Multiterminal ativação no UBUNTU 16.04 LTS

Eu acho que não :grin: (pelo menos por enquanto). E diria mais: precisamos falar mais sobre o Lubuntu também.

Explico: quando nós começamos a pesquisar e desenvolver esta solução para os multiterminais, o desenvolvimento do LE 6.0 ainda não havia começado, então partimos diretamente da fonte, a família Ubuntu 16.04. Dentre os diversos sabores do Ubuntu que experimentamos em Mogi das Cruzes-SP, o Xubuntu foi o que melhor equilibrou a leveza e a riqueza de recursos e por isso vem sendo a nossa base de testes até o momento. No entanto, ao longo do desenvolvimento do LE 6.0, a interface escolhida, segundo os critérios estabelecidos pelo C3SL, foi a gnome-shell.

Não sei se alguém aí já testou a nossa solução diretamente no LE 6.0 (vou iniciar meus testes hoje), mas o meu palpite é de que a interface gnome-shell adotada nele deve ficar pesada para as fraquíssimas placas de vídeo TN-502. Além disso, o LE 6.0 (ao menos por enquanto) só está disponível para a arquitetura de 64 bits, tornando-o inviável para computadores do pregão 83/2008 com apenas 1 GB de RAM.

Não sei se está nos planos do C3SL continuar com o suporte ao pregão 83/2008, mas, em todo caso, à medida que os testes com os multiterminais avançarem, imagino que seja interessante discutir a possibilidade de se criar um “LE 6.0 Lite”, possivelmente baseado no Xubuntu ou Lubuntu, para atender a essa demanda (em nossos testes aqui em Mogi, apenas o Lubuntu de 32 bits, com o navegador Chromium e o zRAM ativado, conseguiu um desempenho satisfatório em 3 terminais com apenas 1GB de memória RAM).

Agradeço a todos do Forum e principalmente ao prof Laércio Sousa que com seus roteiros tornaram possível a soluçäo multiterminal, mesmo em pregöes 23/2012 após a substituiçäo da placa TN 750 pela TN 502. Tudo bem explicado pelo Laércio de Mogi das cruzes.

Laércio, estou com máquinas do pregäo 23/2012 funcionando perfeitamente com 4 Gb ram e substitui as TN 750 pelas TN 502 com sucesso (agradeço a vc pela dica). Aqui no Instituto Federal todos estäo satisfeitos com o Linux Educacional 6 multiterminal. Nos L/X/ubuntu os terminais a princípio travavam. Seu roteiro funcionou bem no LE 6, pregäo 23/2012 com placa de video TN 502.

Amigo como vc ativou o multiterminal no xubunto?

Sim, através das orientações encontradas nesse link:

http://gitlab.sme-mogidascruzes.sp.gov.br/pte/proinfo-ubuntu-config/wikis/Obtencao-dos-arquivos-de-configuracao-do-multiterminal

Prezados,

Estou dando a minha contribuição através do seguinte link ( https://mega.nz/#!vwBxQZgR!2yIz5t-09dUb4ahBjR8-A_f05BbPQ37OFCiJk-QqZ_k ) para quem tiver interesse em uma “solução PROVISÓRIA”, fácil e amigável para os multiterminais . O trabalho foi baseado no código escrito pelo Laércio S. e nos scripts de Marcos D. A instalação ainda usa a plataforma Xephyr. O sistema operacional escolhido foi o Xubuntu 16.04 ChaletOS 32bits. Os arquivos não são obtidos do repositório do Laércio por estarem em constante modificação o que poderia acarretar em erros no script de instalação. Por essa razão o nome “stable install”. Essa solução já vem sendo usada e aperfeiçoada, com bastante aceitabilidade, desde março de 2017 por alunos das seguintes Escolas Estraduais de Erechim-RS: E. E. José Bonifácio, C.E. Prof. Mantovani e E.E João Germano Imlau.
Por que experimentar essa versão modificada do trabalho do Laercio? R: Foram feitas correções nos arquivos do xorg para uma melhor resolução, grande estabilidade do sistema (principalmente no caso de desligamentos impróprios da CPU) e a distribuição escolhida tem interface amigável.
Pontos negativos:
1- O sistema não é 100% (uns 95%) traduzido para a lígua portuguesa;
2- Apenas 2 terminais nos pregões urbanos 2008 e 2010 e 3 terminais no pregão rural;
3- O mau contato nos hubs USB é um fato presente e a solução é simples: basta desconectar e reconectar o HUB USB que a tela do multiterminal volta do estado preto para o normal;
3- A reprodução de vídeos com o MPlayer ou VLC no terminal gerenciado pela placa multiterminal é inviável pois o modo “dualhead” anula a aceleração de video. No entanto, os vídeos podem ser normalmente assistidos no navegador de sua preferência por streaming;
4- O pacote de ícones semelhantes ao SO Windows possuem, em algumas situações, bugs de escala, entretanto, podem ser removidos da configuração do desktop.

Para instalar favor ler o manual incluso.
Juntamente com a instalação do multiterminal há um script para a instalação da LOUSA DIGITAL MOVEL na distro ChaletOS 16.04 32bit com seu respectivo manual.
Referências do usuário: portou o sistema Biblivre 4 e 5 para a plataforma linux
( http://www.biblivre.org.br/forum/viewtopic.php?f=60&t=3675&sid=f6d4d49a9124ffbd19316925beaf3c73 )

Lousa Digital no LE6

Sei que já se passou muito tempo, desde a abertura do forum, mas se alguém puder ajudar, agradecerei.

