Multiterminal no LE 6 estável!

Sim executei, instalou com sucesso e pediu pra reiniciar, as maquinas são positivo do pregão 83/2008, e 3 monitores com hubs para cada um deles, aparece a mensagem “Pressione a tecla F…” em 2 das 3 telas, a terceira fica toda listrada! e o sistema não roda!

Listrada como na foto que eu postei no comentário mais acima (Multiterminal no LE 6 estável!)? Sinto informar-lhe, mas esta sua máquina é uma das felizardas cuja placa TN-502 manifesta o bug da tela listrada.

Há três maneiras possíveis de contornar este bug, que eu coloco aqui em ordem crescente de complexidade:

  1. Se o seu computador possui apenas 2 terminais, conecte o monitor na outra saída de vídeo.

  2. Se o seu computador possui 3 terminais, procure remanejar a CPU (ou, ao menos, a placa de vídeo), trocando de lugar com outra do seu laboratório que não manifeste o bug.

  3. Você vai precisar, de alguma forma, reiniciar o computador em um sistema baseado no Userful para forçar a placa de vídeo a “voltar ao normal” (eliminando a tela listrada) e depois reiniciar de volta para o LE6. Nós temos uma solução pronta para isto, mas vai exigir o download de uma imagem ISO de aproximadamente 450 MB.

Se a sua Internet for boa, você pode tentar baixar e instalar o seguinte pacote: https://code.launchpad.net/~oiteam/+archive/ubuntu/oi-lab/+files/oi-lab-userful-rescue_0.0.2+git20180308+build201803081531~ubuntu16.04.1_all.deb. Após a instalação bem-sucedida, você deve executar, como administrador, o comando sudo userful-rescue-enable (o computador será desligado automaticamente). Ligue o computador e aguarde todo o processo até o reboot automático para o LE6.

Bom dia, @arlanalves.

Nós estamos cientes desde problema e estamos investigando uma solução mais simples. Entretanto, o erro parece ser raro e encontramos dificuldades em reproduzi-lo em laboratório. Em cerca de um ano que trabalhamos com a solução multiterminal, apenas uma única vez esbarramos com esse erro. Neste caso, desligar a máquina por alguns instantes e voltar a ligá-la resolveu o problema.

Estamos fazendo o melhor para encontrar uma solução, mas por enquanto não temos algo definitivo. Tente desligar a máquina por alguns instantes e reinicie novamente. Se o problema persistir, nos avise e tentaremos auxiliar o melhor que pudermos.

A frequência com que este problema ocorre varia bastante de uma placa para outra. No meu laboratório, por exemplo, há 3 placas que apresentam este problema toda vez que o computador é ligado e uma que manifesta o problema ocasionalmente.

Uma coisa interessante que eu descobri acerca deste problema (e foi o que me motivou a elaborar a solução do userful-rescue-live) é que, se eu der boot num sistema com o Userful Multiseat pré-configurado, as placas voltam ao normal (o que me leva a crer que o problema esteja relacionado a alguma inconsistência com o driver de vídeo xf86-video-siliconmotion). A partir deste ponto, eu posso reiniciar o computador de volta para o meu sistema (e, a partir de então, reiniciar o computador quantas vezes eu quiser) que o problema não volta. Ele só vai se manifestar novamente quando eu desligar e ligar novamente o computador.

2 curtidas

Essas maquinas tem vida própria rs… tenho duas do 71/2010 que tiveram esse problema em alguns testes que fiz aqui… mas acabei deixando assim, só tentei reiniciar, mudei as portas e voltei a configuração inicial… no outro dia liguei e as mesmas maquinas voltaram normal… sem esse bug da tela!!! vai entender!!!

Ola @sbamerico infelizmente eu desliguei a maquina e ao ligar só funcionou um monitores os demais não ligaram, assim que saiu a versão multiterminal do LE6, eu formatei novamente as maquinas do laboratório, e ambas apresentaram o mesmo problema de tela listrada, todas as 5 maquinas do meu laboratório estão com esse problema, ambas ao deligar perderam vídeo em dois monitores, ficando só o padrão ligado diretamente na placa de vídeo onboard da placa mãe! assim que tiver uma solução me ajuda por favor, obg!

image

Estou com esse problema também… alguma solução a vista.

amigo, eu naõ entendi direito aqui a sua solução ? cade o arquivo de 450 mb, e esse .deb é pra estalar no LE 6?

Sim, o pacote .deb é pra instalar no LE6. O arquivo de 450MB será baixado automaticamente durante a instalação do pacote.

Arlan,
Se nao conseguiu baixar o arquivo .deb que Laercio de Sousa sugeriu acima, tente assim. Como essa versao me parece ter sido baseada no projeto Oi Lab, seria melhor tentarmos instalar lado a lado com o LE5. Reinicie o computador com outro sistema multiterminal instalado, assim reiniciamos o computador e clicamos na tela para escolher o LE5 naquela tela escura depois do post. Logue como admin e quando ver se as telas estiverem ok, reinicie pelo simbolo do userful em admin ou professor. Vou testar no LE6 Multiterminal aqui. Deu certo aqui no Lubuntu, certamente vai ajudar tambem no LE6. Acontece que de vez em quando a tela listrada volta, as vezes no outro dia. Teste e diga algo se deu certo ou nao. Qualquer coisa, tente adicionar outro pente de memoria no outro slot, use emprestado de outro PC para testar.

Ops, desculpem a falta de acentos, estava testando uma iso bootavel atraves de um pendrive.

https://discourse.c3sl.ufpr.br/uploads/default/original/1X/72753a4fae07881ba750c05b9ce8cd7e434d09bc.jpg

Tive esse mesmo problema na instalação numa instalação para teste no pregão 83/2008 com 2 telas.

No boot seguinte os hubs deixaram de funcionar, e a tela de login piscou algumas vezes. Ai para ter acesso ao sistema só conectando teclado e mouse diretamente no gabinete.

Bom dia, @RSlivre.

Você testou as sugestões que eu dei aqui e aqui? O problema do outro usuário foi resolvido ao seguir essas instruções.

Nos avise se ainda assim o problema persistir e encontraremos a solução :slight_smile:

1 curtida

Bom dia, @arlanalves e @lbssousa.

Nós estamos investigando uma solução mais simples para o bug da tela listrada, como eu expliquei aqui. Se vocês puderem contribuir conosco ao passar algumas informações da máquina que apresenta o bug, agradecemos!

Digitem em um terminal os seguintes comandos:
sudo cat /var/log/syslog
dmesg
journalctl -b0
Então copie o resultado impresso na tela e nos envie para que possamos analisar.

É importante que esses comandos sejam executados enquanto o bug esteja ocorrendo.

Muito obrigada pela colaboração!

1 curtida

Seguem os logs solicitados. Observação: estes foram obtidos a partir da minha instalação particular do oi-xubuntu. Provavelmente vocês encontrarão diversas mensagens que não estão relacionadas ao LE 6.1.

https://pastebin.com/FEGJrdw1

https://pastebin.com/63w1uWPK

https://pastebin.com/xCCqQZSx

boa tarde amigo, baixei o arquivo .deb e fiz como você falou, instalei e depois executei como sudo tudo direitinho e depois a maquina desligou. liguei de novo a maquina e novamente a tela listrada. alguma dica ?!!!

@ricardo_nteceilandia, se puder fazer o mesmo que eu pedi aqui, nos ajudaria a encontrar uma solução.

Oh cara, foi mal! Agora que eu vi que esse pacote sozinho tá com alguns arquivos faltando (eles foram incluídos no pacote oi-lab-proinfo-multi-seat-utils por engano). Já fiz a correção aqui e, assim que os pacotes atualizados estiverem disponíveis no nosso PPA, eu posto o link aqui de novo.

Não se preocupe! Você não vai precisar baixar o arquivo ISO de 450MB de novo.

comando: sudo cat/var/log/syslog

comando: dmesg