O que faço com pregão 83/2008- Linux Educacional 3?

Bom dia colegas!
Não consigo atualizar os aplicativos do Linux educacional 3, Pelo que entendi, se o 3 está descontinuado os repositorios estão sendo “descontinuados também”, é isso?
Já tive que trocar duas placas mães para o laboratório não parar (pregão 83/2008) e não consigo cadastrar a licensa MAC Address, e os problemas só estão aumentando afff.
Será que o hardware deste pregão suporta o Linux 6, não vai ficar lendo, travando …??? Alguém pode me ajudar com essas dúvidas por favor Obrigada

Olá, o hardware suporta o LE6, mas somente na versão “monoterminal”. Com o multiterminal, que estamos testando em nosso laboratório agora, o uso ficou bastante prejudicado no 23/2008.

1 curtida

Enquanto o LE6 “Lite” não sai, nós estamos utilizando o Lubuntu aqui em Mogi das Cruzes. Importante: se as suas máquinas ainda estão com 1GB de memória RAM, utilize a versão de 32 bits!

Nós disponibilizamos uma ISO remasterizada do Lubuntu 16.04.3 de 32 bits, com vários pacotes educacionais pré-instalados e com a nossa solução para multiterminal (menos aprimorada que a solução do C3SL que virá no LE6) pré-configurada. Só precisa instalar o sistema e ligar os hubs USB e cabos VGA nos lugares certos! Segue o link para download:

https://drive.google.com/open?id=1VD0AvZVaaLdYMam4a_kHJk0bzrgcAIxL

3 curtidas

Não!!! Se entendi aqui é 64!!! Porque?

Olá Colega!
Primeiro gostaria de agradecer a sua atenção e antes de começar a fazer alterações aqui, gostaria de mais alguns detalhes! Por favor :wink:
A ligação nos hubs segue o padrão?
Hj tenho 3 monitores na CPU (Lembrando que no Linux 3.0) vc sabe me dizer se consigo manter os três?
Obrigada por dividir sua experiencia!! Valeu
Abç

A nossa solução multiterminal faz uma associação estática entre as portas USB traseiras da placa-mãe e as saídas de vídeo da placa TN-502. Em contrapartida, a solução criada pelo C3SL para o LE6 utilizará uma associação dinâmica parecida com a do Userful Multiseat.

As portas USB traseiras possuem uma numeração interna de 1 a 4, mas a disposição física destes números varia de um modelo de placa-mãe para outro. Em geral, a porta USB 1 costuma ser a que fica em cima e à esquerda.

O roteiro básico para quem nunca identificou a numeração das portas USB é o seguinte:

  1. Tire todos os hubs e ligue o teclado/mouse associados ao vídeo on-board nas portas USB frontais, temporariamente.

  2. Ligue o segundo monitor na saída de vídeo LVDS da placa de vídeo (é aquela saída que fica mais próxima à tampa do gabinete)

  3. Ligue o hub associado ao segundo monitor à porta USB 1 (provavelmente, a que fica em cima e à esquerda) e veja se aparece a tela de login e se o teclado/mouse estão respondendo no segundo monitor. Se não funcionar, ligue o hub em outra porta USB (vai tentando até achar).

  4. Uma vez acertado o segundo terminal, ligue o terceiro monitor na outra saída de vídeo da placa.

  5. Na tentativa-e-erro, ligue o hub associado ao terceiro monitor nas outras portas USB até achar a porta correta (esta será a porta USB 2).

  6. Por fim, tire o teclado/mouse das portas USB frontais e ligue nas portas USB traseiras que sobraram. Se for necessário usar um hub para o primeiro terminal (por exemplo, se o gabinete fica longe do monitor), você pode ligá-lo em uma das portas USB traseiras que sobraram.

Os computadores do pregão 83/2008, apesar de possuir uma CPU compatível com 64 bits, geralmente vêm com apenas 1GB de memória RAM, o que pode ser insuficiente para rodar um sistema de 64 bits em 3 terminais ao mesmo tempo (SO e aplicativos de 64 bits consomem mais memória RAM que os de 32 bits).

