a tela listrada vai sumir) e depois reinicializar automaticamente para o LE 6.1.
    4. Uma vez concluído o processo, você pode reinicializar o LE 6.1 normalmente. O processo só será repetido na próxima vez que você desligar e ligar o computador.

Olá, muito obrigado pelas informações, eu estou batendo bastante cabeça com o laboratório aqui da escola em que estou terminando os meus estudos, o técnico da SEDUC veio, mais não deixou os computador funcionando em multiterminal no Linux Educacional 5.0, eu gostaria de instalar o Linux Educacional 6.0 e configurar o multiterminal nas maquinas, é uma tarefa difícil, você poderia me ajudar?

Bom dia!

Instalei o LE 6 no Pregão 71/2010 e funcionou perfeito, os três monitores ligaram.
Mas depois de desligar o computar os multiterminais pararam de ligar. Sabem dizer o que pode ser?

Obrigado!

Gostaria de saber quando vão implementar o multiterminal do LE 6.1 ao pregão de 23/2012. Alguma novidade?