Oi-lab: novo projeto para facilitar a configuração do multiterminal no Ubuntu 16.04.3 e posteriores

Olá lbssousa,
Sua ISO do Lubuntu 16.04 multiterminal é ótima. Posso lhe dizer com segurança que ela está melhor que o LE 6.1 multiterminal. Vejo que o LE 6.1 encerra o aplicativo gcompris ou o tux paint na hora que abre nos outros usuários. Não dá cara! As crianças ficam decepcionadas!
É estranho, pois esse problema não ocorria no le5 multiterminal 32 bits; o mesmo roda levinho em até 5 terminais… Pena que tá desatualizado!
Estranho, por que o le 6.1 multiterminal não saiu em 32 bits? Ainda temos PCs com Celeron 440 que rodavam sem problemas com o desatualizado le5.

Voltando ao Linux dos dias atuais,seu Lubuntu roda beleza levinho em até três terminais. é incrível mesmo que pude ver duas telas funcionando mesmo testando a live. Instalados ficou nota 1.000.
Tem como mudar aquela proteção de tela do Lubuntu que escurece a tela dos PCs ? Dá a impressão de que os PCs ficam desligados quando entram naquela tela de descanso…

Grato, parabéns pelo Lubuntu! Ajude-nos, por favor ao pessoal do C3Sl melhorar o lE6.1 multiterminal que a meu ver, não está nada estável. Não é questão de memória RAM não, testei com 2GB, 4GB, não obtive sucesso com o le 6.1 ainda… :slightly_frowning_face:

Estamos usando o Lubuntu em todas os laboratórios do nosso município! :+1:

Olá Laércio,
Instalei um lubuntu 18.04 32 bits num pc pregão 83/2008 e instalei o pacote oi lab para o multiterminal. O multiterminal funcionou sem problemas, mas ao instalar o pacote oi-lab-freeze-users os usuários não são criados. Já desinstalei e reinstalei e continuou do mesmo jeito. Tenho que criar os usuários manualmente. Gostaria de ter o usuário freeze para configurar os outros. Aguardo contato, grato.

Uma vez instalado o pacote oi-lab-freeze-users, você deve criar os usuários manualmente, com o seguinte comando:

sudo oi-lab-create-freeze-users [NUMERO-DE-ALUNOS]

Você pode omitir o número de alunos (neste caso, serão criados 5 alunos).

Olá Laércio,
Instalei o oi xubuntu num computador do pregão 71/2010 que teve a placa mãe trocada, o multiterminal funcionou, mas um dos terminais apresentou o bug da tela listrada. Acionei o comando sudo userful-rescue-enable , mas está dando erro, o sistema diz que não encontrou a iso, no entanto a iso encontra-se em: boot/userful-rescue/userful-rescue-live 20160628i386.iso . Qual seria o problema .É necessário criar uma partição separada de 1 Gb para colocar a iso ali ? Aguardo contato. Grato.

Esse problema deve estar acontecendo com o Xubuntu 18.04 e posteriores. Na verdade, eu observei esse problema pela primeira vez com o Debian 9.

Por alguma razão, o GRUB do Xubuntu 18.04 não consegue bootar a ISO quando ela está numa partição ext4. Por isso, o melhor a fazer é criar uma partição separada para o /boot, com no mínimo 1GB (o instalador do Xubuntu recomenda 2GB) , formatada como ext2. A outra partição, montada na raiz /, pode pegar o restante do HD e ser formatada como ext4 normalmente.

Olá Laércio, estou tendo dificuldades em instalar oi-lab no mint 18.3 xfce que customizei, instalo normal e dou reboot, quando volta a tela principal fica piscando rapidamente e não para até fazer outro reboot, qdo volta ainda assim não reconhece o multiterminal, aparentemente foi instalado corretamente, tem alguma ideia do que pode estar acontecendo. Obrigado.

@RodrigoMT o Linux Mint 18.3 é baseado no Ubuntu 16.04, mas a implementação atual do oi-lab tem foco no Ubuntu 18.04. Infelizmente, não posso garantir mais a compatibilidade com o Ubuntu 16.04.

Bom dia pessoas, seguinte, instalei a ISO do xubuntu pré configurada e disponível em um link num comentário mais acima. Fiz a instalação, usei o comando de criação de usuários disponibilizado pelo pacote oi-lab. Fui a pasta /etc/lightdm/lightdm.conf.d para editar o arquivo 10-oi-lab-autologin.conf mas para minha surpresa, não há nada lá! Alguém poderia me ajudar?
Obs.: Uso o pregão 83/2008 com 2GB de RAM e 3 terminais.

Grato pela ajuda e parabéns pelos envolvidos no projeto, é um trabalho incrível!

Há algumas semanas, temos disponibilizado ISOs remasterizadas do OI-Xubuntu (64 ou 32 bits) e OI-Lubuntu 18.04. Para estas ISOs, estamos aplicando um esquema diferente para a configuração do login automático (serão criados automaticamente alguns arquivos de configuração do tipo /etc/lightdm/lightdm.conf.d/70-oi-lab-seat-XXXX.conf; basta editar cada um deles com as informações sobre o login automático).

1 curtida

A sim, obrigado! Mais uma questão: O monitor que fica conectado à placa mãe, fica entrando em hibernação, como se fosse algo relacionado com configs de energia, porém isso só acontece com a estação primária (ligado a placa mãe). Tem alguma ideia de como resolver isso?

Acrescente a seguinte configuração ao lightdm.conf (pode ser no arquivo /etc/lightdm/lightdm.conf ou em algum arquivo apropriado dentro de /etc/lightdm/lightdm.conf.d):

[Seat:seat0]
xserver-command=Xorg -core -dpms -s 0

Alexandretmaia,
Vi que esse problema da tela listrada se resolve de várias formas, uma delas vai dar certo aí:
Primeiro lugar, é bom que a placa de vídeo esteja limpa. Isso se resolve retirando-a e limpando-a com uma borracha macia;
Segundo lugar, às vezes basta reconectar o cabo do monitor que deu a tela listrada na outra entrada VGA da placa de vídeo. É bom aguardar um pouco e ir testando o cabo USB nas outras portas. Vi que as vezes até uma ISO que não ficou bem gravada faz isso ocorrer também.
Ah, e esse comando que você citou acima é bom sim, ele desliga a máquina e ao ligarmos ele reativa o userful…
Cara, dá até vontade de mostrar uma live funcionando numa sala de informática em dois monitores, ainda em modo teste antes de instalar! Show de bola esse Laércio!
lubuntu-mult-16

Laércio,
Sua ISO do Xubuntu 18 multiterminal também está ótima, não instalei aqui ainda porque fiz um teste apenas e o LibreOffice aqui não abriu, mas acho que da pra resolver reinstalando uma versão mais antiga do LibreOffice; tem alguma outra sugestão?

Primeira vez que posto aqui, enfim eu trabalho numa escola municipal de Goiânia que usa o Pregão 71/2010 multiterminal e já vinha usando aqui o XUbuntu 16.04 há 2 anos. Quando lançou o XUbuntu 18.04 eu tentei usar os mesmo métodos e não deu certo, então depois de muitas tentativas e pesquisas eu consegui fazer funcionar o XUbuntu 18.04 nos multiterminais aqui, inclusive em até 3 monitores. Não sou nenhum profissional de TI, deixo bem claro, sou apenas um curioso. Bom, até o momento esta funcionando des de junho. Estou tendo problema apenas com o flash no firefox, consegui contornar usando o Opera. Caso alguém se interesse estou a disposição.

Bom dia lbssousa!

Tentei instalar os pacotes que você indicou na postagem, mas não estou conseguindo. Aparece a seguinte mensagem;

root@semedemtaf09-POS-MIG31AG:/home/aluno0# apt install oi-lab-proinfo-multi-seat-utils oi-lab-userful-rescue
Lendo listas de pacotes… Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado… Pronto
E: Impossível encontrar o pacote oi-lab-proinfo-multi-seat-utils
E: Impossível encontrar o pacote oi-lab-userful-rescue

Acho que estou fazendo algo errado…

Samuel,
Consegui resolver o problema do plugin do flash pelo synaptic. Basta ir no synaptic e digitar la: firefox
Aí aparece várias opções relacionadas ao Firefox como plugin flash, idioma português, outros. É so dar duplo clique na opção que quisermos marcar para ser instalado, clica em algo parecido com a expressão “A ser instalado” e confirmar o processo.

Olá Mari,

Nesse link abaixo você conseguirá baixar o arquivo que falou…
https://drive.google.com/open?id=1y4vW8HhMuUC3pAK8mwFu_bhsQIBsnjf8

Já esse outro arquivo em forma de ISO imagem deverá gravar um DVD de ISO imagem primeiro.
https://drive.google.com/file/d/0B_0RrXAKZ1hbMDF1V1ZHX2hYaDA/view
Vai servir para reiniciar o multiterminal… Mas antes, tente trocar os cabos VGA ligados as placas de vídeo de lugar, pode dar certo; troque as pontas USB de lugar também e vá testando. As placas de vídeo dependem também de estarem limpas, ao contrário não funcionam bem.

Fiz as configurações como manda o manual do Veyon aqui, consegui fazer funcionar no multiterminal. Só acontece uma coisa que já revirei a internet e não acho: Acontece que quando a máquina do professor acessa abre o Veyon Master e as conexões começam a serem realizadas, simplesmente fica conectando, conecta com sucesso, desconecta e então tudo começa outra vez e se repete infinitamente. Sabe de alguma solução pra isso? Ou recomenda algum outro software que faça a mesma coisa? Grato.

Boa tarde, Oi-Lab Xubuntu roda certinho no multi-terminal rural pregão 69/2008? Alguém já testou?

Esse computador possui uma daquelas placas de vídeo ATI Rage XL Quad, certo?

Neste caso, você não vai conseguir utilizar o oi-lab para configurar o multiterminal, a menos que você troque essa placa de vídeo por um par de placas TN-502.