Oi-lab: novo projeto para facilitar a configuração do multiterminal no Ubuntu 16.04.3 e posteriores

Sim a placa é a ATI Rage… não tem nenhum outro sistema que roda nela além do Linux Educacional 3?

Outra coisa, a placa TN-502 é só compatível com placa mães de pregoes ou posso estar colocando em qualquer modelo de placa mãe?

Quanto à placa ATI Rage, não tenho a informação sobre os sistemas operacionais compatíveis. Quanto à placa TN-502, sim, ela funciona em qualquer modelo de placa-mãe.

1 curtida

Olá, boa noite.

Foi desativado o acesso público ao gitlab? Tentei utilizar uma instalação para o lubuntu 16.04, mas está pedindo usuário e senha.

Att,
Geovnai.

O repositório que você está tentando acessar foi desativado. A página atual do projeto é

Bom dia
Estou montando um multiterminal com 3 terminais utilizando a placa TN-502.
Fiz a instalação da ISO “oi-lubuntu-18.04.1-2018.08.06-desktop-i386” e depois fiz os comando:

sudo apt-add-repository ppa:oiteam/oi-lab
sudo apt update
sudo apt install oi-lab-freeze-users oi-lab-multi-seat-config oi-lab-userful-rescue
sudo oi-lab-create-freeze-users NUMBER-OF-USERS default: 5

Os os terminais não estão funcionando, tem que fazer algo mais?

Resolvido :D. Era só desligar tudo da energia e ligar novamente.

Bom dia, estou com o seguinte problema no oi-lubuntu 18.04: Quando ligo ele aparece o mesmo usuários em todos os terminais esperando a senha, não ficando pré-selecionado o ultimo usuário que foi usado naquele terminal, tendo toda vez selecionar usuário por usuário no terminal.

Outra coisa que tenho notado é que quando desliga/reinicia em um dos terminais ele desliga/reinicia todos sem aparecer a nenhuma mensagem para desligar os outros terminais.

Obrigado, grato dês de já.

Isto é uma limitação do LightDM (ou do LightDM GTK Greeter, não sei): ele não memoriza o último usuário logado em cada terminal. Em vez disso, ele memoriza o último usuário logado em algum terminal e aplica para todos os terminais. Você pode contornar essa limitação ativando o login automático ou desabilitando o seletor de usuários (neste último caso, você teria que digitar o nome de usuário e a senha para fazer o login).

Este é o comportamento padrão do Xubuntu para este caso. Eu não implementei nenhum mecanismo para impedir o desligamento/reinicialização do computador enquanto houver outros usuários logados.

Eu não testei, mas uma possível solução é criar um arquivo chamado /etc/polkit-1/rules.d/oi-lab-poweroff-reboot-multiple-sessions.rules, com o seguinte conteúdo:

polkit.addRule(function(action, subject) {
   if (action.id == "org.freedesktop.login1.power-off-multiple-sessions"
       || action.id == "org.freedesktop.login1.reboot-multiple-sessions"
       || action.id == "org.freedesktop.login1.halt-multiple-sessions"
       || action.id == "org.freedesktop.login1.suspend-multiple-sessions"
       || action.id == "org.freedesktop.login1.hibernate-multiple-sessions") {
      return polkit.Result.AUTH_ADMIN_KEEP;
   }
});

Se não funcionar, experimente criar um arquivo chamado /etc/polkit-1/localauthority/50-local.d/org.freedesktop.login1.oi-lab.pkla com o seguinte conteúdo:

[Inhibit poweroff/reboot when other users are logged in]
Identity=unix-user:*
Action=org.freedesktop.login1.*-multiple-sessions
ResultAny=auth_admin_keep
ResultInactive=auth_admin_keep
ResultActive=auth_admin_keep
1 curtida

Boa Noite, obrigado pelas dicas @lbssousa

Estou com outro problema. Depois dos usuários logados Quando os terminais ficam algum tempo sem atividade a tela fica escura ( acho q é proteção de tela )porem quando retornam eles pedem a a senha ( no caso como coloquei para não pedir a senha só pedem para desbloquear) .

eis a questão: tento desbloquear o usuário porem ele não entra na área de trabalho, retorna para a tela bloqueada. Hoje notei que se eu mudar o usuário
para outro usuário que esta logado no outro terminal ele abre.

Acredito que alguma das soluções gira em torno de evitar que os usuários entrem em proteção de tela ou quando retornar da proteção de tela não pedirem para desbloquear, ou outra solução? Porem como fazer isso?

Obrigado grato dês de já.

Fiz o seguinte:
Preferências >gerenciador de energia> Segurança> Automaticamente bloquear a sessão: nunca
Desmarcar a opção: Bloquear a tela quando o sistema for suspenso.

