Multiterminal no LE 6 estável!


#1

Abro esse tópico para ver quais as soluções foram dadas para os multiterminais na versão estável laçada dia 18. ou se não vai haver mais suporte para os multiterminais?


#2

Olá, a versão estável do multiterminal deve ser lançada no próximo mês, inicialmente para o pregão 23/2012.


#3

Olá, isso seria muito importante, acredito que a questão do multiterminal baseando-se no userful deve ser levada em consideração sim, ainda mais sabendo que o governo investiu alto nestas licenças. Vejo que muitas licenças são válidas até o ano 2.067, já pensou? Parece até brincadeira, mas o assunto é sério mesmo! Quanto isso deve ter custado aos cofres públicos?
Certamente, tem muitas cifras envolvidas nessa história!
Também, tem a questão dos computadores relacionados ao Proinfo rural, os mesmos têm cinco monitores e acredito que seria desumano não lembrarmos dos alunos do campo.
No município onde moro, passo por todas as escolas municipais cuidando da manutenção e vejo o quanto são úteis. Além de servirem para auxiliar no desenvolvimento do ensino nas escolas públicas, tem comunidades rurais onde muitos estudantes utilizam-se destes para realizarem cursos à distância, entre outras utilidades relacionadas ao conhecimento e suas necessidades no mundo contemporâneo.
Mudando um pouco o assunto, não vi a suíte do Gcompris e outros jogos básicos como o Childsplay, Tuxpaint, entre outros; vão incluí-los, não é mesmo? Instalá-los através do apt-get é quase inviável, uma vez que a internet no interior é super lenta.
Eu educador, alunos, cursistas e também muitos reparadores e montadores de computador vamos continuar aguardando a nova versão multiterminal do LE 6.0 com muita alegria.

Grato, :grinning:
Parabéns a todos vocês pelo projeto! O LE 6.0 está ficando muito bonito e moderno; esperamos que seja também muito útil, bom e aproveitável quanto o LE 5.0


#4

Olá ando acompanhando as atualizações da ISO, afinal o Multiterminal está funcionando? preciso duplicar o acesso dos alunos, e seria bom atualizar e fazer isso antes das aulas retornarem, desde já obrigado


#5

Olá @jordaao, a equipe do Linux Educacional está desenvolvendo uma nova solução para o Multiterminal, sendo esta software livre. Ela atualmente se encontra em fase de teste e em breve será disponibilizada, provavelmente este mês ainda. Neste primeiro momento será compatível com a placa de vídeo TN-502( pregões 83/2008 e 72/2010)


#6

mas antes vocês disseram que a compatibilidade seria coma tn 702 do pregão 23/2012. esse pregão não vai mais funcionar no multiterminal ? ou vocês teem alguma coisa em mente?


#7

Pelo que eu tenho acompanhado, embora a solução para o multiterminal já esteja preparada para os computadores do pregão 23/2012, há ainda o problema da falta de um driver de vídeo compatível com as placas TN-750. Se você puder substituí-la por uma TN-502, então a solução multiterminal deverá funcionar também neste pregão.


#8

Boa tarde a todos!

Percebemos que há vários usuários com dúvidas sobre o lançamento e compatibilidade do Multiterminal. Aqui estão as respostas para tentar esclarecer algumas das dúvidas mais comuns.

  1. Quando o Multiterminal será lançado?
    O Multiterminal está na fase de testes e será lançado em breve, muito provavelmente no mês de Fevereiro. Esta fase de teste é muito importante para garantirmos o funcionamento e desempenho nos diversos pregões, assim podemos entregar uma solução sólida e de qualidade.

  2. O Multiterminal será compatível com quais pregões?
    A princípio lançaremos a versão que funciona com a placa de vídeo TN-502, disponível nos pregões 83/2008 e 71/2010.
    Estamos fazendo o possível para encontrar as informações técnicas e realizar testes nos pregões mais antigos, mas encontramos dificuldades em levantar as informações necessárias sobre essas máquinas e adquiri-las para testes. Esperamos ter mais informações em breve para podermos analisar a viabilidade de expandir a solução e atender a todos.

  3. Então não será compatível com o pregão 23/2012?
    A versão que será lançada inicialmente não possuirá compatibilidade com o pregão 23/2012, devido à falta de um driver de vídeo necessário para as placas TN-750. Entretanto, substituir a placa TN-750 por uma TN-502 permite que o sistema multiterminal funcione no pregão 23/2012.
    O próximo passo da nossa equipe após o lançamento da versão inicial do Multiterminal será investir esforços no desenvolvimento de uma solução compatível com o pregão 23/2012 original - ou seja, solucionar o problema com o driver da placa TN-750.

  4. E o pregão Rural?
    As máquinas dos pregões 51/2007, 69/2008 ou primeiro lote de máquinas do pregão 68/2009 possuem placa de vídeo cuja manutenção dos drivers foi descontinuada pela comunidade, o que torna inviável utilizá-las para o multiterminal. É possível que voltemos a buscar uma solução futuramente, mas não temos como garantir que há solução viável.

Agradecemos ao interesse da comunidade, e estamos ansiosos para compartilhar a solução que estamos trabalhando e receber o feedback de vocês.


#9

Obrigado, Stephanie!

A propósito, eu não sei quantas placas TN-502 vocês têm disponíveis aí na bancada de testes, mas é possível, à medida que a amostragem de uso do LE6 multiterminal for aumentando, que apareçam casos do que eu chamo de “bug da tela listrada”, como o que aparece nesta foto:
bug-tela-listrada

A solução mais simples para evitar este problema é não utilizar a saída de vídeo LVDS das placas TN-502 afetadas, mas se isto não for possível/desejável (pois a saída LVDS possui uma qualidade de imagem um pouco melhor que a saída VGA), é possível contornar o bug dando boot primeiro em um sistema com o Userful, esperar o vídeo voltar ao normal e reiniciar de volta para o LE6, por exemplo.

Nós temos uma mini-ISO com uma instalação mínima do Ubuntu 12.04 + Userful Multiseat 5.0 que usamos para automatizar este processo e contornar este bug. Ela está disponível para download em https://drive.google.com/open?id=0B_0RrXAKZ1hbMDF1V1ZHX2hYaDA . Na página do nosso projeto oi-lab no GitHub, vocês encontram os scripts necessários para adicionar esta ISO ao menu do GRUB e automatizar o primeiro boot nela.