Problemas com pregão 68/2009 p/ Xubuntu e Lubuntu, e notas do gitlab


#1

Então estou aqui com o pregão 68/2009, ele era de 4 terminais e com placa ATI Rage XL (conectores RJ45), agora removido e utilizando somente 1 placa TN-502 (não utilizei 2 placas pois quero no máximo 3 terminais, ou mínimo 2 terminais, 1 sendo VGA onboard, 2 sendo as VGA’s da TN-502).

Observações do tutorial
Então vou começar pelo passo a passo que encontrei de um dos apoiadores do C3SL, e alguns pontos que acho que precisam ser esclarecidos ou acrescidos:
http://gitlab.sme-mogidascruzes.sp.gov.br/pte/proinfo-ubuntu-config
1 - Não precisa ser necessariamente 2 placas TN-502, funciona com 1 placa.
2 - É necessário instalar o git previamente, tanto Xubuntu quanto Lubuntu.
3 - O script “criar-usuarios-alunos.sh” não existe no arquivo, encontrei script “criar-alunos-xubuntu.sh”, “criar-alunos-lubuntu.sh” na pasta 2 terminais e 3 terminais, na pasta 5 terminais e comum nem possuem.
4 - O script “reconfigurar-rede.sh” não encontrei em nenhum lugar, também gostaria de saber qual sua função.
5 - O script “configurar-multiterminal.sh” não existe no arquivo, encontrei “configurar.sh” p/ 2 terminais, ou “configurar-xephyr.sh” p/ 3 terminais, 5 terminais e comum nem possuem
6 - O comando para executar os scripts é ./ foi oque utilizei, pois o readme não diz o meio de instalação

Problemas
Bom agora vamos aos problemas que venho passando utilizando o roteiro para 2 terminais e 3 terminais:
2 terminais
Após concluído a instalação e os multiterminais já operando, todas as alterações feitas nos perfis são restaurados sozinhos, papel de parede, documentos criados no desktop ou gerenciador de arquivos, como reparar isso?

3 terminais

  • Este ao finalizar ele mantêm o usuário servidor no VGA onboard, ao reiniciar o VGA onboard inicia automaticamente no usuário servidor, VGA 1 da placa não loga automaticamente, e a VGA 2 da placa loga automaticamente com o usuário servidor criando uma replicação do VGA onboard, gostaria que logasse automaticamente nos seus respectivos usuários, VGA onboard no Aluno0, VGA 1 placa no Aluno1 e VGA 2 placa no Aluno2
  • Este também tem o problema de restauração, ao reiniciar tudo é apagado e limpo, só existe uma exceção neste script, pois o usuário servidor não restaura e fica tudo salvo como deve.

Sobre o mapeamento dos USB: Seguindo o gitlab, as 4 USB traseiras não são ordenadas como no site, nos meus ficaram: USB-0:1, USB-0:4, USB-0:6, USB-0:8. Estou utilizando somente o USB-0:1 no momento com o Hub USB, e o servidor utilizo P/2.

Quem puder ajudar agradeço, preciso deixar esta máquina de preferência com 3 terminais utilizando Xubuntu ou Lubuntu.


#2

Bom dia!

Este tutorial está obsoleto e será tirado do ar em breve! Peço desculpas por não ter colocado um aviso antes…

Atualmente, a nossa implementação do multiterminal está sendo mantida em

Nós disponibilizamos também uma ISO remasterizada do Xubuntu 18.04 com esta ferramenta já pré-configurada. Você pode baixá-la a partir de um destes links:

Algumas observações importantes:

