Pregão 83/2008: atualização do sistema operacional

Bom dia. Sou Daniel Prado, engenheiro de computação e entusiasta do mundo open source. Trabalhei como professor nos laboratórios de informática em Várzea Paulista/SP por 6 meses e me deparei com muitas dificuldades. As piores: software e hardware obsoletos e “amarração” com software e hardware privado para a configuração multi terminal (aliás, como correção, quero deixar claro que o termo correto é multiseat).

A configuração multiseat já é um erro, por si só. Os laboratórios deveriam ter um computador para cada seat (conjunto teclado, monitor e mouse). Pra piorar, escolheram software privado (userful multiplier) para que essa configuração funcionasse. Essas escolhas quase que eliminaram a possibilidade de atualização das máquinas. Quase…

Então, surge o LE 6, com um multiterminal (o correto é multiseat!) open source. Testei pessoalmente a atualização e achei muito bacana. Porém, a escolha da configuração matou de vez a possibilidade de atualização das máquinas do pregão 83/2008, pelo menos para os laboratórios que conheci (processador fraco e memória princial de 1 GB). A configuração escolhida foi uma arquitetura x64, com LightDM (esse aqui OK) e um ambiente gráfico GNOME 3!!! Qual é! Os responsáveis pelas escolhas não conheciam a realidade desses laboratórios antes de definir esse ambiente como melhor escolha?

Enfim… eu não podia deixar de dar aula aos meus alunos (EJA, foco no mercado de trabalho) por conta desses fatos. Minha solução foi fazer uma atualização por conta. Aqui entra a parte interessante, o que realmente quero passar adiante.

Atualizei as máquinas usando o seguinte ambiente: Lubuntu 18 com LigthDM e LXDE, arquitetura x86. Para a configuração do multiseat, desenvolvi configuração manual do Xorg para o controle das telas, a facilidade loginctl, do SystemD, para a associação de teclado, mouse e monitor a um determinado seat, enquanto que o LightDM rege toda a opera.