[Pregão 23/2012][Prova de Conceito] Xubuntu 16.04.2 multiterminal com aceleração gráfica (Intel+NVIDIA)


#1

No final de julho do ano passado, eu gravei este vídeo com uma prova de conceito de um sistema Linux multiterminal funcionando com uma combinação de vídeo on-board Intel + placa de vídeo NVIDIA PCI-e x16, proporcionando uma experiência de uso com aceleração gráfica em ambos os terminais.

Na época, a configuração foi feita usando os drivers de código aberto Nouveau, que ainda apresentam um desempenho inferior se comparado aos drivers proprietários da NVIDIA, mas que facilitam a configuração do multiterminal, por oferecer suporte nativo a KMS/DRM. Atualmente, creio que seja possível fazer o mesmo com os novos drivers proprietários da NVIDIA, que também oferecem suporte opcional a KMS/DRM. Também deve ser possível fazer a mesma configuração, sem muita dor de cabeça, com placas de vídeo AMD.

Não disponho de hardware para mais testes, mas acredito que uma configuração como esta seja viável para computadores dos pregões 23/2012[*] e posteriores, para quem tiver condições de substituir as placas de vídeo TN-750 por placas NVIDIA ou AMD mais modernas. A solução multiterminal do oi-lab, embora ainda não testada, já deve estar preparada para este caso. Se alguém tiver um hardware nessas condições e puder/quiser se aventurar nos testes, por favor entre em contato!

[*] Esta configuração NÃO é viável para computadores dos pregões 71/2010 e anteriores, devido à impossibilidade de se utilizar uma placa de vídeo PCI-e x16 concomitantemente com o vídeo on-board.