O Linux Educacional irá atualizar o Kernel automático?

E a galera tudo bem?

Estou iniciando e gostando do Linux Educacional 6 quanto ao Kernel ele está na versão 4.4 as atualizações serão feitas automáticas ou devo instalar manual?

Atenciosamente
Eric Koga

Olá Eric!

Eu já havia feito pergunta semelhante em outro tópico e ninguém me respondeu!

Sendo assim dei uma analisada e salvo alguma mudança até o lançamento o que temos no momento no LE6 são atualizações automáticas do sistema e sem upgrade do Kernel, eu disse upgrade e não update! Ou seja, o kernel deve ser atualizado dentro de sua versão, mas não para uma nova versão.

Se quiser um kernel mais novo que o 4.4 você terá que fazê-lo manualmente. Se essa foi a sua pergunta!
Quanto a não atualização da versão do kernel isso deve a dois fatores, o repositório Backports não estará ativo por padrão, o que pode levar o LE6 a usar o kernel 4.10, e não estão usando os kerneis série HWE do Ubuntu.

Apesar do LE6 ter como base o Ubuntu 16.04, ele não segue a mesma política de atualizações do mesmo! Em instalalações limpas o Ubuntu 16.04 já vem com o kernel 4.8 por padrão. Com o Backports ativo ele pula para o 4.10, entre outros kerneis que podem ser utlizados.

Devido ao parque de máquinas a que o LE6 vai ser utilizado, eu acredito que o kernel 4.4 está ótimo, inclusive é LTS. Se o uso de uma versão mais nova do kernel não for bloqueada, quem precisar poderá fazer essa mudança.

Já cheguei inclusive a comentar em outro tópico que não tive boa experiência com kernels mais recentes em máquinas antigas, o que não é novidade nenhuma.

Mas vamos aguardar alguma resposta oficial!

Se o LE6 for baseado no primeiro lançamento do Ubuntu 16.04, a atualização do kernel deve ser feita manualmente:

sudo apt-get install --install-recommends linux-generic-hwe-16.04

Caso ele tenha sido “rebaseado” em algum point-release do Ubuntu 16.04 (ex: 16.04.1, 16.04.2, 16.04.3, etc.), o pacote linux-generic-hwe-16.04 já deve vir instalado por padrão, garantindo os upgrades automáticos para o kernel.

Referência: https://wiki.ubuntu.com/Kernel/LTSEnablementStack

A questão importante é: você realmente precisa da versão mais recente do kernel? Seu hardware é muito novo e não é suportado pelo kernel 4.4? Precisa de algum recurso novo do kernel que foi introduzido após a versão 4.4?

Olá. Peço desculpas se não respondemos sua pergunta @galactus. Apenas complementando:

Existem duas versões de kernel no Ubuntu 16.04, o linux-generic (atualmente na versão 4.4) e o linux-generic-hwe-16.04 (atualmente na versão 4.10). O primeiro prioriza estabilidade, o segundo suporte a novos hardwares e funcionalidades.

Considerando que o LE é utilizado primariamente em computadores mais antigos, nós optamos por embarcar a versão mais estável do kernel. Vale salientar, porém, que caso a versão 4.10 ou outra venha a ser considerada estável, o Linux Educacional será atualizado automaticamente.

Erros encontrados no linux educacional 6

@dpasqualin, não precisa se desculpar por isso. Obrigado pela resposta! Foi o que imaginei quanto ao kernel do LE6. Como você mesmo disse o LE6 vai ser utilizado primariamente em computadores mais antigos, também concordo com a escolha do kernel 4.4 . Quem quiser ou precisar instala a versão mais nova do kernel.