Multiterminal no LE 6 estável!

No Pregão 71/2010, computadores CCE, façam os dois primeiros passos, reiniciem a máquina, e refaçam todos os passos até o ultimo. A máquina vai pedir reiniciação. A finalização desse modo ocorre sem problemas. Se você fizer todos os passos de uma única vez corre o risco de falhar em praticamente todas as máquinas em sua instalação. Fiz todos os passos em uma única vez e de três máquinas apenas uma concluiu com êxito.
Outras questões relativas a instalação nesse pregão:

  • Pode-se retirar um dos cabos multiterminais e hubs, trabalhando com as portas de trás da CPU, isso a meu ver evitaria os problemas recorrentes com aqueles hubs chatos. Tentei trabalhar sem os dois cabos, somente usando as quatro portas traseiras, não funcionou, ao menos um cabo deve existir.
  • No pregão 71/2010 CPU CCE, é comum (aqui na minha experiência) as gravadoras da própria CPU falharem, inclusive danificando o DVD de instalação. Em média a cada duas vezes que uso um DVD de instalação tenho que descartar e usar um novo, pois a gravadora risca ele, ou danifica de forma imperceptivel, fazendo a instalação falhar em algum momento. Para isso não ocorrer desligo os leitores, e uso um outro nos cabos, de minha confiança.

A tela listrada não deve voltar, mas se acontecer, basta desligar o computador e ligar novamente.

Ola boa tarde @sbamerico segue os links com os com o resultado dos comandos!

1-sudo cat /var/log/syslog
https://pastebin.com/nhZD3S5s

2-dmesg:
https://pastebin.com/HjYykWDR

3-journalctl -b0
https://pastebin.com/523wFhbr

obg!

Olá boa tarde @lbssousa teria como desponibilizar esse pacote para uma instalação offiline? a internet aqui do colegio onde faço estagio, nao chega nem a 600kbps, essa iso ai vai levar 1 ano pra baixar aqui, obg!

Certo obg, tentarei instalar o LE5, pois formatei toas as maquinas com o LE6.1! obg pela dica.

Baixe a ISO do userful-rescue-live em https://drive.google.com/open?id=0B_0RrXAKZ1hbMDF1V1ZHX2hYaDA e salve-a na pasta /boot/userful-rescue do computador multiterminal. Depois disso, instale o pacote .deb do oi-lab-userful-rescue que eu postei logo acima e execute o comando

sudo userful-rescue-enable

O computador vai desligar automaticamente. Ligue-o novamente e aguarde todo o processo até o reboot para o LE 6.1 (ou outro sistema que você esteja utilizando).

Obg @lbssousa ja baixei a iso, porem estou com dificuldade para copiar para a pasta do sistema /boot/userful-rescue, so da erro, diz que nao tenho permissao mesmo entrando pelo admin, como faço pra copiar ou mover via terminal??

Olá Arlan,
O Laércio já corrigiu o link do arquivo .deb que ele havia disponibilizado. Realmente, com o arquivo anterior não deu certo aqui também. Vou testar em algumas máquinas esse novo arquivo debian também.
Uma pergunta: Quantos gigas de ram tem as máquinas que está instalando?

Ah, meu muito obrigado ao Laércio e a todos os colaboradores!

sudo mkdir /boot/userful-rescue
sudo mv /pasta/onde/está/o/arquivo/userful-rescue-live-*.iso /boot/userful-rescue

Olá bom dia, @educador-brasil, eu uso 2GB de ram, infelismente fiz pedido de mais memoria a direção da escola, mas infelimente, até hoje não tive resposta positiva a respeito!

Olá bom dia, @lbssousa, as telas funcionaram ao ligar o computador novamente, feito os passos acima, porem ao reiniciar com o LE6.1, continua com o problema de funcionar somente 1 tela, que é a ligada ao terminal 1, alguma dica? o que pode estar ocorrendo? obg pela ajuda!

essa tela ai aparece quando eu inicio pelo userful dai todas as telas funcionam perfeitamente por alguns segundos e depois o pc reinicia e quando uso o LE6, só funciona 1 tela! Me dê uma dica ai, por favor! obg pela ajuda de todos!

@arlanalves, recomendamos que siga as instruções no manual para reconfiguração do multiterminal. O problema pode ser que as telas não estejam configuradas.

Olá boa noite @sbamerico, seguir sim o roteiro que se encontra no manual porem sem nenhuma resposta positiva a respeito, sera que esse problema esta sendo causado por falta de memoria ram? todas as maquinas estao com 2gb de ram sendo 1GBx2, não tenho memoria de 2gb em um pente só! obg

Grato Arlan,
Vou fazer uns testes aqui utilizando 2 GB de RAM.
Caso necessite, peça apoio a secretaria municipal de educação de seu município para licitar para você esses hardwares, pois é mais obrigação financeira do município do que da própria escola. Esperamos breve ter recursos para isso. Informe-se em seu município sobre um programa que está chegando nas escolas brasileiras o programa Educação Conectada que certamente deverá gerir recursos para darmos continuidade com as tecnologias educacionais; recursos como internet banda larga e outros para, assim espero, somar aos recursos do Proinfo Urbano e Rural.

Seu computador possui 2 ou 3 terminais? Você sabe dizer se as outras telas ficam em “stand-by” (LED do monitor piscando ou na cor âmbar) ou se ficam ligadas com uma imagem preta? Você conseguiu fazer o procedimento para configurar o multiterminal (pressione a tecla F1/F2/F3)?

Se o seu computador possui só 2 terminais, você fez o procedimento para configurar os terminais, mas o segundo terminal só exibe uma tela preta, pode ser que você tenha associado o segundo teclado à outra saída de vídeo da placa TN-502 (isso acontece, por exemplo, quando a sua tela pede F2 mas você pressiona F3). Neste caso, mudar o cabo do monitor para a outra saída de vídeo deve resolver.

Em todo caso, talvez seja melhor refazer o procedimento para configurar os multiterminais. Faça login como admin, abra o LE Painel de Controle e clique no botão Desbloquear e, em seguida, em Reconfigurar Multiterminal.

1 curtida

Parece que o Linux Educacional 6.1 Multiterminal está tomando um rumo certo. Vou continuar testando mais aqui. Observei trocando as placas de vídeo TN-502, mesmo que por mesmo tipo, não me trouxe resultados quanto a questão da tela azul listrada; o que deu melhor resultado foram esses comandos que parecem mágica quando executados no terminal quando logamos como root. Sumiu a tela azul, espero que pra sempre, rs, rs…No mais, por enquanto, vou testar em outros pregões além do pregão 71/2010 que iniciei os testes.

2 curtidas

O C3SL ainda trabalha numa versão do LE6-Lite ou não mais?

Bom dia, @RSlivre.

A equipe do LE6 está trabalhando em uma versão Lite, mas não há previsão de lançamento por enquanto.

@arlanalves, nós recomendamos que use no máximo 2 telas quando possui apenas 2 Gb de memória RAM, por questões de desempenho. Entretanto, as telas deveriam estar funcionando independente da quantidade de memória.

O que exatamente está ocorrendo? Apenas uma tela funciona porque as outras estão listradas ou elas nem ligam?