Tux Paint não abre no segundo e terceiro terminal do Linux Educacional 6.1 Multiterminal

Olá pessoal, :shushing_face:
Primeiramente, gostaria de agradecer aos criadores e a todos os colaboradores do Linux Educacional 6.1 Multiterminal.
Bem pessoal, a questão é a seguinte, quando as crianças abrem o aplicativo Tux Paint através do programa Gcompris o aplicativo se encerra inesperadamente e a sessão encerra sem explicação.
Exemplo: Aluno1 ( usuário comum criado ) abre e funciona normalmente, mas quando usuários Aluno2 ou Aluno3 ( usuários comuns ) abrem o aplicativo para fazerem a mesma atividade, o Gcompris se encerra inesperadamente conforme falei acima.
Daí acaba voltando para a tela de login. Acontece também com o aplicativo Tux Paint.
O mesmo também acontece com outro aplicativo como por exemplo, o Omnitux.
Pensei que isso seria relacionado a memória RAM, acrescentei mais um pente de 2 GB e o problema ainda persiste. Ocorre em todos os computadores restando apenas um monitor; o restante encerra a sessão conforme falei, seja com dois ou três monitores.
Esses mesmos aplicativos rodavam bem no LE 5. Observação. Isso ocorreu em PCs do pregão 83/2008 e 71/2010. Os PCs do pregão 83/2008 estavam com 2GB de RAM e 71/2010 com 4 GB de RAM.
Alguém mais percebeu esse problema? Alguém sabe como solucionar a questão?

Obrigado pela atenção.

Isso pode estar ocorrendo devido ao Tuxpaint estar em modo tela cheia:

http://www.tuxpaint.org/docs/known_issues/

Desabilite a tela cheia dele e teste novamente.

Pensei também nessa possibilidade, pois observei que o Tux paint ( do Gcompris ) abriu com tela cheia em todos os monitores. Fui naquela parte de configurações do Gcompris e desabilitei o modo tela cheia no 2º terminal e noutro que tem três terminais desabilitei a tela cheia o 2º e o 3º, mas não deu certo; continua encerrando as outras sessões sobrando apenas a sessão do primeiro monitor. Observei esse problema em dois laboratórios de informática…
Instalei o Tux Paint pelo terminal de comandos separadamente do Gcompris para ver se resolvia, mas o aplicativo fechou inesperadamente e encerrou a sessão também. :shushing_face:

Tá, desculpe se não fui claro.

Você deve alterar as configurações do Tuxpaint! Não do Gcompris!

Se não instalou, instale o pacote tuxpaint-config. Eu também instalo os pacotes tuxpaint-plugins-defaults e tuxpaint-stamps-defauts, tem mais opção de desenhos, minha filha gosta, mas não tem nada haver com o problema!

Voltando ao que interessa, com o tuxpaint-config instalado, procure por configurador do Tuxpaint. Com o Tuxpaint fechado, abra o configurador do Tuxpaint , aba Vídeo/som e aí verifique se a opção de tela inteira está marcada. Se estiver, desmarque. Verifique se a opção “Configuração para”, embaixo no final da tela de configuração está marcado para “usar todos os usuários”.

Como o link que postei acima disse, o tuxpaint as vezes não se porta bem com múltiplos monitores devido a resolução deles. Pode tentar alterar a resolução do Tuxpaint para 800X600 também pra ver se ajuda.

No aguardo.

Ok. Muito obrigado pela atenção galactus,
Vou tentar solucionar da forma como sugeriu; amanhã posto o resultado.

Olá galactus,
Tentei da forma como você falou, mas não deu certo ainda. Estranho que no LE5 Multiterminal o Tux Paint e outros aplicativos abrem normalmente em todas as telas…

Em certo momento apareceu a mensagem abaixo ao tentar aplicar as mudanças:
Cannot write /etc/tuxpaint/tuxpaint.config: permissão negada

Surgiu uma janela apenas com a opção “Close”

Hummm

Deixa adivinhar…

Você está usando a conta aluno? Ou criou os usuários?

Já tentou essas mesmas coisas com as contas do professor e Admin?

Sim, criei novos usuários e não funcionou. Acabei de testar aqui agora, ainda estou na escola…
Professor também não funcionou.