Resolveu, porem a tela não entra mais em modo de descanso.

Bom dia, venho enfrentando o problema de que quando coloco o pendrive em uma das estações ou no terminal primário (que não tem os hubs USB) ele não abre direto e sim abre uma tela popup nos demais usuários perguntando qual usuário deve executar a ação. Outra coisa também é que o pacote do libre office não abre. Quando se tenta abrir, aparece uma mensagem perguntando se deseja abrir aplicativo não confiável e mesmo confirmando, ele abre e fecha sozinho. Grato pela ajuda desde já!
Pregão: 83/2008

Bom tarde, como faço para compartilha uma pasta na rede no OI-xubuntu?

Bom dia!

Com relação ao problema dos pendrives no OI-Xubuntu, eu nunca consegui reproduzir este erro no meu laboratório, mas aparentemente se trata de alguma limitação do gerenciador de arquivos ou outro componente do sistema do Xfce. Quando você espeta um pendrive em uma porta USB qualquer do computador, o Xfce deve estar tentando abri-lo em todos os terminais ao mesmo tempo. Mesmo assim, apenas o terminal ao qual a porta USB em questão está associada será autorizado a abrir o pendrive, como esperado (os demais terminais solicitarão a senha de administrador para abrir o pendrive).

Uma forma de contornar este problema é desabilitar a montagem automática de pendrives. Para isso, Vá até Configurações > Mídias e unidades removíveis e desmarque as caixas de seleção da seção Armazenamento removível mostradas no print abaixo:
Captura%20de%20tela_2018-10-05_09-12-18

Com relação ao LibreOffice, nós observamos um problema em instalações de 32 bits, relacionada a alguma incompatibilidade com o Java. Tem um outro tópico aqui no fórum abordando o problema e trazendo algumas possíveis soluções.

1 curtida

O Xubuntu não inclui uma pré-configuração para compartilhamento de pastas na rede, mas eu encontrei alguns tutoriais relativamente simples na Internet. Reproduzo aqui um compilado do que eu encontrei:

  1. Instale o Samba: sudo apt install samba

  2. Copie o seguinte conteúdo e cole no seu arquivo ~/.config/Thunar/uca.xml, imediatamente antes da linha </actions> (isto deve ser feito para cada usuário que você criou, exceto aqueles criados com o comando oi-lab-create-freeze-users):

<action>
  <icon>emblem-shared</icon>
  <name>Compartilhar</name>
  <unique-id>1538744297927039-1</unique-id>
  <command>net usershare add %n %f &quot;&quot; Everyone:F guest_ok=y &amp;&amp; chmod 777 %f &amp;&amp; gvfs-set-attribute %f -t stringv metadata::emblems emblem-web</command>
  <description>Compartilhar pasta com o Samba (somente leitura)</description>
  <patterns>*</patterns>
  <directories/>
</action>
<action>
  <icon>emblem-shared</icon>
  <name>Compartilhar (somente leitura)</name>
  <unique-id>1538744360247270-2</unique-id>
  <command>net usershare add %n %f &quot;&quot; Everyone:R guest_ok=y &amp;&amp; chmod 775 %f &amp;&amp; gvfs-set-attribute %f -t stringv metadata::emblems emblem-web</command>
  <description>Compartilhar pasta com o Samba</description>
  <patterns>*</patterns>
  <directories/>
</action>
<action>
  <icon>emblem-shared</icon>
  <name>Descompartilhar</name>
  <unique-id>1538744503072203-3</unique-id>
  <command>net usershare delete %n &amp;&amp; gvfs-set-attribute %f -t stringv metadata::emblems none</command>
  <description>Cancelar o compartilhamento desta pasta com o Samba</description>
  <patterns>*</patterns>
  <directories/>
</action>
  1. Clique com o botão direito do mouse em uma pasta no gerenciador de arquivos e escolha uma das opções novas que vão aparecer: Compartilhar, Compartilhar (somente leitura) ou Descompartilhar.

NOTA: Eu particularmente não gosto de compartilhamentos de pasta via Samba. Prefiro usar NFS, que, apesar de dar um pouco mais de trabalho para configurar, é mais robusto, pois é gerenciado pelo próprio kernel do Linux. Segue abaixo um pequeno roteiro:

No computador que vai servir as pastas compartilhadas

  1. Instale o pacote kernel-nfs-server
  2. Crie uma pasta chamada /srv/nfs e, dentro dela, crie as pastas que você deseja compartilhar (exemplos: /srv/nfs/compartilhamento1, /srv/nfs/compartilhamento2, etc.)
  3. Edite o arquivo /etc/exports, acrescentando as seguintes linhas:
/srv/nfs                   *(rw,sync,no_subtree_check,fsid=0)
/srv/nfs/compartilhamento1 *(rw,sync,no_subtree_check)
/srv/nfs/compartilhamento2 *(rw,sync,no_subtree_check)
...
  1. Execute sudo exportfs -rav
  2. Se desejar acessar localmente as pastas compartilhadas, crie atalhos para a sua pasta pessoal (exemplo: ln -s /srv/nfs/compartilhamento1 ~, ln -s /srv/nfs/compartilhamento2 ~, etc.)
  3. Se necessário, reinicie o computador

No computador que vai acessar as pastas compartilhadas do servidor

  1. Instale o pacote nfs-common
  2. Crie pastas que vão receber os compartilhamentos. Eu recomendo criá-las dentro de /var/nfs (exemplos: /var/nfs/compartilhamento1, /var/nfs/compartilhamento2, etc.)
  3. Edite o arquivo /etc/fstab, acrescentando as seguintes linhas:
ip.do.servidor:/compartilhamento1   /var/nfs/compartilhamento1  nfs4  users,noauto,x-systemd.automount,x-systemd.device-timeout=10,timeo=14,x-systemd.idle-timeout=1min 0 0
ip.do.servidor:/compartilhamento2   /var/nfs/compartilhamento2  nfs4  users,noauto,x-systemd.automount,x-systemd.device-timeout=10,timeo=14,x-systemd.idle-timeout=1min 0 0
...
  1. Se desejar um acesso facilitado dentro da sua pasta pessoal, crie atalhos para as pastas compartilhadas (exemplo: ln -s /var/nfs/compartilhamento1 ~, ln -s /var/nfs/compartilhamento2 ~, etc.)
  2. Se necessário, reinicie o computador

Se tudo correu como esperado, o compartilhamento de rede será montado automaticamente toda vez que você tentar acessar o conteúdo das pastas compartilhadas nos clientes (exemplo: /var/nfs/compartilhamento1, /var/nfs/compartilhamento2, etc.) e será desmontado automaticamente após um período de inatividade do compartilhamento (depois que você fecha a pasta compartilhada).

1 curtida

Bom dia Pessoal
Obrigada pela iniciativa das configurações para os multiterminais.
Estou tento alguns problemas de no pregão 83/2008 - muita lentidão no terminal do usuário aluno02, com travamentos constantes nesse usuario. baixe uma versao limpa do Xubuntu 18.04Lts mesmo assim trava tudo no seguindo usuario . Alguma sugestão do que posso fazer ?

Boa tarde. Venho notando no OI-Lubuntu 18.04 com 3 terminais, dois deles funcionam bem enquanto o terceiro aparenta comportamento estranho ( alguns travamentos, janelas minimizadas que não retornam…etc).

@lbssousa obrigado pelas dicas de compartilhamento.

OIa, qual solução vc usou, compartilha ai, como vc fez, vlw.

É sabido que a placa de vídeo TN-502 sofre com a falta de aceleração gráfica. Nos computadores do pregão 71/2010, essa deficiência é compensada pelo processador de 3.2 GHz, mas no pregão 83/2008, o processador de 1.6 GHz pode não dar conta.

Uma coisa que você pode tentar fazer para “melhorar” o desempenho gráfico é desativar o compositor de janelas. Vá para Configurações > Ajustes do gerenciador de janelas > Avançado e desmarque a opção para ativar o compositor de janelas.

Com o compositor de janelas desativado, você vai perder alguns efeitos da área de trabalho, como transparências e sombras, mas pode ser que o desempenho melhore. Você também poderá notar um certo atraso quando arrastar uma janela pela área de trabalho; se isto for um incômodo para você, vá para os ajustes do gerenciador de janelas e ative a opção para exibir apenas o quadro da janela quando arrastar.

Outra alternativa específica para o pregão 83/2008 é substituir o OI-Xubuntu pelo OI-Lubuntu, que é um pouco mais leve.

NOTA: Você pode restaurar os efeitos das janelas, sem perda de desempenho, utilizando o Compton no lugar do compositor de janelas nativo do Xubuntu. Para isto, instale o pacote oi-lab-compton.

Tenho recebido alguns relatos de que o Lubuntu 18.04 tá mais pesado que o 16.04. Se o problema que você relata for por causa de memória RAM (suas máquinas ainda estão com 1GB?), sinto muito, mas acho que chegamos ao limite da viabilidade para 3 terminais.

Você pode fazer um teste aí: remaneje um pente de memória RAM de outro computador para este e observe se o problema persiste.

Tenho um remaster do Lubuntu 16.04 LTS justamente para os projetores Diebold. Tá defasada, porém funciona: