[Off-Topic] Nova distribuição baseada no openSUSE Leap 42.2 para computadores do ProInfo

Boa tarde!

Muitos de vocês já devem conhecer o nosso recente trabalho de configuração do multiterminal no Xubuntu 16.04 para os computadores do ProInfo. Pois bem, baseados na experiência adquirida com esta solução, construímos uma distro personalizada, baseada no openSUSE Leap 42.2, com a solução multiterminal pré-configurada, que dever servir de base para um sistema próprio que estamos construindo para as escolas municipais de Mogi das Cruzes-SP.

Acreditamos que esta nova distribuição consegue absorver os acertos, e corrigir alguns problemas, da solução anterior para o Xubuntu 16.04.

A ISO de instalação pode ser baixada no link abaixo:

https://susestudio.com/a/VX2m2Y/oi-suse-pms

OBSERVAÇÃO: é possível que o sistema apresente gargalos no consumo de memória RAM para computadores do pregão 83/2008 com 3 terminais em situações críticas (exemplo: 3 janelas do Firefox rodando um vídeo no Youtube simultaneamente), embora a distribuição utilize o zRAM para otimizar o uso da memória RAM e reduzir estes gargalos. Não deixem de nos dar o seu feedback! Além disso, o sistema não é compatível com os computadores do pregão 23/2012, devido à falta de um driver de vídeo compatível com as placas TN-750.

Também disponibilizamos uma ISO da mesma distribuição, mas sem a solução multiterminal, destinada a computadores monoterminais. O download está disponível no link abaixo:

https://susestudio.com/a/VX2m2Y/oi-suse-s

Uma outra ISO, destinada aos computadores “servidores” dos laboratórios de informática, está em fase de construção e deve ser publicada nas próximas semanas.

Em ambos os casos, é possível testar a distribuição direto no navegador, clicando no link Testdrive, para se familiarizar com o processo de instalação, antes de proceder com uma instalação real.

Após experimentar a distribuição, convidamo-los para responder ao questionário abaixo, a fim de aprimorarmos o projeto:

https://goo.gl/forms/M8vp3Limt9WWDCk13

Muito obrigado pela atenção!

1 curtida

Bom dia, tentei baixar a ISO, mas não consegui. fiz o cadastro no openid mas não da acesso e diz que a pagina não foi encontrada. pode dar uma ajuda ?

De fato, infelizmente o site do SUSE Studio está com problemas para ser acessado com o login do Google nas últimas semanas. Experimente utilizar outro login social (Facebook ou Twitter) ou criar uma conta Novell.

Ou então utilize o link direto abaixo (mas ele não vai permitir acessar o “testdrive on-line”, tampouco o seu download vai ser contabilizado nas minhas estatísticas):

https://susestudio.com/a/VX2m2Y/oi-suse-pms/download/oemiso

IMPORTANTE: Realizamos alguns testes nas últimas semanas e constatamos que, mesmo com 2GB de memória RAM, a experiência de uso de um sistema de 64 bits nos computadores do pregão 83/2008 com 3 terminais tem se mostrado sofrível em casos extremos (3 navegadores Firefox abertos ao mesmo tempo rodando um jogo em Flash ou um vídeo no Youtube, por exemplo). Por ora, o OI-SUSE não é recomendável nestes casos.

Para quem não conseguiu fazer login no SUSE Studio e baixou a ISO pelo link direto, seguem as informações sobre login/senha dos usuários:

senha de root: qwe123

Usuários:

  • “Professor” (professor) - senha: professor
  • “Modelo para Freeze” (freezetemplate) - senha: freeze
  • “Aluno #0” (aluno0) - senha: aluno0
  • “Aluno #1” (aluno1) - senha: aluno1
  • “Aluno #2” (aluno2) - senha: aluno2
  • “Aluno #3” (aluno3) - senha: aluno3
  • “Aluno #4” (aluno4) - senha: aluno4

Boa noite, Laércio.
Faz algum tempo que uso os repositórios que você disponibilizou a certo tempo atrás para Debian. Enfim como não tenho perspectiva de troca dos computadores da escola continuo usando pois apresentam maior desempenho que o LE.
Estava tentando usar o Debian 9 porém ainda não obtive êxito na configuração, alguma dica?
Vou testar também o openSuse, estou conseguindo baixar com a conta do Twitter, porém tenho certa predileção ao Debian, o Suse apresentou melhores resultados? O pregão da minha escola é o 83/2008.

Muito obrigado por toda contribuição, não faz ideia do quanto ajudou nossa escola.

Abraço.

Bom dia, @luizsabino!

Infelizmente, a plataforma SUSE Studio tem se mostrado muito instável nos últimos meses, de modo que dificilmente continuaremos mantendo o OI-SUSE lá, pelo menos enquanto essas instabilidades não forem resolvidas.

Em princípio, o nosso roteiro para o Ubuntu 16.04.2 (atualizado na semanada passada) descrito em Multiterminal ativação no UBUNTU 16.04 LTS deve funcionar também para o Debian 9, com algumas ressalvas (por exemplo, editar os scripts de configuração do multiterminal, removendo o sufixo -hwe-16.04 dos pacotes a serem instalados).

