Oi-lab: novo projeto para facilitar a configuração do multiterminal no Ubuntu 16.04.3 e posteriores

Boa tarde. Fiz esses procedimentos e não deu certo.

Laercio você poderia me add no whatzap, ou se alguém ainda tiver interesse de fazer um grupo no whats o telegram.

Meu número é (012)997173507

Bom dia, @lbssousa
Sou iniciante e gostaria de tirar umas dúvidas sobre o Epoptes:

  1. como faço a modificação do código Python do epoptes-server? não encontrei o diretório do mesmo.

  2. sobre a captura do ponteiro do mouse, você poderia detalhar como faz para impedir que o usuário client não consiga movimentar?

Desde já agradeço pela ajuda.
Obrigado!

Olá Laércio,
Instalei o Oi-lubuntu 18.04 num pc do pregão 83/2008 permitindo a atualização do sistema durante a instalação. Ao final, depois de reiniciar o sistema o pc fica com tela escura sem avançar na inicialização. É necessário reiniciar o pc para que o sistema mostre as opções no grub e mesmo assim ainda apresenta um erro, e depois de algum tempo o sistema inicia e o multiterminal funciona. Se eu instalo o sistema sem atualizar, o pc não apresenta nenhum erro e funciona a contento. Veja abaixo uma foto do erro apresentado antes de o sistema atualizado iniciar. Estou pensando em retirar alguns itens da atualização para resolver o problema. Você teria alguma sugestão sobre esse problema ?
Erro%20lubuntu%201

Cara, caí na besteira de fazer a mesma coisa, atualizei vários dos meus PCs aqui todos com multiterminal. Uso o epoptes para ligar e desligar o laboratório. O que antes era coisa de 3 minutos para estarem funcionando, agora é 10 minutos ou mais, pois antes de aparecer a mesma tela de erro que você, o PC trava antes com alguns artefatos na tela, típicos de erro de memória… Aí reinicio o PC forçadamente (pelo botão do reset) e então aparece o menu de boot. Só então a máquina inicializa e o multiterminal funciona… Fiz uma instalação limpa do sistema novamente usando a ISO que já foi disponibilizado no início deste tópico e funciona perfeitamente, SE não atualizar nada, apenas instalando o firefo e o flash player. Creio que seja alguma biblioteca do xubuntu que esteja causando esse erro. Ah e só pra constar, utilizo mesmo pregão que você.

Isso aí tá com cara de erro de disco. Ou o sistema de arquivos corrompeu (neste caso, a reinstalação do sistem resolve), ou o hd tá morrendo mesmo.

Olá Laércio,
Esse problema aconteceu com vários pc, inclusive com os do colega luisselenko. Acredito que seja um problema de configuração no boot do lubuntu /xubuntu 18.04 que não está funcionando a contento quando se realiza a atualização do sistema. Minha solução provisória para problema é instalar o sistema e não atualizar, atualizar o apt e instalar os programas individualmente (navegadores, soft educativo e jogos).

Então, acabei fazendo a atualização também e estou enfrentando os mesmos problemas.
Como solução provisória estou reiniciando forçadamente o computador e no Grub escolho a opção de inicialização pelo oi-lab-userful-rescue. Faço a identificação dos teclados e mouses novamente. Quando reinicia funciona. Estou evitando de reinstalar, mas se o problema persistir a opção vai ser reinstalar e atualizar somente firefox e Flash como o luisselenko indicou.

Os computadores são do Pregão 83/2008 e a tela que aparece o erro na inicialização é a que está abaixo.
IMG_2013

Fiz o processo, reinstalei o sistema com a ISO deste tópico. Porém não surtiu efeito, o problema volta a acontecer. Não sei se o sistema possui alguma atualização automática ou oq. Mas perecebi que um ou dois dias depois de feito o processo de instalação do 0 nas máquinas, o problema volta a acontecer. Curiosamente, apenas metade do meu laboratório apresentou o probelma desta vez, mas creio que, se houver alguma atualização automática em backend eles logo irão apresentar o mesmo problema. Aqui também, logo após a tela de post da bios, o PC trava e fica com os artefatos na tela igual a sua imagem acima…

Acho que descobri uma solução, pelo menos até agora não houveram mais problemas… Logo após realizar a formatação (sem internet conectada) você deve ir até os “Progrmas e atualizações” e desativar os downloads automáticos de atualização. Eu realizei este procedimento semana passada em todo o laboratório e até agora nenhum problema ocorreu. Todas as máquinas funcionando perfeitamente. Lembrando que na hora de atualizar alguma coisa, atualize somente o necessário, como navegador e flash player.