Apenas o usuário admin fica, os outros encerram conforme falei. Tentei também desinstalando o tux paint e reinstalei pelo terminal de comando, mas ao reintalar o problema ainda persiste…
Quero dizer, no usuário admin funciona normal, apenas os outros não abrem…

Foi o que imaginei. O LE6.1 vem apresentando problemas de permissões. Tem coisas que só funcionam para o usuário Admin. Eu acho que o seu problema não é do Tuxpaint e nem do Gcompris mas sim de permissão que tanto o usário aluno como os criados depois não tem os mesmos poderes do Admin. Eu sei que eles não devem ter os mesmos poderes, mas tá muito “capado”, tá dando erros em alguns programas.

O galho é que a primeira versão do LE6 não era para multi-terminal, só na 6.1 introduziram o Multi-terminal, mas pegaram parte do trabalho do Laércio que desenvolve o Oi-Lubuntu e Oi-Xubuntu para máquinas mais modestas. No Oi-lubuntu e Oi-xubuntu essas coisas não acontecem. Inclusive o suporte ao multi-terminal é melhor nessas distros. O Laércio tá sempre ouvindo o pessoal que usa sua distro, sempre faz alterações buscando melhorar.

Não sei se alguém da equipe do LE6.1 vai poder te ajudar nisso.

Tenho a versão Lubuntu Multiterminal do Laércio instalada em muitos computadores aqui e esse problema não acontece… Quem sabe o Laércio não poderia nos ajudar a solucionar o problema? Vi que está ocorrendo nos pregões 83/2008 e 71/2010…

Olá Galactus,
Estamos aguardando a versão 32 bits multiterminal do Linux Educacional.
Você já sabe de alguma notícia boa para nós?
Obrigado

Olá @educador-brasil,

o C3SL pretende seguir a tendência das novas versões das distribuições Linux e não dar suporte para 32 bits. Porém estamos cientes das baixas especificações de hardware de vários pregões, assim como outros pontos discutidos aqui no fórum e agora no ínicio do ano iremos discutir os novos requisitos, as suas prioridades e como implementa-lás

Bom dia! Também tem acontecido o mesmo problema aqui no laboratório, com os mesmos aplicativos e, acrescento o “TuxMath”.
Porém o que pude observar de diferente é que, no meu caso, o usuário que estiver utilizando o monitor principal (conectado a placa de vídeo onboard), logado (independente do usuário) funciona normal. Agora os usuários que estiverem conectados aos monitores a partir da placa de vídeo tn-502, fecham a sessão sozinhos quando abrem esses aplicativos.

Olá Leandher,
Isso acontece porque nós temos em nossas escolas computadores antigos, sei que na maioria das escolas públicas brasileiras a situação é semelhante. Quase sempre lidamos com computadores de pregões 2008, 2009, 2010; tem escolas que tem outros mais antigos ainda.
Muitas escolas estão aí, nessa situação triste que a gente vê nossos alunos entrando nos laboratórios de informática para fazerem seus trabalhos e saindo decepcionados porque infelizmente o Linux Educacional 6.1 está mais apto a sistema 64 bits. Tentei aqui também de todo jeito, solicitei da secretaria municipal de educação local que comprasses para nós algumas memórias RAM extras mas não era problema de memória.
Tá bonito sim o LE 6.1, mas conforme você vê, não está funcional.
A sugestão seria o pessoal do C3SL Criar aí pra gente uma versão 32 bits.
O Davisson até respondeu aí acima pra gente, mas a questão é que não vejo outra solução se não aguardar a boa vontade do pessoal do C3SL criar outra ISO 32 bits pra nós…
Outra questão é que as escolas estão em fase de implantação da BNCC e a maioria das competências gerais da Educação Básica menciona o uso de tecnologias:

COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

  2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas ) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

  3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

  4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

  5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares ) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

  6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

  7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

E a questão ainda é pior do que se pensa, por enquanto, não tem outras tecnologias. Tem algumas escolas que tem aqueles projetores interativos *iebold e *aruma que as vezes, quando funcionam, quebram o galho demais de professores e alunos.
Para quem quiser ver e dar uma olhada no tamanho da responsabilidade relacionada ao uso de tecnologias, andei lendo e marcando aqui. Sou educador. Façam o download, abram no leitor PDF e veja o que marquei a partir da página 09. :thinking:
Mas cobro aqui apoio do pessoal do C3SL que, por favor, criem para nós uma ISO do LE 6.1 32 bits.
https://drive.google.com/open?id=11ttqFLzx1nb-kwFuKAHcxClT07l0K0ZF