Instalação LVM não carrega a tela

Pessoal, estou tentando instalar o LE¨com LVM, pois temos vários tamanhos de HDs e para redimensionar ficaria mais fácil, mas ele instala e no reiniciar da erro e não carrega o sistema, ficando na tela de comando. ALguem já passou por isso ou tem alguma dica?

Bom dia @genivalsandro, vamos tentar reproduzir o erro e buscar uma solução, você pode acompanhar o desenvolvimento da tarefa no link.

Depois de tentar duas instalações do LE6-Stable com LVM, de maneiras diferentes, na primeira vez tentei usando as opções padrões do instalador e na segunda fiz tudo manualmente. As duas não funcionam. Depois de um tempão parado na tela de carregamento do sistema ele te joga no terminal com erro de initramfs e Busybox!

Pesquisei, pesquisei e achei a suposta solução, só não tentei ainda!

O problema é o seguinte, o initramfs não tem suporte ao LVM por padrão, então você teria que instalar o pacote lvm2 no modo Live, montar os volumes da partição lvm para acesso de instalação e modificação do sistema instalado no HD pelo modo live e atualizar o initramfs com o pacote lvm2 instalado no sistema com HD!

Simples assim!!!

Pra não dizer um parto!

Detalhe importante, tentei fazer o mesmo processo, instalar o sistema com LVM no Ubuntu 16.04.2 usando a instalação padrão do assistente de instalação do Ubuntu e… funciona!

Ele deu um aviso rápidona tela de boot referente ao initframs e ao sysvinit e dá o boot!

Só sei que foi assim, como diria o Chicó!

Para quem quiser saber dá solução parto, que não é bem solução:

Aqui tem um tutorial massa do Youtube, o cara é tão doido que acrescenta mais uma camada e complicação, LVM encryptado:

Aí ele já avisa aos incautos que o sistema não vai dar Boot logo de cara e executa as manobras Ninjas para que o sistema dê o boot!

Em resumo, uma derma só!

Há sim, quanto ao 16.04.2, dei o primeiro boot, atualizei o sistema normalmente e dei novo boot!

No segundo boot, agora esperando a tal mensagem do initframfs, copiei tudo o que aparece na tela:

lvmtad is not active yet, using direct activation during sysinit

E o boot continua de maneira normal. Pesquisei mais um pouco e descobri a maneira correta de não ter mais essa mensagem na tela:

Note que o camarada se dá ao trabalho de atualizar sua reposta quase um ano depois!

Em suma, tá faltando alguma coisa referente ao LVM no LE6 que faz ele não dar boot depois de instalado, isso envolve o lvm2 e o lvmtad a serem configurados quando ele detecta que o sistema foi instalado com LVM!

Era isso pessoal!

Espero ter ajudado mais que prejudicado. Agora vou voltar para minha instalação padrão do LE6-stable!

Eu me lembro que, em alguns sistemas do passado, pra você instalar em LVM, tinha que criar uma partição separada para a pasta /boot, justamente por incompatibilidades como esta que você descreve. Alguns instaladores do distribuições Linux inclusivo já criavam essa partição por padrão, mas parece que agora não criam mais.

Então @lbssousa, eu fiz isso na segunda vez, eu também pensei que o problema era isso.

Eu fiz tudo manualmente, criei uma partição /boot separada fora do LVM. Dá o mesmo erro!

Bom dia, obrigado pelo interesse de todos, o sistema já foi corrigido e uma versão com o LVM funcionando será lançada nessa quinta-feira(04/12/2017).

Daniel, você quis dizer que vai ser lançada outra imagem ISO quinta dia 07/12/2017, ou uma imagem com data de 04/12/2017 lançada no dia 07?

Olá @galactus, uma nova ISO será gerada com a correção.

Blz!