Multiterminal sem Hubs

Olá,
Na escola onde trabalho, toda a sala de informática acabou sendo sucateada ao longo dos anos, e não encontro os HUBs que vieram com os computadores.

Pela falta de verba, estou tentando implementar o Multiterminal de forma manual, sem HUBs, e deixo algumas dicas para demais colegas, bem como uma dúvida para quem puder me ajudar.

É possível ligar dois terminais usando ou um par de Teclado e Mouse USB e outro PS/2, ou até mesmo dois pares USB, desde que um utilize as portas traseiras, e o outro as frontais. Pelo loginctl dá para associar eles corretamente, e a identificação inicial do Multiterminal já deixa dois monitores ativos - um na placa onboard, outro na TN-502.

Agora, quando tento ligar três monitores, a identificação inicial reconhece os três monitores, porém apenas ativa dois deles. As opções no loginctl não apontam lugar algum para que eu indique a TN-502 como display.

Onde que este dispositivo está definido? Só preciso dessa informação para ligar três estações a partir de um único computador, sem utilizar hubs, perdendo apenas a capacidade de uso da USB pelos 3 terminais (as portas restantes ficam restritas a 1 dos terminais) e um dos terminais fica sem áudio, mas são problemas corriqueiros perto da inexistência de um laboratório.

Quando conseguir, pretendo fazer um tutorial detalhado, que pode vir a ajudar colegas que se aventurem a fazer o mesmo.

Obrigado a todos!

Olá, @jonatas.rafael !

Na implementação do multiterminal no LE 6.1 até a presente data (01/08/2018), isto não é possível, pois são os hubs da ThinNetworks, não a placa TN-502, que são rotulados como dispositivos-mestre para novos terminais no systemd-logind.

A implementação do multiterminal que mantemos no oi-lab (e que já vem inclusa nas ISOs remasterizadas do OI-Xubuntu e OI-Lubuntu 18.04), em princípio, permite esta possibilidade, embora não o faça de forma totalmente automática.

Explico melhor: nesta implementação alternativa, conseguimos “forçar” a rotulação da placa TN-502 como dispositivo-mestre no systemd-logind, liberando os hubs deste encargo. Além disso, a implementação atual da ferramenta de configuração do multiterminal permite associar um único par teclado/mouse sem hub a um terminal. Os outros pares de teclados/mouses precisam estar ligados a hubs USB (não precisa ser necessariamente o modelo da ThinNetworks), ou você precisa associá-los manualmente, usando o comando

sudo loginctl attach seat-(...) /sys/devices/(...)

(complete as lacunas (...) conforme o seu caso). Para descobrir os caminhos /sys/devices/(...) completos para os seus teclados/mouses, você pode utilizar o comando

loginctl seat-status seat0

Olá Laércio,
Esse Lubuntu 18.04 disponível no link é multiterminal ? Tem a versão monoterminal ? Pode ser usado qualquer hub usb para acionar os multiterminais com a placa tn 502 ? Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber se existe a possibilidade de você elaborar um script para ligar e desligar o projetor multimidia LS 5580 Diebold para ser usado com lubuntu 18.04. Instalei num projetor o lubuntu 32 bits e rodou sem problema, mas o projetor só liga ou desliga manualmente. O sistema original é o LE 4.0 que está desatualizado. Aguardo contato. Grato.

  1. As ISOs do OI-Xubuntu e OI-Lubuntu 18.04 agora servem tanto para monoterminais como para multiterminais.
  2. Sim, você pode usar qualquer modelo de hub USB para configurar o multiterminal no OI-Xubuntu/OI-Lubuntu.
  3. Não tenho conhecimento sobre o hardware desse projetor, então não posso ajudá-lo. Sinto muito!

Quanto ao projetor Diebold, se o projetor interno for da benq…
Ele utiliza comandos pela porta serial para ligar e desligar o projetor.
Em uma outra escola já implementei Debian com um script que era executado durante a inicialização e um script em python que permitia desligar/ligar o projetor e reiniciar somente o computador sem desligar o projetor.
Vou rever os scripts e posto aqui no grupo.

Olá rlmadiuto,
Realmente o comando é pela porta serial, só existe essa conexão de dados entre o pc e o projetor, as outras são VGA interna e externa. Estava pensando usar o lubuntu 18.04 mas houve um problema no driver de som, vou usar o lubuntu 16.04, ele identifica o hardware da placa de som sem problema. Esses equipamentos ficam com a funcionalidade comprometida com o ultrapassado linux educacional 4.0 , demandando uma atualização de sistema operacional. Aguardo a postagem dos script. Grato.

Desculpem a demora

Segue o link para os aquivos para ligar e desligar o projetor “benq”

https://drive.google.com/drive/folders/1i1VPkEKY_KAehLaAWHZX9BDz8Lt9QUOI?usp=sharing

Baixe o arquivo “LigarDesligarProjetor_V1.tar.gz” e descompacte.
Dentro dele temos duas pastas
“Desliga_Projetor_RLM” e “usr”

  1. Desliga_Projetor_RLM -> interface gráfica que permite desligar o computador/projetor

  2. usr -> subdivide-se em bim e lib

2.1. lib -> contém arquivo “pon.txt” contendo instruções que serão enviadas para o projetor via porta serial.