  • Ao dar boot pelo DVD/pendrive, se possível, não escolha a opção “Experimentar o sistema sem instalar”!
  • Durante a instalação do sistema, você irá criar a conta de usuário do administrador do sistema. Não marque a opção de login automático para esta conta! A configuração do login automático deverá ser feita em um segundo momento.
  • Depois de instalar o sistema, na primeira inicialização, você deverá criar manualmente os usuários dos alunos. Para isto, utilize o comando sudo oi-lab-create-freeze-users [NUMERO-DE-USUARIOS]. Se você não indicar explicitamente o número de usuários, ele vai criar 5 alunos.
  • A restauração das personalizações da área de trabalho que você citou não é um problema, mas uma funcionalidade da nossa implementação do oi-lab, similar ao freeze do antigo LE4. Todas as alterações feitas na área de trabalho e arquivos modificados em uma sessão de aluno (exceto arquivos salvos em Documentos, Imagens, Vídeos e Música) são automaticamente revertidos após o logoff.
    • Junto com as contas de alunos, é criada uma conta de usuário especial que serve de modelo para os alunos, chamada Modelo para Freeze (freezetemplate). Caso deseje personalizar a área de trabalho dos alunos, basta fazer login como Modelo para Freeze (a senha padrão deste usuário é freeze) e fazer as alterações neste usuário.
  • Para configurar o login automático, edite o arquivo /etc/lightdm/lightdm.conf.d/10-oi-lab-autologin.conf, descomentando as linhas desejadas, configurando os usuários e o timeout para o login automático.

#3

Obrigado pelo feedback Laercio, já estou baixando e testarei em breve.

Enquanto isso, uma coisa sobre oque citasse, realmente eu lembro também deste restaurador de sessão do LE4, mas este computador é um dos últimos da escola a funcionar, e será utilizado em uma sala de produtividade para professores e aluno, e não num laboratório (até porque seria impossível com 1 PC), logo preciso que esta função do oi-lab seja desabilitada para tornar a área de trabalho funcional, pelo que eu entendi, atualmente precisa ir até o freezetemplate, alterar algo e salvar, isso torna muito moroso para uso diário, como posso desabilitar e deixar a área de trabalho livre para cada usuário? (ainda estou baixando não sei se tem algo para desabilitar dentro)


#4

Neste caso, você tem duas opções:

  • Para uma nova instalação do oi-lab, basta não criar os usuários alunos pelo comando oi-lab-create-freeze-users. Em vez disso, crie os usuários pela via convencional.
  • Se você já criou estes usuários, basta removê-los do grupo freeze. Você pode fazer isto pela via convencional ou pelo comando abaixo:
sudo gpasswd -d alunoXXXX freeze

#5

Observação importante!

Para poder ativar a solução que contorna o bug da tela listrada no Xubuntu 18.04 (que afeta algumas placas de vídeo), você vai precisar definir um esquema de particionamento do HD diferenciado no ato da instalação do sistema, com uma partição de 1GB, formatada como ext2 e com ponto de montagem /boot, e outra ocupando o restante do espaço desejado, formatada como ext4 e com ponto de montagem /.

Com o sistema já instalado, execute sudo userful-rescue-enable (o computador será desligado automaticamente). Depois ligue o computador novamente e aguarde todo o processo.


#6

Então Laercio, como já tinha iniciado, acabei pulando o bug da tela listrada, não chegou a ocorrer ainda, vou ignorar esta etapa por enquanto.

Mas embretei no funcionamento, seguindo sua orientação, baixei sua versão remasterizada x64 18.04, instalei sem usar o Live e sem login automático para o root, boot por pendrive USB. Após concluído, como não quero utilizar o freeze, não fiz o comando, criei manualmente via gráfico pelo “Usuários e grupos”, criei aluno0, aluno1, reiniciei, mas as telas permanecem sem vídeo.

Creio que precise iniciar algum serviço? No link que você forneceu possui um roteiro, mas acredito que seja para as isos oficiais não? Para sua distro pensei que era só criar os usuários.

Adendo: Como não acionou nos monitores, fiz um update e upgrade, também não acionou os terminais 1 e 2, somente o servidor apresenta vídeo.


#7

Quando você inicia o OI-Xubuntu pela primeira vez, ele executa o utilitário de associação dinâmica dos hubs nos terminais. Porém, se, no momento do boot, houver apenas um terminal disponível para uso (o que pode acontecer quando há apenas um teclado conectado ao computador, ou apenas uma placa de vídeo), o sistema pula a execução deste utilitário e vai direto para a tela de login.

