Olá, sou técnico em informática pouco habituado ao Linux, tenho que instalar multiterminais em PC’s do pregão de 25/2007 em Linux 5 e 6.1, estou tendo diversos problemas na sua instalação pelo terminal seguindo exatamente os passos deste site: Blog do Charles Santana
Mesmo assim é apresentado erros de pacotes
Já fiz os comandos “sudo su”, “apt-get update”, “apt-get dist-upgrade”, “sudo apt-get clean && sudo apt-get update”, “dpkg --configure -a” e “sudo apt-get install”, nenhum deste comando resolveram o problema, no caso do print não coloquei “sudo” antes do “apt-get install le-multiterminal” e mesmo assim o erro é o mesmo.
Por favor se alguém tiver algum conhecimento quanto a isso me ajudem, obrigado.
Colega, esse tutorial que você está seguindo não vai funcionar corretamente pois está desatualizado em relação aos repositórios do LE5, quanto ao Userfull e companhia limitada eu não sei dizer.
Para resolver o problema dos repositórios: https://forum.c3sl.ufpr.br/t/ressuscitando-o-apt-e-atualizando-o-navegador-do-le5-bonus/578
Olá Ronaldo,
Configuração dos pc telecentros:
CONFIGURAÇÃO MÍNIMA:
Processador: Pentium 4, 1.5GHz (ou equivalente)
Memória RAM: 1GB
Espaço em Disco: 10GB
Equivalente as máquinas do pregão 83/2008
O pregão 25/ 2007 não atende as configurações do linux 5.0. Caso os computadores apresentem a configuração mínima acima, dê uma olhada no tópico aqui do fórum: Linux Educacional 5 - Multiterminal
Como funciona esta questão de pregão?
Olá Ronaldo,
Os pregões MEC para laboratórios de informática das escolas, foram as licitações realizadas pelo governo para compra de pc e, cada uma tem suas características de hardware e sistema operacional compatível. Por exemplo o pregão 83/2008 suporta os linux educacional 3.0 , 4.0 e 5.0 . O linux educacional 6.0 não dá para ser instalado nos pc desse pregão porque o sistema requer uma configuração mais robusta ( processador e memória) como o encontrado no pregão 71/2010. Se a configuração dos computadores desse seu laboratório permitir, leia o tópico indicado , baixe a iso do linux educacional indicada e proceda a instalação.
Troquei o sistema pelo 4.0 e aparentemente funcionou o problema agora é que ele não reconhece os teclados ou hubs, troquei os dois e mesmo assim ele não reconhece.