2.2. bin -> contém o script “pon.sh” que deve ser executado pelo /etc/rc.local ou systemd (o modo de inicialização vai depender da distro instalada no projetor) ele é responsável por ligar o projetor durante o boot do computador.

Os arquivo da pasta usr devem ser salvos na pasta /usr/lib e /usr/bin respectivamente
De direitos de execução ao script /usr/bin/pon.sh , e direitos de leitura ao arquivo /usr/lib/pon.txt a todos

O script em python “desliga_proj-gtk.py” é a interface gráfica que permite o desligamento do equipamento ou sua reinicialização.
De direitos de execução a ele.

Caso a interface em sua distribuição Linux não seja “xfce4” altere o script “desliga_proj-gtk.py” para se adequar.

O usuário que vai executar o script “desliga_proj-gtk.py” deve fazer parte do grupo “dialout”
pode se usar o comando:

sudo adduser $USER dialout

Faça logout e entre novamente para “desliga_proj-gtk.py”

Boa tarde, ja instalei o oi-Lubuntu 16.04 e o oi-lubuntu-18.04.1, mas não consigo fazer o multiterminal funcionar. Estou usando a placa TN-502 com 2 saidas, … mas parece que o sistema não a reconhece.
Apos a instalação, tem algum esquema a ser seguido, ou arquivos para serem editados?
Estou quebrando a cabeça ja a duas semanas e nada dos outros dois monitores funcionarem.
Grato peala atenção.
Obs: Estou usando 2 hubs Thinnetworks.

Olá felipeaav,
Usando qualquer uma das versões do oi-lubuntu deveria aparecer algum sinal nos monitores 2 e 3. Confira as ligações dos hubs nos terminais USB trocando suas posiçoes e faça uma limpeza com borracha, pincel e limpa contato da placa TN-502 e conectores usb. Leia o post:https://forum.c3sl.ufpr.br/t/oi-lab-novo-projeto-para-facilitar-a-configuracao-do-multiterminal-no-ubuntu-16-04-3-e-posteriores/241

obrigado pela resposta, … mas ja fiz de tudo e não liga. com o linux educacional 6 funcionou, … mas esta muito pesado. queria usar o lubuntu mesmo.

Você instalou o OI-Lubuntu ou OI-Xubuntu 18.04? Neste caso, há duas hipóteses que fazem com que a configuração do multiterminal seja pulada e o sistema se comporte como monoterminal:

  • Falha na detecção da placa de vídeo TN-502
    • Execute o comando lspci | grep SM501: se não retornar nada, então a placa não foi detectada.
  • Falha da detecção dos teclados adicionais (o sistema interpreta a presença de um único teclado como setup monoterminal)
    • Execute o comando ls -l /dev/input/by-path | grep kbd e conte quantos teclados são listados na saída

Certifique-se de que não há mau contato dos hubs com o computador, nem dos teclados com os hubs.

Boa tarde, … instalei a oi-lubuntu-18.04.1-2018.07.31-desktop-i386.
Hoje liguei o micro, e como por milagre acionou os terminais, … mas com tela listrada no 3 terminal (aquele que tem um cabo flete na placa TN502).
Acho que não vou mexer mais não. Como diz o ditado , em terra de cego quem tem um olho é rei.
Só uma dúvida. Se eu usar uma outra placa que não seja a TN502 o multiterminal funciona tambem? Quem sabe eu arrumo umas nvidia de 64mb PCI.
Muito obrigado pela atenção e parabens pelo trabalho. Tem ajudado muitas crianças.

O oi-lubuntu 18.04 inclui uma solução para contornar este bug da tela listrada, mas só vai funcionar se você seguiu a nossa recomendação de criar uma partição de 1 ou 2GB, formatada como ext2, para o ponto de montagem /boot, durante a instalação do sistema. Se preferir, você pode formatar o computador e reinstalar o sistema seguindo esta recomendação.

Supondo que você já possua esta partição devidamente configurada no sistema, basta executar o comando sudo userful-rescue-enable (o computador vai desligar automaticamente). Depois disto, ligue o computador e aguarde todo o processo de inicialização (ele só é realizado na primeira inicialização, quando você liga o computador; depois disso, você pode reinicializar o oi-lubuntu à vontade).

Com relação a placas de vídeo, a solução multiterminal só funciona com as placas TN-502 para os pregões 71/2010 e anteriores. Há uma possibilidade de que a solução funcione com placas de vídeo PCI-Express x16 para os computadores do pregão 23/2012, mas não dispomos de hardware disponível para testá-la.

Obrigado pela atenção de todos. Como a escola fica longe do centro (1:30h de estrada de chão) vou deixar como esta mesmo. Se der algum problema fica dificil de atender a ocorrencia.