Provavelmente, o que pode estar acontecendo no seu caso é um mau funcionamento da placa de vídeo TN-502 (você pode confirmar isto, por exemplo, executando o comando lspci | grep SM501 e verificando se ele retorna alguma saída; se ele não retornar nada, é como se a sua placa TN-502 não estivesse conectada).


#8

Então Laércio, o comando retornou a placa VoyagerGX etc… ela está funcional, até porque naquele seu outro script ele já apresentou vídeo, só não funcionou direito.

Agora vamos por partes, ontem já era 20h estava cansado, eu fiz todo o processo com as 2 VGA da TN-502 e VGA onboard conectadas, mas fiz isso sem os Hub’s conectados, achei que não dependia já que oque eu queria constar era a transmissão do vídeo. Então fiz um reinício com os dois Hub’s conectados e finalmente foi exibido na tela, aquela mensagem de “tecle F2 para ininiciar…” no terminal 1, teclei, mas o terminal 2 ficou desabilitado.

Pois bem, refiz todo o processo com o outro HD neste momento, login manual, estou com o Hub 1 no USB-0:1, e Hub 2 no USB-0:4 (lembrando que mapiei e os 4 traseiros não são ordenados como deveria são 1, 4, 6, 8 não existe USB-0:2), continuando… vou especificar religiosamente:

  • Formatei usando o terminal servidor na VGA onboard, teclado e mouse PS/2, com o 2 VGA’s da TN-502 conectado, e somente o Hub 1 no USB-0:1
  • No primeiro início exibiu aquela tela preta no terminal 1 e 2 “pressione F2 para continuar…”, teclei o F2 com o teclado do servidor PS/2
  • Criei o usuário aluno0 e aluno1 e reiniciei
  • Neste momento, não tive a mesma sorte de ontem, só o servidor está exibindo novamente.

Eu sei que fiz as coisas meio atravessadas, mas acho que formatar com os Hub USB conectados ou não, não influencia, basta conectar depois ou não?

Você quer que eu refaça a formatação ou efetue algo para reparar esta? Eu só quero anotar corretamente o roteiro para posteriormente efetuar novamente.

Adendo: Só não fiz o update upgrade como anteriormente.


#9

Uma dica importante quando você estiver fazendo o procedimento para associação dinâmica dos terminais: teclados e mouses ligados direto no computador (seja USB, seja PS2) devem ser usados sempre com o terminal primário (associado ao vídeo on-board). Para associar teclados/mouses aos terminais secundários, utilize sempre os hubs!

Para refazer a configuração do multiterminal, execute o comando sudo oi-lab-reset-seats. Se você estiver com os hubs conectados, você deve voltar para a tela de configuração dos terminais, que deve constar do seguinte:

  • No terminal primário, deve aparecer a mensagem Terminal pronto para uso, pois não é necessário associar nada a ele.
  • No terminal associado à saída LVDS da placa TN-502, deve aparecer a mensagem Pressione a tecla F1.
  • No terminal associado à saída VGA da placa TN-502, deve aparecer a mensagem Pressione a tecla F2.

Se aparecer qualquer coisa diferente disso, reinicie o computador e tente novamente. Se julgar necessário, envie uma foto das suas telas.


#10

Cara esse comando salvou o processo, ficou tudo certo, creio que o aconselhável então, é formatar com os Hubs já nos USB acho, senão requer fazer este reset seats.

Falta testar o login automático, e melhor desempenho para 4GB, acho que o Lubuntu fica mais redondo.

Mas esta semana tive um descontentamento do 18.04, falhas na digitalização xsane e dependência para o funcionamento do HPLIP (específico para o 18.04), e não sei porque os caras removeram o assistente de compartilhamento do shares, no fim voltei pro 16.04.4 e consegui fazer oque precisava…

…então se eu conseguisse fazer todo este processo no 16.04.4 acho que seria mais redondo, porque vou ter que adicionar uma Samsung em rede.


#11

Boa tarde Laercio,

Refiz a formatação Xubuntu 18.04 e está tudo certo.

Agora vem o processo que você citou efetuar em um segundo momento, o Login Automático. Em Usuários e grupos, para cada usuário existe a opção Senha, e nela ativar o checkbox “Não perguntar pela senha no início da sessão”.

Eu ativei para os 3 usuários, essa função apenas suprimiu a necessidade de digitar a senha na tela de login, mas ainda precisa clicar em “Iniciar sessão” para dar entrada ao sistema.

É possível fazer com que o sistema entre automaticamente em cada terminal respectivo?


#12

Para configurar o login automático, você precisa editar diretamente o arquivo de configuração do LightDM. Há um modelo pronto em /etc/lilghtdm/lightdm.conf.d/10-oi-lab-autologin.conf: é só descomentar e personalizar a seu gosto.

Depois (ou antes disso), desfaça a configuração que você fez a partir do menu Usuários e Grupos.


#13

Então Laércio, primeiramente já desfiz aquela configuração da senha.

Mas essa pasta lightdm.conf.d está vazia, anterior a ela, diretório /etc/lightdm/ contém o arquivos lightdm-gtk-greeter.conf e users.conf, ambas procurei algo com “oi” e não encontrei.


#14

Adendo: Dei um locate e o mais próximo que encontrei foi o lightdm-autologin no diretório /etc/pam.d/, mas não há nada para descomentar também.

A 18.04 que utilizei foi a OI-Xubuntu, também não atualizei ou instalei nada, está cru ainda.


#15

Ah! me lembrei! Provavelmente você não deve ter criado os usuários alunos com o comando sudo oi-lab-create-freeze-users. É este comando que cria o arquivo que eu mencionei.

Vou copiar o modelo logo abaixo. Adapte-o para as suas necessidades e salve-o como /etc/lightdm/lightdm.conf.d/autologin.conf

[Seat:*]
autologin-user-timeout=20

[Seat:seat0]
autologin-user=aluno1

[Seat:seat-sm501-0-lvds]
autologin-user=aluno2

[Seat:seat-sm501-0-vga]
autologin-user=aluno3

[Seat:seat-sm501-1-lvds]
autologin-user=aluno4

[Seat:seat-sm501-1-vga]
autologin-user=aluno5

#16

Ae Laercio, tudo certo, uma observação é que ao iniciar, a tela de login ainda se abre para o Servidor (Terminal 1) naquele molde suprimindo campo senha aguardando que alguém clique no botão “Iniciar sessão”, enquanto os dois terminais ficam com a tela de login no molde aguardando a senha, depois de uns 10 segundos ele efetua o login automático, creio que seja o tempo de leitura do script.

Então pra quem é mais metódico, não é possível fazer com que a tela dos 3 terminais já apareçam com a sessão iniciando? (Eu iria tentar colocar o script no /rc.local, mas parece que o 18.04 alterou o diretório).

Fica esta minha dúvida, estarei agora tentando efetuar todo o processo num Lubuntu a zero de acordo com o oiteam utilizando as orientações do tópico.


#17

O tempo de espera até a efetivação do login automático é definido na seguinte configuração do LightDM:

autologin-user-timeout=<TEMPO-EM-SEGUNDOS>

No exemplo que eu citei acima, é definido um tempo de espera de 20 segundos para todos os terminals. Se você quiser fazer o login automático imediatamente, basta alterar este valor para zero, ou simplesmente comentar/apagar esta linha do arquivo de configuração do LightDM.

Uma observação importante: uma vez configurado o login automático imediato para um determinado usuário em um determinado terminal, você não será capaz de fazer login como outro usuário no mesmo terminal. Neste caso, você terá que desativar o login automático no terminal em questão, ou definir um intervalo de tempo suficiente.


#18

Eu vou ser sincero , eu tinha tentado trocar o timeout 20 por 01, por algum motivo o login ficou igual, por isso vim lhe abordar, mas comentando a linha realmente funcionou, agora ficou redondo como eu queria :smiley: