Uso do Epoptes no Linux Educacional 6

Gostaria de saber de como ira funcionar o Epoptes no LE6, visto que no LE5 era muito difícil configurar nos computadores dos alunos com multiterminal e do professor

Também tenho uma dúvida no Epoptes, instalei o LE 6 no servidor, nos multiterminais instalei o projeto do Laercio usando o Lubuntu, mas não consigo comunicação com o Servidor, quando eu tinha o LE 5 no servidor, eu conseguia de boa. Alguma solução, tentei com os comandos sudo epoptes-­client ­-c e/ou sudo /usr/sbin/epoptes-client -c e nada de aparecer no epoptes do Servidor LE 6, os multiterminais já estão configurados com o IP do servidor, só falta a comunicação que dá uma falha na hora do comando de comunicação.

Como você configurou o IP do servidor nas suas máquinas clientes, para uso com o Epoptes? Há duas maneiras alternativas de fazer isto (onde a.b.c.d representa o IP do seu servidor Epoptes):

  • [mais simples] editar o arquivo /etc/hosts, acrescentando a linha a.b.c.d server
  • editar o arquivo /etc/default/epoptes-client, colocando/alterando a linha SERVER=a.b.c.d

Feito isto, tente baixar o certificado do servidor novamente nos seus clientes com sudo /usr/sbin/epoptes-client -c ou sudo /usr/sbin/epoptes-client -c a.b.c.d. Se mesmo assim não der certo (já aconteceu comigo uma vez), experimente copiar manualmente o arquivo /etc/epoptes/server.crt que se encontra no servidor para as máquinas dos alunos.

Boa tarde,
Também estou tendo problemas com o epoptes. Linux Educacional 6 ( linux-educacional-6-stable-2017-10-18 )
Após configurar o arquivo /etc/default/epoptes-client com o endereço do servidor e utilizar o comando sudo /usr/sbin/epoptes-client -c

o arquivo /etc/epoptes/server.crt passa a ter a assinatura do servidor até ai tudo certo, após reiniciar o micro o arquivo /etc/epoptes/server.crt volta a configuração original, ou seja, com a assinatura do "epoptes server pré-instalado no LE6.

Para resolver o problema foi desinstalado o “epoptes” e por consequência o “le-epoptes” logo após reiniciar apresentou várias mensagens de erro referentes ao le-epoptes, ao reiniciar novamente não foi exibido nenhuma mensagem.

Ao reiniciar houve a conexão com o servidor epoptes mas o mesmo não tem acesso a tela do microLE6 somente aparecendo uma miniatura de “tela cinza com a sombra do cardeal amarelo”

Comandos do mouse e a execução de programas pelo “epoptes server” é executada normalmente no microLE6 só não tendo transmissão da tela após realização do login em qualquer usuário.

Continuando os teste com epoptes:
Reinstalei o epoptes e le-epoptes
Com o comando /etc/le-lab/scripts/epoptes 6 0 IP_DO_SERVIDOR 789
Houve a conexão com a console do epoptes no micro servidor mas sem visualização da tela que fica congelada

Olá, percebi que no meu caso, para funcionar os comandos de comunicação do Epoptes tive que atualizar o SERVIDOR LE 6 pelo “apt-get install le-testing-to-stable”, ou seja, eu ainda estava no Beta do LE 6, após isso, funcionou bem. Agora irei continuar com alguns testes e qualquer dúvida, retorno aqui. Valeu pela atenção @lbssousa.

Bom dia, pessoal
Consegui resolver o problema da tela congelada no epoptes (console/servidor) era os drivers do Virtual Box (VBoxGuestAdditions_5.0.40).
Só foi desinstalar que voltou a funcionar, “/opt/[VboxAddonsFolder]/uninstall.sh”

O Problema com o certificado do servidor foi resolvido removendo o epoptes e le-epoptes mantendo somente epoptes-client.

  • editar o arquivo /etc/default/epoptes-client e colocar o IP_DO_SERVIDOR

  • executar sudo epoptes-client -c

  • reiniciar
    Como relatado anteriormente pelo @lbssousa

1 curtida

Pessoal, primeiramente peço desculpas pela demora na resposta. A princípio, não precisa fazer nada para o epoptes funcionar no LE6. Ele já vem instalado por padrão e desenvolvemos um sistema de configuração automática no laboratório da escola. Para utilizá-lo basta o usuário professor abrir o epoptes em sua máquina. Todos os terminais irão se conectar automaticamente.

Caso tenham algum problema podem postar aqui que tentamos ajudar da melhor forma possível.

Fiz desta forma porém o servidor só enxerga o cliente quando digito no termina do cliente a linha: sudo /usr/sbin/epoptes-client.
Tem como o cliente iniciar automaticamente o epoptes-client ao ligar o PC?

@mazera3, não deveria ser necessário fazer qualquer alteração, o LE6 inicia sozinho o cliente. Por favor verifique com uma instalação limpa (sem qualquer alteração). Se o epoptes não detectar os clientes automaticamente avise por gentileza.

aqui tem um vídeo simples mostrando como usar o epoptes no LE6:

Olá pessoal, vim aqui tirar mais uma dúvida sobre o epoptes, bem, o laboratório está com computadores novos com Linux Educacional 6 (Ubuntu 16.04.5) instalados, o Servidor também é o Linux Educacional 6 (Ubuntu 16.04.5), mas existem PCs antigos dos Pregão 83/2008 que tá com Lubuntu (Ubuntu 16.04.3) do Projeto de Laércio, os PCs com LE6 estão se comunicando normalmente dentro do Epoptes, mas os antigos se comunicam toda vez que faço o procedimento sudo epoptes-client -c quando reseto o SERVIDOR eles não são mais reconhecidos tendo que fazer o comando novamente no PC antigo, detalhe, já fiz esses comandos no Perfil Professor e FreezeTemplate (PC dos ALUNOS) que é onde ficam as configurações dos usuários e não perdem a configuração quando reiniciam, já tentei todos os procedimentos acima mas parece que não fica scaneando pra ver se conecta no epoptes do Servidor, o laboratório está todo cabeado e funcionando dentro da rede sem problemas, já procurei algo dentro do sudo nano /etc/default/epoptes-client para comparação e o que vi de diferente no LE.6 foi que na linha SERVER tá assim SERVER=L6-SERVIDOR.local e PORT=789, as 2 opções descomentadas e conecta de boa, já no PC antigo está assim SERVER=IpDoServidor e #PORT=789 comentada, sim, a porta está comentada e sempre pega quando faço o comando de comunicação com o servidor e reinicio o PC antigo, mas o problema é quando reinicia o servidor daí não enxergar mais esses PCs antigos… Acho que deu pra entender o que quis dizer. Grato pra quem souber fazer essa comunicação do epoptes entre LE6 e o Lubuntu que o sevidor é o LE6.

Bom dia @Adrianjpa
O servidor está com endereço IP fixo?

Para LE 6 foram desenvolvidos dois pacotes, o le-lab e o le-epoptes (podem ser encontrados aqui). O le-lab é utilizado por vários pacote, sendo o seu principal objetivo o anuncio e descobrimento de serviços de forma automática dentro do laboratório. O le-epoptes é um pacote que instala o epoptes e também faz o meio campo com o le-lab.

Então, como o epoptes no LE 6 é configurado utilizando le-lab isso deve estar gerando o conflito.

Alternativas que você pode tentar:

  1. Reinciar o le-lab no servidor com systemctl restart le-lab
  2. Instalar o le-lab e le-epoptes no lubuntu (talvez tenha alguma dependência do gnome por causa de notificação)
  3. Remover o pacote le-epoptes, coloca-ló na lista negra (para não baixar na atualização automática) e instalar o pacote do epoptes
  4. Instalar o LE 6 em todas máquinas

Opa @dhpaulino, tudo bem? Vi seu comentário e analisei a 3ª opção, eu já estava desconfiando do pacote le-epoptes nas máquinas clientes do LE6, então resolvi desinstalar o Epoptes por completo nas máquinas LE6 clientes e somente instalar o pacote epoptes-client neles, após instalado fiz o procedimento para pegar o IP do Servidor e depois o procedimento de sincronizar, deu tudo certo, o le-epoptes estava dando esse conflito e a desinstalação dele nas máquinas LE6 clientes fez funcionar de boa. Agora o laboratório está com o Servidor LE 6 e as máquinas clientes com LE 6 e Lubuntu do projeto de @lbssousa Obrigado pela ajuda de vcs…

Estou com um problema onde o servidor epoptes fecha sozinho e depois de aberto não consigo desligar os computadores cliente pelo botão desligar da interface do epoptes. Uso LE6.1 em todas as maquinas do laboratório. Alguém tem alguma solução?

Boa tarde! O epotes fica instável e as estações ficam saindo da rede, e consequentemente não voltam. Como fazer?

1 curtida