Vou tentar adaptar esses scripts para torná-los compatíveis com o Debian 9, bem como novas versões do Ubuntu (17.04 e posteriores). Você poderá testar o roteiro nos próximos dias.

Obrigado por responder tão prontamente.

Vou executar os testes no período da tarde. Tenho mais algumas questões, o Debian suporta o freeze? Se sim, na linha 12 devo substituir Xubuntu (No caso do script para XFCE)?

Se eu usar a placa TN 502 em outro computador (mais novo) há possibilidade de funcionar?

Obrigado! Abraço.

Laercío,

As escolas aqui de Pernambuco, receberam do governo federal por volta de 2010, uns quiosques com 3 terminais com um pc placa mãe IPM41D3 com uma placa de video x350 da ncomputing. Esses terminais funcionam (os poucos que ainda funcionam) com windows 7.Estou tentando restaurar esses quiosques com uma solução livre, por isso gostaria de saber se existe a possibilidade de ter um driver (x350) para o oi suse pms para adotar esse linux nesses multiterminais. Uma solução que também pensei e testei foi não usar esse hardware e substituir por uma placa de video TN 502 e usar dois HUBs , os terminais até funcionaram, mas as vezes os terminais ligados a placa de video ficaram algum tempo sem realizar o login ou quando realizam login não mostra imediatamente a área de trabalho.Sei que esse problema está ligado ao licenciamento do multiterminal. Encontrei um driver para a x350 para ubuntu 10.04 LTS nesse link: http://www.multiusuario.com.br/downloads.php Existe solução para essas opções .Aguardo contato.

Olá,

Gostaria de saber como colocar IP fixo nessa versão, pois quando vou no NM, na opção “Editar Conexões” não acontece nada. Já tentei com o usuário Professor e mesmo assim não funciona; indo pelo Yast ele dá uma mensagem dizendo que é o NM que gerencia a conexão.

Desde já agradeço a colaboração dos colegas

Olá!

Se a configuração de IP fixo do NM não está funcionando pra você, experimente mudar o gerenciador de rede para “Wicked” no YaST. Depois da troca, você pode configurar o IP fixo diretamente pelo YaST.

Tentei acessar o primeiro link ( https://susestudio.com/a/VX2m2Y/oi-suse-pms ) mas ele retorna um BUG.
Há uma outra saída?
Na minha Escola, os computadores são do pregão FNDE 71/2010 e todos os terminais (10) estão conectados a 3 monitores. Com a distro XUBUNTU eles funcionam bem mas qualquer com outra não consigo usa consigo configurar os 3 ou mesmo 2 monitores.
Outra coisa aquela rotina constante do LINK do gitlab ( git clone http://gitlab.sme-mogidascruzes.sp.gov.br/pte/proinfo-ubuntu-config.git ) agora retorna uns SCRPITS diferentes na pasta >> proinfo…etc e nada mais funciona como antes.

O novo roteiro resumido para o Xubuntu pode ser lido aqui: Multiterminal ativação no UBUNTU 16.04 LTS

De qualquer forma, estamos trabalhando numa outra solução, desta vez baseada no Debian 9 “Stretch”, revisando todas as configurações introduzidas no OI-SUSE, bem como aquelas divulgadas para o Xubuntu. Estou finalizando os últimos testes internos pra ter certeza de que o multiterminal está funcionando antes de publicar as primeiras imagens ISO.

Segundo esta notícia, o SUSE Studio será integrado ao Open Build Service, o que — espero eu — traga mais robustez e estabilidade ao processo de construção de imagens ISO remasterizadas do openSUSE.

Vou aguardar o término deste processo para dar continuidade ao projeto OI-SUSE, se bem que ele só será útil na rede onde eu trabalho na medida que a demanda por SOs de 32 bits diminuir — o que não é o caso, pois ainda temos muitas máquinas antigas com pouca memória RAM, incapazes de rodar um SO de 64 bits satisfatoriamente.

Neste meio tempo, iniciei um novo projeto a partir da experiência adquirida no SUSE Studio. Preparei uma ISO baseada no Debian 9 “Stretch” já preparada para os multiterminais (segundo o roteiro já publicado para o Xubuntu). Eu espero conseguir disponibilizar a ISO para download na próxima terça-feira.

Retomando o foco no Ubuntu 16.04.3 LTS e posteriores, estou divulgando nosso novo projeto!

Olá Laércio,
Como os links do OISUSE não estão mais online, e esse sistema na minha opinião obteve um ótimo desempenho no pregão 71/2010 para o multiterminal, então resolvi disponibilizar um link para quem quiser baixar e instalá-lo nos pc de laboratórios do pregão citado. Link do OISUSE_PMS.X86_64-0.4.0 no google drive (imagem ~ 4 Gb):
https://drive.google.com/file/d/1IEz6TKlxreNHDCC_8KsK-HeZKd5Sie4E/view?usp=sharing
Pc do pregão 71/2010 com o OISUSE instalado.
IMG_20180507_132007