Uso do Epoptes no Linux Educacional 6

Gostaria de saber de como ira funcionar o Epoptes no LE6, visto que no LE5 era muito difícil configurar nos computadores dos alunos com multiterminal e do professor

Também tenho uma dúvida no Epoptes, instalei o LE 6 no servidor, nos multiterminais instalei o projeto do Laercio usando o Lubuntu, mas não consigo comunicação com o Servidor, quando eu tinha o LE 5 no servidor, eu conseguia de boa. Alguma solução, tentei com os comandos sudo epoptes-­client ­-c e/ou sudo /usr/sbin/epoptes-client -c e nada de aparecer no epoptes do Servidor LE 6, os multiterminais já estão configurados com o IP do servidor, só falta a comunicação que dá uma falha na hora do comando de comunicação.

Como você configurou o IP do servidor nas suas máquinas clientes, para uso com o Epoptes? Há duas maneiras alternativas de fazer isto (onde a.b.c.d representa o IP do seu servidor Epoptes):

• [mais simples] editar o arquivo /etc/hosts, acrescentando a linha a.b.c.d server
  • editar o arquivo /etc/default/epoptes-client, colocando/alterando a linha SERVER=a.b.c.d

Feito isto, tente baixar o certificado do servidor novamente nos seus clientes com sudo /usr/sbin/epoptes-client -c ou sudo /usr/sbin/epoptes-client -c a.b.c.d. Se mesmo assim não der certo (já aconteceu comigo uma vez), experimente copiar manualmente o arquivo /etc/epoptes/server.crt que se encontra no servidor para as máquinas dos alunos.

Boa tarde,
Também estou tendo problemas com o epoptes. Linux Educacional 6 ( linux-educacional-6-stable-2017-10-18 )
Após configurar o arquivo /etc/default/epoptes-client com o endereço do servidor e utilizar o comando sudo /usr/sbin/epoptes-client -c

o arquivo /etc/epoptes/server.crt passa a ter a assinatura do servidor até ai tudo certo, após reiniciar o micro o arquivo /etc/epoptes/server.crt volta a configuração original, ou seja, com a assinatura do "epoptes server pré-instalado no LE6.

Para resolver o problema foi desinstalado o “epoptes” e por consequência o “le-epoptes” logo após reiniciar apresentou várias mensagens de erro referentes ao le-epoptes, ao reiniciar novamente não foi exibido nenhuma mensagem.

Ao reiniciar houve a conexão com o servidor epoptes mas o mesmo não tem acesso a tela do microLE6 somente aparecendo uma miniatura de “tela cinza com a sombra do cardeal amarelo”

Comandos do mouse e a execução de programas pelo “epoptes server” é executada normalmente no microLE6 só não tendo transmissão da tela após realização do login em qualquer usuário.

Continuando os teste com epoptes:
Reinstalei o epoptes e le-epoptes
Com o comando /etc/le-lab/scripts/epoptes 6 0 IP_DO_SERVIDOR 789
Houve a conexão com a console do epoptes no micro servidor mas sem visualização da tela que fica congelada

Olá, percebi que no meu caso, para funcionar os comandos de comunicação do Epoptes tive que atualizar o SERVIDOR LE 6 pelo “apt-get install le-testing-to-stable”, ou seja, eu ainda estava no Beta do LE 6, após isso, funcionou bem. Agora irei continuar com alguns testes e qualquer dúvida, retorno aqui. Valeu pela atenção @lbssousa.

Bom dia, pessoal
Consegui resolver o problema da tela congelada no epoptes (console/servidor) era os drivers do Virtual Box (VBoxGuestAdditions_5.0.40).
Só foi desinstalar que voltou a funcionar, “/opt/[VboxAddonsFolder]/uninstall.sh”

O Problema com o certificado do servidor foi resolvido removendo o epoptes e le-epoptes mantendo somente epoptes-client.

• editar o arquivo /etc/default/epoptes-client e colocar o IP_DO_SERVIDOR

• executar sudo epoptes-client -c

• reiniciar
    Como relatado anteriormente pelo @lbssousa

Pessoal, primeiramente peço desculpas pela demora na resposta. A princípio, não precisa fazer nada para o epoptes funcionar no LE6. Ele já vem instalado por padrão e desenvolvemos um sistema de configuração automática no laboratório da escola. Para utilizá-lo basta o usuário professor abrir o epoptes em sua máquina. Todos os terminais irão se conectar automaticamente.

Caso tenham algum problema podem postar aqui que tentamos ajudar da melhor forma possível.

Fiz desta forma porém o servidor só enxerga o cliente quando digito no termina do cliente a linha: sudo /usr/sbin/epoptes-client.
Tem como o cliente iniciar automaticamente o epoptes-client ao ligar o PC?

@mazera3, não deveria ser necessário fazer qualquer alteração, o LE6 inicia sozinho o cliente. Por favor verifique com uma instalação limpa (sem qualquer alteração). Se o epoptes não detectar os clientes automaticamente avise por gentileza.

aqui tem um vídeo simples mostrando como usar o epoptes no LE6: