Multiterminal no LE 6 estável!

53

image

Agora só acende uma tela e a outra não conecta o teclado e o mouse!!! o que pode ser

Boa tarde!

Recomendamos que todos os interessados em instalar o Multiterminal sigam o tutorial de configuração detalhado que disponibilizamos no Manual do Usuário do LE6.

@ricardo_nteceilandia, é bastante provável que o seu problema seja solucionado ao seguir as instruções do manual. Se encontrar algum problema após seguir o manual, reporte aqui no fórum e estamos a disposição para auxiliar!

Obrigada pelo interesse na nossa solução!

2 curtidas

eu fiz tudo que manda no manual, mas tem uma coisa, só não usei o hub dos pregões 83 e 71, nesse pregão 23/2012 tem problema então como hub que vem embutido?

então temos o problema do hub do pregão 232012 que também não é compatível com a LE 06 multiterminal???

Perfeito!!! Consegui configurar todas as estações desta forma… mas tenho outra questão: como faço pra manter as configurações de proxy nos usuarios aluno? ao encerrar a sessão eles voltam sem o proxy, tem algum script? Grato… e parabéns pelo trabalho

Boa tarde, @ricardo_nteceilandia!

Os HUBs do pregão 23/2012 funcionam sim, mesmo embutidos nos monitores! Você prestou atenção na quantidade de HUBs em relação a quantidade de telas que deseja configurar? O que pode estar acontecendo é que há um HUB a mais conectado! Repare que, conforme explicado no Manual, é sempre um HUB a menos do que a quantidade total de telas. Desta forma, mesmo o HUB estando embutido na tela, uma das telas não deve ter seu HUB conectado ao computador - ao invés disso, deve ter os dispositivos correspondentes conectados diretamente no computador.

Nos avise se esse não for o problema e vamos trabalhar juntos para encontrar a solução!

2 curtidas

Oi @valterzak, estamos discutindo a questão do proxy nesse tópico. Poderia nos contar lá como você costuma fazer a configuração? Vamos tentar pensar em uma solução que funcione para a maioria dos casos.

Pessoal, lançamos uma nova ISO do LE com o multiterminal embarcado. Segue link da notícia:
https://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/2018/03/14/lancamento-do-le-6-1-com-multiterminal-integrado/

1 curtida

Olá bom dia, esse LE6 esta rodando liso nos pcs do pregão 83/2008, tentei instalar o multiterminal via terminal, as telas acenderam, apareceu a mensagem para preciona F1, dai a maquina reiniciou e nao funcionou mais, tentei atualizar e instalar novamente mais nao deu certo! as placas e hubs estao bons, pois estavam rodando o LE4, coloquei 2gb de RAM em cada gabinte! obg por ajudar, e o le6 ta muito bom!

Bom dia, @arlanalves.

Poderia responder algumas perguntas para que eu possa ajudá-lo?

  1. Você executou o comando sudo apt install xserver-xorg-hwe-16.04 antes de instalar o pacote do multiterminal e a instalação do pacote foi concluída com sucesso?
  2. Qual estado atual da máquina iniciada? Aparece o login do LE6? Os dispositivos conectados funcionam?
  3. Quantos monitores estão conectados na máquina? A mensagem de “Pressione a tecla F…” apareceu em todos eles?

Entendi agora, duas telas, somente um HUB ligado, a outra estação os periféricos devem estar ligado diretamente! vou fazer isso e te falo!

Sim executei, instalou com sucesso e pediu pra reiniciar, as maquinas são positivo do pregão 83/2008, e 3 monitores com hubs para cada um deles, aparece a mensagem “Pressione a tecla F…” em 2 das 3 telas, a terceira fica toda listrada! e o sistema não roda!

Listrada como na foto que eu postei no comentário mais acima (Multiterminal no LE 6 estável!)? Sinto informar-lhe, mas esta sua máquina é uma das felizardas cuja placa TN-502 manifesta o bug da tela listrada.

Há três maneiras possíveis de contornar este bug, que eu coloco aqui em ordem crescente de complexidade:

  1. Se o seu computador possui apenas 2 terminais, conecte o monitor na outra saída de vídeo.

  2. Se o seu computador possui 3 terminais, procure remanejar a CPU (ou, ao menos, a placa de vídeo), trocando de lugar com outra do seu laboratório que não manifeste o bug.

  3. Você vai precisar, de alguma forma, reiniciar o computador em um sistema baseado no Userful para forçar a placa de vídeo a “voltar ao normal” (eliminando a tela listrada) e depois reiniciar de volta para o LE6. Nós temos uma solução pronta para isto, mas vai exigir o download de uma imagem ISO de aproximadamente 450 MB.

Se a sua Internet for boa, você pode tentar baixar e instalar o seguinte pacote: https://code.launchpad.net/~oiteam/+archive/ubuntu/oi-lab/+files/oi-lab-userful-rescue_0.0.2+git20180308+build201803081531~ubuntu16.04.1_all.deb. Após a instalação bem-sucedida, você deve executar, como administrador, o comando sudo userful-rescue-enable (o computador será desligado automaticamente). Ligue o computador e aguarde todo o processo até o reboot automático para o LE6.

Bom dia, @arlanalves.

Nós estamos cientes desde problema e estamos investigando uma solução mais simples. Entretanto, o erro parece ser raro e encontramos dificuldades em reproduzi-lo em laboratório. Em cerca de um ano que trabalhamos com a solução multiterminal, apenas uma única vez esbarramos com esse erro. Neste caso, desligar a máquina por alguns instantes e voltar a ligá-la resolveu o problema.

Estamos fazendo o melhor para encontrar uma solução, mas por enquanto não temos algo definitivo. Tente desligar a máquina por alguns instantes e reinicie novamente. Se o problema persistir, nos avise e tentaremos auxiliar o melhor que pudermos.

A frequência com que este problema ocorre varia bastante de uma placa para outra. No meu laboratório, por exemplo, há 3 placas que apresentam este problema toda vez que o computador é ligado e uma que manifesta o problema ocasionalmente.

Uma coisa interessante que eu descobri acerca deste problema (e foi o que me motivou a elaborar a solução do userful-rescue-live) é que, se eu der boot num sistema com o Userful Multiseat pré-configurado, as placas voltam ao normal (o que me leva a crer que o problema esteja relacionado a alguma inconsistência com o driver de vídeo xf86-video-siliconmotion). A partir deste ponto, eu posso reiniciar o computador de volta para o meu sistema (e, a partir de então, reiniciar o computador quantas vezes eu quiser) que o problema não volta. Ele só vai se manifestar novamente quando eu desligar e ligar novamente o computador.

2 curtidas

Essas maquinas tem vida própria rs… tenho duas do 71/2010 que tiveram esse problema em alguns testes que fiz aqui… mas acabei deixando assim, só tentei reiniciar, mudei as portas e voltei a configuração inicial… no outro dia liguei e as mesmas maquinas voltaram normal… sem esse bug da tela!!! vai entender!!!

Ola @sbamerico infelizmente eu desliguei a maquina e ao ligar só funcionou um monitores os demais não ligaram, assim que saiu a versão multiterminal do LE6, eu formatei novamente as maquinas do laboratório, e ambas apresentaram o mesmo problema de tela listrada, todas as 5 maquinas do meu laboratório estão com esse problema, ambas ao deligar perderam vídeo em dois monitores, ficando só o padrão ligado diretamente na placa de vídeo onboard da placa mãe! assim que tiver uma solução me ajuda por favor, obg!

image