Implementação LTPS em laboratórios

Rogério:
“Bom dia!
Tem alguma possibilidade de usa o linux educacional com LTSP (Linux Terminal Server Project )? aqui na região onde eu moro, faço trabalho voluntario pra escolas do município e maioria é do pregão 832008, e tem outras maquinas com baixo desempenho(inferior as do pregão 832008), pensei usa-las como terminal, somente pra ligar os monitor teclado e mouse sem HD, e usar um servidor com uns 4GB pra ligar as 16 maquinas em media. Seria possivel, alguém já fez algo parecido? e tenho uma ideia de usar raspberry como acesso a terminal também, pra diminuir o custo pra adquirir computadores completos e energia dos laboratórios de informatica, desta forma cada laboratório só necessitaria de um servidor com uns 4 gb de ram com um HD de 500, para atender uns 16 usuários.”

O LE6 não terá suporte nativo ao LTSP e não temos conhecimento de implementação em algum laboratório, mas qualquer solução para o Ubuntu 16 também irá funcionar no LE6. Criamos esse tópico para discussão entre a comunidade que tenha interesse no assunto.

1 curtida

Ola, estou implementando no laboratorio LTSP com ubuntu 16.04/unity e com Lubuntu/16.04 epoptes, se alguem tiver interesse em trocar ideias, eu gostaria do link do novo LE para teste

Bom dia!
Também estava com a ideia de por Raspberry’s nos LIED’s. Estou com um aqui e estava testando com Raspbian, que, me pareceu ser bem bacana para utilização dos alunos. Alguém já implantou Raspberrys’ ou soube de algum lugar que foi implantado e deu certo?

A propósito a ideia do LTSP é bem bacana, tenho interessante.

Contato: informaticaeducativa@jaguare.es.gov.br

Se não for RPi 3, eu acho que não rola.

Em todo caso, há uma solução própria para LTSP destinada ao Raspberry Pi. Vale a pena conferir:

http://pinet.org.uk/

raspberry pi no lab e complicado, a nao ser que voce for usar o raspberry 3, por que o 2 vai ser muito lento, tem gente usando o raspberry pi apenas como thin client para ltsp achei uma boa ideia da para rodar ate o windows nele

Boa tarde!
Como sugerido pelo colega lbssousa, testei o Raspberry com o Pinet, porém, em meus testes não ficou boa a experiencia de uso, testei novamente com o Raspbian e a experiencia foi muito melhor isso sem utilizar um cartão classe 10. O Raspberry utilizado foi o Modelo 3, mas infelizmente não pude continuar os testes pois tive que devolver o equipamento. Alguém conseguiu mais algo a respeito?

Eu tenho o 3 modelo B e não é tão rápido não viu, e ainda mais pra laboratório?!?!? Tá é louco, se esses pregões já são uma verdadeira bomba, imagina os Rasp então. Não rola.

Fantástica ideia CDP15, também gostaria muito de saber como fazer.