OI-Lab problemas com LibreOffice Write

Boa tarde, primeiramente gostaria de agradecer e parabenizar @lbssousa e os demais envolvidos no projeto OI-Lab.

Instalei a versão mono terminal 32 bits “oi-xubuntu-18.04.0-2018.06.08-desktop-i386” e estou com o seguinte problema: o LibreOffice Write carrega e não abre, os outros programas do pacote Libre funcionam normalmente. Fiz update do pacote porem o problema ainda continua.

Bom dia!

De fato, esta ISO apresenta este problema com o LibreOffice, mas isto já foi corrigido nas ISOs posteriores. Eu recomendo que você baixe a ISO mais recente, disponível em https://drive.google.com/open?id=1wvuQHp6lzRU1Gr-vBxd-QqoxerHB3zTs

Bom dia, valeu obrigado.
Vou fazer o download dessa ISO então.
Abraço

Bom dia, @lbssousa poderia passar os links das versões mais recentes de 32 e 64 multi-terminal do OI-Lab. Obrigado e parabéns pelo trabalho.

1 curtida

Com relação ao problema com o LibreOffice, ele parece afetar apenas as instalações de 32 bits. Em todo caso, remover o pacote libreoffice-gtk3 a instalar o pacote libreoffice-gtk2 resolve o problema.

1 curtida

Pois então, instalei aquela ISO que vc me passou porem o erro continuou, mas com essa sua ultima dica deu certo. Valeu pela dica e pelas ISOs, obrigado.

Está rodando bem em uma máquina com 1Gb de memória junto com o navegador “pale moon”.

Pesquisando mais sobre este problema, descobri que o verdadeiro culpado é o OpenJDK de 32 bits, utilizado por padrão pelo LibreOffice. Outras soluções paliativas para este problema são, portanto:

  • Desabilitar o uso do Java no LibreOffice
  • Adicionar o parâmetro stack_guard_gap=1 à linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT do arquivo /etc/default/grub e executar sudo update-grub em seguida (reinicie o computador para a alteração surtir efeito).
1 curtida

Ok, qualquer coisa dou uma olhada nisso também. Obrigado

@lbssousa tem como deixar o OI-Lab ainda mais leve? Instalei em uma máquina com 1GB e rodou solto ficou bem bom, instalei em outra máquina com 1GB também, porém fico um pouco lenta.