Desligar Multiterminal por Servidor

Olá a todos! Muito obrigado pela atenção de vocês.

Temos um laboratório com aproximadamente 30 máquinas. E desligar todas elas uma a uma é uma tarefa árdua. Gostaria de saber se é possível programar um Servidor para desligar todas ao mesmo tempo? Ou se esta tarefa é possível de alguma outra forma?

Obrigado!

Bom dia, @matt_jobs
Aqui no laboratório onde eu trabalho tem 7 computadores multiterminais com o Epoptes instalado neles, e faço o desligamento de todos através de um comando dentro do próprio Epoptes. Acredito que deve haver outras soluções para isso, mas no meu caso funciona bem.

Caso tenhas interesse, posso enviar um pdf com o tutorial de instalação do software.

Espero ter ajudado.

Abraço!

Bom dia, Flavio! Muito obrigado pela resposta.

Por favor, se for possível, gostaria sim!

Bom dia, Matheus.

Segue abaixo o link com o tutorial de instalação e configuração do Epoptes:

https://drive.google.com/file/d/0B5hiodtsNBH1RWhIT1U4T2V6S2M/view

Boa sorte!

Em qual situação precisa desligar as estações? fim de aula, fim de expediente…

Se frequentemente for em horários determinados pode apenas manter algum agendamento no cron para desligar no horário desejado, ex:
/etc/crontab

# Desliga alguns minutos depois do fim da aula
50 11 * * * root shutdown -P 10
# Desliga alguns minutos depois do fim do expediente
30 22 * * * root shutdown -P 10

Se for um desligamento sobre demanda sugiro utilizar ou o pacote clusterssh para executar remotamente, via ssh, o comando “shutdown -P 1”, em vários hosts ou ainda utilizar algum gerenciador de configuração para a mesma tarefa (ansible, saltstack etc).

No seu caso o clusterssh atende a pequena demanda, os gerenciadores de configuração seriam um tiro de bazuca apenas para essa mosca, mas são ferramentas que sugiro dar uma atenção eventualmente.