Olá luisselenko,
Foi isso que observei e você pode instalar e atualizar programas educacionais, navegadores e outros sem necessidade de atualizar o lubuntu e o xubuntu usando o synaptic, o terminal e a central de programas. Para atualizar programas e navegadores é necessário atualizar sempre o apt com o comando no terminal: sudo apt update.

Olá.
Estou utilizando o Oi-Lubuntu 16.04 mas não consegui ativar o terceiro monitor no Pregão 83/2008. Alguém consegui? Alguma dica?

@luisselenko, conseguiu resolver o problema do Veyon no multerminal?

Tudo certo!
Tenho o Oi-Xubuntu 18.04 rodando bem aqui no laboratório. Porém, foi solicitado a instalação do software Hagáquê (criação de histórias em quadrinhos). Este software já fiz uso no LE3, mas agora não consigo fazê-lo funcionar, explico: no usuário Freeze e no usuário administrador o software funciona normalmente, o problema é que nos usuários alunos(1,2,3) o software não abre. Já tentei de vários modos diferentes, mas sem sucesso, estou a duas semanas tentando. Se alguém puder me auxiliar, me dar uma luz… Eu agradeço muito!

Outro detalhe, este software é para Windows, não tem versão para linux, então faço uso do Wine. No LE3 com Wine o software funcionava bem.

Olá Laércio,
Estou tentando instalar o pacote oi-lab no lubuntu 20.04 LXQt 0.14.1 e o processo de adiconar o repositório não vai adiante (veja os prints em anexo). Existe um novo ppa do oi-lab para o lubuntu e xubuntu 20.04 ? Existe alguma iso recente 19.04 ou 19.10 ou 20.04 com o pacote oi-lab incluso ? Agradeço o retorno de qualquer informação.
Alexandre Maia
print%20terminal%201a print%20terminal%202a

Olá!

Atualmente, não estou mais mantendo os pacotes do oi-lab, pois os laboratórios multiterminais da rede em que trabalho foram todos desativados e não tenho mais onde fazer os testes. Em todo caso, estou habilitando agora o empacotamento dele para a família Ubuntu 20.04 e 20.10. Em breve, os pacotes já devem estar disponíveis para instalação.

Tudo certo Laércio! Muito obrigado pelo seu trabalho.
Gostaria de lhe pedir uma ajuda, pois estou tentando configurar tendo por base o oi-lab (usando as configurações do freezetemplate, criação de usuários), em PCs novos, aqui no laboratório e gostaria de utilizar o multiterminal neles, mas sem a placa tn-502. Utilizando a saída VGA e a HDMI, é possível? Se sim, por onde começo…?

Boa tarde!

Você quer configurar o multiterminal usando uma única placa de vídeo? Eu acho que já fiz alguns testes nesse sentido há alguns anos e os resultados foram desastrosos.

O problema todo é que, sem uma placa de vídeo dedicada para o terminal seat0, você fica sem acesso aos terminais virtuais (ou VTs, acessíveis quando você pressiona as teclas Alt+Ctrl+F1,2,3…), pois, ao fazer isso, você pode derrubar todos os terminais. Você também precisaria garantir que não haverá alternância entre terminais virtuais quando o seu sistema tizer a transição da tela de boot (Plymouth, que normalmente roda no VT 1) para o gerenciador de login (LightDM, que normalmente rota no VT 7).

Uma solução possível seria uma parecida com a adotada no Userful Multiseat: você precisaria associar o terminal seat0 a um servidor Xorg “invisível” usando o driver “xf86-video-dummy” (esse terminal vai ficar inutilizado) e mais dois terminais secundários da mesma forma com que configuramos atualmente o segundo e terceiro terminal numa máquina típica com uma placa TN-502. Não tenho certeza se o oi-lab está preparado para essa hipótese, mas os códigos estão disponíveis publicamente no Github, caso alguém queira tentar modificá-lo nesse sentido.

Olá pessoal, estou precisando de uma ajuda aqui, estou com o Linux 5.0 instalado nas maquinas do pregão 71-2010, mas este sistema está muito desatualizado, qual seria a melhor opção pra mim aqui instalar uma nova ISO do LE 6.1, ou melhor seria o oi-lubuntu 18.04, ou ja tem alguma iso mais atualizada para multiterminal?