Usuários e senhas

Alguém sabe como desativar o usuário Aluno e como adicionar Usuários sem senha no LE 6.1?

Para desativar o login de aluno, edite o arquivo /etc/lightdm/lightdm.conf, acrescentando a opção allow-guest=false na sessão [Seat:*].

Depois é só criar os seus usuários e remover as senhas deles (ou configurá-los para login automático).

Valeu amigo! A parte de desativar o Aluno deu certo… Só não consigo cadastrar novos usuários sem senha (Forma que trabalhava com o LE5 em um laboratório)…

Cria o usuário com senha primeiro e depois tira a senha.

Para adionar um novo usuário você pode fazer através do painel de configuração do gnome(menu->configurações->Usuários->+), pelo terminal(sudo adduser nomeusuario), ou se deseja adicionar um novo usuário do grupo professor pode fazer diretamente pelo painel de configuração do LE(menu-> LE painel de controle -> adicionar novo usuário professor)

Para remover a senha do usuário você deve, pelo terminal, executar o comando:

sudo passwd -d nomeusuario

Valeu amigo! Aqui só tem fera e gente boa!

Valeu amigo dhpaulino! Vamos testar… Aqui só tem fera e gente boa!

1 curtida

@carlosjose, só de curiosidade, porque você quer criar usuários sem senha? Qual a diferença na prática para o usuário Aluno (convidado)? É porque você queria manter alguns arquivos entre as sessões dos usuário?

Isso mesmo… Aqui no laboratório que trabalho, a ideia é manter por algum tempo os arquivos que os alunos trabalham, além disso, uso pastas compartilhadas na rede local. Assim o Aluno “temporário” não serve… E o fato de ser sem senhas, é pra facilitar o acesso mesmo… Pois de qqr forma teria que passar a senha de acesso a todos os alunos… Aproveitando a mensagem, o LE5 não deixava logar em mais de uma tela com o mesmo usuário, e parece que o LE6 deixa (não permitindo o uso do mesmo aplicativo nas duas, etc…por exemplo, o navegador…). Numa dessa vc sabe me dizer se existe alguma forma de configurar isso?

Ele não deveria deixar o mesmo usuário logar em duas telas, obrigado por informar o problema.

Nós estamos terminando a implementação de um mecanismo para compartilhar automaticamente a pasta professor com todos os alunos (mesmo convidados). A pasta Público da home do professor irá aparecer na home de todos os usuários. Isso resolveria seu problema?

Resolveria sim com certeza. Na verdade, a grosso modo, eu quase faço isso… Eu compartilho a pasta Público que já vem na home do admin e depois crio links na home dos demais usuários. Assim todos acessam a mesma pasta (na mesma máquina) e eu posso acessar na rede, sem problemas… Mas com certeza, assim ficará bem mais profissional… Obrigado a você pela atenção! Fico no aguardo! Uma boa noite!

É possível restringir o número máximo de logins simultâneos por usuário utilizando o módulo pam_limits.so. Segue um exemplo de configuração (/etc/security/limits.conf) para permitir um único login para todos os usuários:

*    -    maxlogins    1

Note que esta limitação afeta também conexões remotas via SSH. Talvez seja interessante flexibilizar as regrar para permitir múltiplos logins para o administrador do sistema, por exemplo.

Referência: https://www.systutorials.com/docs/linux/man/5-limits.conf/

1 curtida

Show de bola! Funciona perfeito. Na tentativa de segundo login simultâneo, a tela pisca e volta ao início de sessão… Pra contornar esse problema do SSH, basta adicionar uma linha pra cada usuário. Exemplo, @aluno1 - maxlogins 1… @admin - maxlogins 2… e assim por diante…

1 curtida