Em um teste que fizemos me Mogi das Cruzes há uns 2 anos, rodando um vídeo do Youtube no Firefox em 3 terminais ao mesmo tempo, observamos uma diferença de até 400MB no consumo de memória RAM entre um sistema de 32 e outro de 64 bits.

Se você fizer um upgrade de memória RAM para 2GB ou mais nos computadores do pregão 83/2008, aí sim, você já poderá rodar um sistema de 64 bits tranquilamente.

Boa tarde atos, sou novo aqui, gostaria de perguntar se o lubuntu 16.04 multiterminal pode atualizar os pacotes diariamente e TB pode instalar outros jogos ? Eu atualizei idiomas e os pacotes, após reiniciar o outro monitor parou de funcionar, detalhes: multiterminal 83/2008, dois monitores e USB ligado nas portas corretas, conforme instruções daqui.

Amigo @lbssousa este lubuntu funciona apenas com placas tn-502 ou posso utilizar outras placas de video?

Boa tarde!

Além das placas TN-502, há alguma chance de a solução multiterminal do oi-lab funcionar com placas de vídeo NVIDIA ou AMD com os drivers de código aberto já inclusos na distribuição Linux que você usa. Infelizmente, porém, não tenho um hardware desses para fazer os testes e aparar as arestas do oi-lab.

Porém, há uma ressalva: para montar um multiterminal com uma placa de vídeo PCI-Express x16 moderna, é preciso que o seu conjunto processador+placa-mãe permita usar uma placa dessas sem matar o vídeo on-board (ou que a sua placa-mãe tenha dois slots PCI-Express x16, para colocar duas placas externas). Os computadores do ProInfo — pregões 71/2010 e anteriores — não são compatíveis com este recurso.

Olá pessoal!

Eu também sou responsável por uma sala do pregão 83/2008…já passei pelo LE3, LE4, LE5 agora estou migrando para o Mint19 32 bits e estou “matando” os multiterminais. O porque dessa decisão é que o LE4 está descontinuado, o LE5 não atende as necessidades de uso (os alunos não se adequam ao ambiente gráfico e tem alguns pontos que eu precisava travar para que alunos não tivessem acesso e algumas configurações personalizadas e não é possivel fazê-lo) o LE6 nem vou tentar usar porque o hardware não está mais suportando a placa pci TN-502…os slots pci e a placa não tem contato, se tem contato um sopro faz tudo sair dos trilhos e ai vai quase uma semana pra voltar ao normal e quem trabalha com criança sabe que tudo é possivel…depois de 2 anos tentado fazer essas placas e slots pararem conectados com apoio de papel, apoio de borracha, cola quente, elastico pra segurar os conectores VGA (o gabinete da positivo não ajuda em nada também!) eu desisti. Agora todos os micros serão standalone e pronto. Peço desculpas ao pessoal por “reviver” o post mas acho que meu textinho tem meio a ver com o problema, já que as vezes uma simples limpada nos conectores não ajuda nada no nosso caso.

Valeu e força aos guerreiros que conseguem fazer esse trem funcionar!

Bom dia, estou brigando com as máquinas do pregão 83/2008, com a configuração básica de 1 GB. Instalei a versão que vocês modificaram, porém um terminal ficou funcionando bem e os outros dois estão muito lentos, teria alguma configuração para corrigir ?

Tenho recebido relatos de que o Lubuntu 16.04 tem um desempenho melhor que o 18.04 nesses multiterminais com pouca memória RAM. Por isso, gerei mais uma imagem do OI-Lubuntu 16.04 para atender a essa demanda.

Link para download: https://drive.google.com/open?id=1RhpQcz_IskCimE4-kAFgKTYyIRB8WKow

Ok, estou fazendo download, estava com tudo configurado e funcionando naquela versão que vocês modificaram, mas agora acontece que só consigo logar em dois terminal, o terceiro inicia o login e volta novamente para tela de login, saberia algo a respeito?

Bom dia, por acaso não teria nenhuma versão com aplicativos do L E Educacional, no MINT? Acredito ser a mais leve para rodar em máquinas “pré históricas”. Att,