Erros encontrados no linux educacional 6


#1

Ola a todos, este tópico é para reportarmos todos os erros e dificuldades encontradas na nova versão do linux educacional: (LE 6) chamada de Cardial. Prá começar eu encontrei dificuldade em digitar no campo de busca do painel de instalação de programas. percebi que ao digitar ele repete varias vezes as letras e quando aperto em back ele emiti um som como se estivesse travado. segue o vídeo que acabei de postar como problema.


Tutorial sobre migração da versão BETA para estável do LE6
#2

Encontrei esse problema: ao tentar instalar pelo painel de aplicativos é pedido a senha root. Ao digitar “admin” ele não prossegue a instalação. A equipe, que está de parabéns pelo excelente trabalho, pode me dar alguma dica a respeito?


#3

Obrigado pela iniciativa e pelo detalhamento nos erros encontrados, sem dúvida facilita muito nosso trabalho.

A cada semana vamos postar aqui no fórum a lista do que pretendemos resolver durante a semana e a lista do que foi resolvido na semana anterior.


#4

Estou a disposição pra ajudar. pode contar comigo!


#5

Estou testando o LE 6 a dois dias e o que encontrei de erro até agora: as vezes pisca telas pretas na tela e depois desaparece e nem todos os aplicativos se encaixam depois de instalados (ver a imagem):Captura de tela de 2017-08-19 15-02-39


#6

Olá @fernandohs16, muito obrigado por reportar o problema! Você teria mais informações sobre essa piscada na tela que mencionou? Estava com algum programa aberto na hora? Com que frequência ocorre?


#7

Com um pouco mais de paciência notei que era um problema apenas quando estava usando o Crhome. No próprio Crhome é possível resolver desabilitando o “usar acelerador de hardware quando disponível”


#8

Uma outra coisa que seria interessante ter: mais opções do menu ao clicar com o botão direito do mouse. Opções como: criar um novo documento, criar um documento do Write, Impress e Calc. Atualmente só há as opções de criar nova pasta, abrir o terminal e propriedades


#9

Para criar a mesma senha administrador root, abra o terminal --> sudo passwd root --> Digite a sua senha --> A partir daí, a sua senha root está a ser utilizada pelo administrador e pelo root do sistema.

:slight_smile:


#10

Obrgado pelo feedback!


#11

Após as últimas atualizações o LE-Lab vinha fechando assim que me logava na sessão do usuário ou Administrador! O Bug Report era acionado e o sistema avisava que fechou o LE-Lab por causa de um erro interno. Isso vinha ocorrendo de maneira recorrente. Isso ocorre logo na primeira vez que se loga no sistema. Se sair e voltar da sessão isso não ocorria mais.

Após a atualização de hoje do LE-epopt, esse problema do LE-Lab parou!


#12

Obrigado pelo feedback @galactus, realmente o le-lab estava com um problema que foi solucionado hoje pela manhã :slight_smile:

Pedimos desculpas pelo inconveniente.


#13

Olá. O LE-lab voltou a “crashar”! Vejam o relatório do BUG Report:

Le-lab crashed with lelabs.utils. Failed to connect with Dbus Exception in get dbus connection: Couldn’t get a connection with the dbus at br.ufpr.c3sl.lelabs, /br/ufpr/c3sl/lelab

Outra coisa. As atualizações do sistema serão feitas de forma automática? Sem interferência do usuário? Eu pergunto pois se eu tentar atualizar o sistema pelo apt update, o dpkg fica bloqueado enquanto ele atualiza o sistema sozinho, nem sei o que foi atualizado. Claro que posso saber depois, mas para o usuário comum ele nem vai saber o que se passou!


#14

Vamos verificar


#15

Olá Galactus, o Linux Educacional 6 faz atualizações com o comando apt update e poderá adicionar ppa repositórios de terceiros como: otto-kesselgulasch/gimp para instalar o gimp na versão 2.8.22, ppa do inkscape que é inkscape.dev/stable e outros. Em programas e atualizações você pode marcar para permitir repositórios de terceiros e da canonical.

O Ambiente do Linux Educacional 6 está bem melhor para usar como doméstico ou para dar aulas. :slight_smile:
Pelo que eu entendi o usuário está tendo liberdade para melhorar o aprendizado e melhorar as aulas.


#16

@galactus, nós enviamos ontem novas atualizações do le-lab e le-epoptes para resolver esse problema com a conexão do dbus.

Se você continuar percebendo o problema, veja se o le-lab(0.2.2) e le-epoptes(0.0.10) estão instalados nas suas versões mais recentes usando

dpkg -s nome-do-pacote

Caso o problema continue ocorrendo, por favor nos informe com a mensagem de erro que esteja aparecendo.

Obrigado :slight_smile:


#17

Olá lhgs15!

Após as atualizações de ontem para as versões a que você se referiu ( usei o comando sugerido para verificar as versões) o LE-Lab parou de “crashar”!

Contudo, hoje, com a atualização do le-interface, o dock que sempre esteve lá não existe mais! Foi isso mesmo?

Não vai mais ter o dock por padrão?

O sistema ficou mais esperto sem o dock! Não diminuiu o consumo de RAM, mas ficou um pouco mais ligeiro.


#18

Olá pessoal. Alguém mais vem notando um alto consumo do processador com a dupla Firefox + Gnome Shell?

O consumo o processador é muito mais alto quando utilizando o Firefox do que outro navegador! Isso no ambiente padrão, claro!

Este BUG do consumo alto do processador com o Gnome Shell e o Firefox não é novo!


#19

Nós substituímos o Plank pelo dash-to-dock, uma alternativa mais leve sugerida por usuários aqui do fórum. É estranho o novo dock não estar aparecendo para você. Vamos verificar.


#20

Olá galactus, você poderia detalhar o que você fez e o contexto ao instalar o le-interface? Assim podemos reproduzir o cenário onde o plank é desistalado e o novo dock não entra no lugar.