Uso do Epoptes no Linux Educacional 6


#1

Gostaria de saber de como ira funcionar o Epoptes no LE6, visto que no LE5 era muito difícil configurar nos computadores dos alunos com multiterminal e do professor


#2

Também tenho uma dúvida no Epoptes, instalei o LE 6 no servidor, nos multiterminais instalei o projeto do Laercio usando o Lubuntu, mas não consigo comunicação com o Servidor, quando eu tinha o LE 5 no servidor, eu conseguia de boa. Alguma solução, tentei com os comandos sudo epoptes-­client ­-c e/ou sudo /usr/sbin/epoptes-client -c e nada de aparecer no epoptes do Servidor LE 6, os multiterminais já estão configurados com o IP do servidor, só falta a comunicação que dá uma falha na hora do comando de comunicação.


#3

Como você configurou o IP do servidor nas suas máquinas clientes, para uso com o Epoptes? Há duas maneiras alternativas de fazer isto (onde a.b.c.d representa o IP do seu servidor Epoptes):

  • [mais simples] editar o arquivo /etc/hosts, acrescentando a linha a.b.c.d server
  • editar o arquivo /etc/default/epoptes-client, colocando/alterando a linha SERVER=a.b.c.d

Feito isto, tente baixar o certificado do servidor novamente nos seus clientes com sudo /usr/sbin/epoptes-client -c ou sudo /usr/sbin/epoptes-client -c a.b.c.d. Se mesmo assim não der certo (já aconteceu comigo uma vez), experimente copiar manualmente o arquivo /etc/epoptes/server.crt que se encontra no servidor para as máquinas dos alunos.


#4

Boa tarde,
Também estou tendo problemas com o epoptes. Linux Educacional 6 ( linux-educacional-6-stable-2017-10-18 )
Após configurar o arquivo /etc/default/epoptes-client com o endereço do servidor e utilizar o comando sudo /usr/sbin/epoptes-client -c

o arquivo /etc/epoptes/server.crt passa a ter a assinatura do servidor até ai tudo certo, após reiniciar o micro o arquivo /etc/epoptes/server.crt volta a configuração original, ou seja, com a assinatura do "epoptes server pré-instalado no LE6.

Para resolver o problema foi desinstalado o “epoptes” e por consequência o “le-epoptes” logo após reiniciar apresentou várias mensagens de erro referentes ao le-epoptes, ao reiniciar novamente não foi exibido nenhuma mensagem.

Ao reiniciar houve a conexão com o servidor epoptes mas o mesmo não tem acesso a tela do microLE6 somente aparecendo uma miniatura de “tela cinza com a sombra do cardeal amarelo”

Comandos do mouse e a execução de programas pelo “epoptes server” é executada normalmente no microLE6 só não tendo transmissão da tela após realização do login em qualquer usuário.


#5

Continuando os teste com epoptes:
Reinstalei o epoptes e le-epoptes
Com o comando /etc/le-lab/scripts/epoptes 6 0 IP_DO_SERVIDOR 789
Houve a conexão com a console do epoptes no micro servidor mas sem visualização da tela que fica congelada


#6

Olá, percebi que no meu caso, para funcionar os comandos de comunicação do Epoptes tive que atualizar o SERVIDOR LE 6 pelo “apt-get install le-testing-to-stable”, ou seja, eu ainda estava no Beta do LE 6, após isso, funcionou bem. Agora irei continuar com alguns testes e qualquer dúvida, retorno aqui. Valeu pela atenção @lbssousa.


#7

Bom dia, pessoal
Consegui resolver o problema da tela congelada no epoptes (console/servidor) era os drivers do Virtual Box (VBoxGuestAdditions_5.0.40).
Só foi desinstalar que voltou a funcionar, “/opt/[VboxAddonsFolder]/uninstall.sh”

O Problema com o certificado do servidor foi resolvido removendo o epoptes e le-epoptes mantendo somente epoptes-client.

  • editar o arquivo /etc/default/epoptes-client e colocar o IP_DO_SERVIDOR

  • executar sudo epoptes-client -c

  • reiniciar
    Como relatado anteriormente pelo @lbssousa


#8

Pessoal, primeiramente peço desculpas pela demora na resposta. A princípio, não precisa fazer nada para o epoptes funcionar no LE6. Ele já vem instalado por padrão e desenvolvemos um sistema de configuração automática no laboratório da escola. Para utilizá-lo basta o usuário professor abrir o epoptes em sua máquina. Todos os terminais irão se conectar automaticamente.

Caso tenham algum problema podem postar aqui que tentamos ajudar da melhor forma possível.


#9

Fiz desta forma porém o servidor só enxerga o cliente quando digito no termina do cliente a linha: sudo /usr/sbin/epoptes-client.
Tem como o cliente iniciar automaticamente o epoptes-client ao ligar o PC?


#10

@mazera3, não deveria ser necessário fazer qualquer alteração, o LE6 inicia sozinho o cliente. Por favor verifique com uma instalação limpa (sem qualquer alteração). Se o epoptes não detectar os clientes automaticamente avise por gentileza.


#11

aqui tem um vídeo simples mostrando como usar o epoptes no LE6: