Erros encontrados no linux educacional 6

Ola a todos, este tópico é para reportarmos todos os erros e dificuldades encontradas na nova versão do linux educacional: (LE 6) chamada de Cardial. Prá começar eu encontrei dificuldade em digitar no campo de busca do painel de instalação de programas. percebi que ao digitar ele repete varias vezes as letras e quando aperto em back ele emiti um som como se estivesse travado. segue o vídeo que acabei de postar como problema.

Tutorial sobre migração da versão BETA para estável do LE6

Encontrei esse problema: ao tentar instalar pelo painel de aplicativos é pedido a senha root. Ao digitar “admin” ele não prossegue a instalação. A equipe, que está de parabéns pelo excelente trabalho, pode me dar alguma dica a respeito?

Obrigado pela iniciativa e pelo detalhamento nos erros encontrados, sem dúvida facilita muito nosso trabalho.

A cada semana vamos postar aqui no fórum a lista do que pretendemos resolver durante a semana e a lista do que foi resolvido na semana anterior.

Estou a disposição pra ajudar. pode contar comigo!

Estou testando o LE 6 a dois dias e o que encontrei de erro até agora: as vezes pisca telas pretas na tela e depois desaparece e nem todos os aplicativos se encaixam depois de instalados (ver a imagem):Captura de tela de 2017-08-19 15-02-39

Olá @fernandohs16, muito obrigado por reportar o problema! Você teria mais informações sobre essa piscada na tela que mencionou? Estava com algum programa aberto na hora? Com que frequência ocorre?

Com um pouco mais de paciência notei que era um problema apenas quando estava usando o Crhome. No próprio Crhome é possível resolver desabilitando o “usar acelerador de hardware quando disponível”

Uma outra coisa que seria interessante ter: mais opções do menu ao clicar com o botão direito do mouse. Opções como: criar um novo documento, criar um documento do Write, Impress e Calc. Atualmente só há as opções de criar nova pasta, abrir o terminal e propriedades

Para criar a mesma senha administrador root, abra o terminal --> sudo passwd root --> Digite a sua senha --> A partir daí, a sua senha root está a ser utilizada pelo administrador e pelo root do sistema.

:slight_smile:

Obrgado pelo feedback!

Após as últimas atualizações o LE-Lab vinha fechando assim que me logava na sessão do usuário ou Administrador! O Bug Report era acionado e o sistema avisava que fechou o LE-Lab por causa de um erro interno. Isso vinha ocorrendo de maneira recorrente. Isso ocorre logo na primeira vez que se loga no sistema. Se sair e voltar da sessão isso não ocorria mais.

Após a atualização de hoje do LE-epopt, esse problema do LE-Lab parou!

Obrigado pelo feedback @galactus, realmente o le-lab estava com um problema que foi solucionado hoje pela manhã :slight_smile:

Pedimos desculpas pelo inconveniente.

Olá. O LE-lab voltou a “crashar”! Vejam o relatório do BUG Report:

Le-lab crashed with lelabs.utils. Failed to connect with Dbus Exception in get dbus connection: Couldn’t get a connection with the dbus at br.ufpr.c3sl.lelabs, /br/ufpr/c3sl/lelab

Outra coisa. As atualizações do sistema serão feitas de forma automática? Sem interferência do usuário? Eu pergunto pois se eu tentar atualizar o sistema pelo apt update, o dpkg fica bloqueado enquanto ele atualiza o sistema sozinho, nem sei o que foi atualizado. Claro que posso saber depois, mas para o usuário comum ele nem vai saber o que se passou!

Vamos verificar

Olá Galactus, o Linux Educacional 6 faz atualizações com o comando apt update e poderá adicionar ppa repositórios de terceiros como: otto-kesselgulasch/gimp para instalar o gimp na versão 2.8.22, ppa do inkscape que é inkscape.dev/stable e outros. Em programas e atualizações você pode marcar para permitir repositórios de terceiros e da canonical.

O Ambiente do Linux Educacional 6 está bem melhor para usar como doméstico ou para dar aulas. :slight_smile:
Pelo que eu entendi o usuário está tendo liberdade para melhorar o aprendizado e melhorar as aulas.

@galactus, nós enviamos ontem novas atualizações do le-lab e le-epoptes para resolver esse problema com a conexão do dbus.

Se você continuar percebendo o problema, veja se o le-lab(0.2.2) e le-epoptes(0.0.10) estão instalados nas suas versões mais recentes usando

dpkg -s nome-do-pacote

Caso o problema continue ocorrendo, por favor nos informe com a mensagem de erro que esteja aparecendo.

Obrigado :slight_smile:

Olá lhgs15!

Após as atualizações de ontem para as versões a que você se referiu ( usei o comando sugerido para verificar as versões) o LE-Lab parou de “crashar”!

Contudo, hoje, com a atualização do le-interface, o dock que sempre esteve lá não existe mais! Foi isso mesmo?

Não vai mais ter o dock por padrão?

O sistema ficou mais esperto sem o dock! Não diminuiu o consumo de RAM, mas ficou um pouco mais ligeiro.

Olá pessoal. Alguém mais vem notando um alto consumo do processador com a dupla Firefox + Gnome Shell?

O consumo o processador é muito mais alto quando utilizando o Firefox do que outro navegador! Isso no ambiente padrão, claro!

Este BUG do consumo alto do processador com o Gnome Shell e o Firefox não é novo!

Nós substituímos o Plank pelo dash-to-dock, uma alternativa mais leve sugerida por usuários aqui do fórum. É estranho o novo dock não estar aparecendo para você. Vamos verificar.

Olá galactus, você poderia detalhar o que você fez e o contexto ao instalar o le-interface? Assim podemos reproduzir o cenário onde o plank é desistalado e o novo dock não entra no lugar.