Seguindo o GIT do colega Laercio, percebi que alguns scripts citados não estão disponíveis: /proinfo-ubuntu-config/criar-usuarios-alunos.sh e configurar-multiterminal.sh

Trabalho numa escola municipal e gostaria ativar 2 ou 3 terminais.
Mas até agora não funciona.

Instalei Lubuntu, conforme orientado no POST. Mas depois que reinicio o PC, a inicialização trava antes de carregar o LIGHTDM

Atualmente nossa abordagem mudou para um novo projeto, chamado oi-lab:

A ideia agora é disponibilizar aqueles scripts de configuração na forma de pacotes DEB instaláveis. Para facilitar um pouco as coisas, nós disponibilizamos algumas ISOs remasterizadas do Lubuntu (32 bits) e Xubuntu (64 bits) com o oi-lab pré-instalado e pré-configurado para o multiterminal (só precisa ligar os hubs USB nas portas corretas).

O link para download do Lubuntu (pregão 83/2008) é https://drive.google.com/open?id=1VD0AvZVaaLdYMam4a_kHJk0bzrgcAIxL

O linke para download do Xubuntu (pregão 71/2010) é https://drive.google.com/open?id=1Mbxa7jwOyoQ9NIWPs-Ho03myqIDaei5P

Olá, então temos um laboratório 71/2010 aqui em nosso estabelecimento, para instalar o sistema tranquilo, precisamos de algumas dicas um passo a passo, para instalar o multiterminal, lembrando que temos um servido proxy que nos auxilia! Fico agradecido

Claudiomiro, se vc optar por baixar o pacote instalador que disponibilizei no post acima intitulado de “solução PROVISÓRIA” para o multiterminal vai descobrir que no manual de instalação tem um passo a passo de adequação de hardware, com a senha da BIOS do pregão 702010, com um pequeno tutorial de como bootar pelo CD/DVD e o próprio script indica a correta posição dos cabos para o multiterminal.

Multiterminal01

Reenviando o link do instalador: https://mega.nz/#!vwBxQZgR!2yIz5t-09dUb4ahBjR8-A_f05BbPQ37OFCiJk-QqZ_k

Desculpe a ignorância, mas se é necessário fazer um disco para realizar a instalação por boot? Ou seja, instalar isso por cima do 6.0? ou pode ser feito dentro do sistema? Obrigado!

Lamento, mas não posso ajudar no seu caso em particular. Como foi mencionado anteriormente, esta é uma alternativa PROVISÓRIA para os multiterminais, isto é, para quem tem ainda instalado o Linux Educacional 5.0 (12.04-32bit), e quer atualizar o multiterminal para a versão 16.04 (32bit), lançada em 2016, sem ter que aguardar a solução definitiva para os multiterminais. Quem já instalou Linux Educacional 6.0(64bit) sugiro aguardar a solução oficial a fim de não perder o trabalho já executado.
No caso do Linux Educacional 5.0 (Ubuntu 12.04) a solução chegou em meados de 2015 e o sistema perdeu suporte (5 anos=LTS) em abril de 2017 como consta no seguinte link:

Boa tarde! Desculpem a minha falta de conhecimento. Estamos usando a solução Xubuntu 16.04 + multiterminal (solução oi-xubuntu), porem surgiu me uma duvida, como eu faço para ter apenas 1 usuario Aluno onde pode-se fazer login nas outras estações ( 1 PC com multiterminal e 3 monitores) ?

Olá, instalei o linux educacional 6.0 stable versão(22/12/2017) nos computadores do pregão 71/2010 e estou com dificuldade de configurar o multiterminal. Como faço tem algum passo a passo ?

Boa tarde!

Não é recomendável fazer login em mais de um terminal com a mesma conta de usuário!

O login de aluno do LE6, por exemplo, é uma personalização do recurso de login de convidado do LightDM — que, na verdade, cria uma conta de usuário temporária a cada login.

O que você pode fazer, para facilitar o seu trabalho, é ativar o login automático nos terminais. Tem um arquivo pré-preenchido em /etc/lightdm/lightdm.conf.d/10-oi-lab-autologin.conf. É só descomentar (apagar o # no início das linhas) e ajustar o timeout (ou deixar comentado, se você quiser o login automático imediato).

Bom dia, warleylima!

A versão do Multiterminal Oficial será lançada em breve, então teremos um manual detalhado sobre a instalação.

Agradecemos pelo interesse!

voce ja tentou excecutar com sudo ou como root ???

Bom dia
Sim obrigado, mas tem alguma previsão de data?

Ola a todos!
estou fazendo um trabalho voluntario no colégio estadual aqui de Florianópolis, SC.
Instalei todas as versões lubuntu xubuntu oi-xubultu 64 e também 32 bits a principio tudo certo só que em todos os casos quando in instalo os módulos multiterminal vai subir ou reinicia ele apresenta a seguinte mensagem:

/dev/sda1: clean, 272042/45531136 files/ 48311821/182103808 blocks

e não sobe o modo gráfico.
control+Alt+F1 entro no terminal mas não encontrei o problema.

No meu caso estou instalando “tentando” em um laboratório 71/2010 com maquinas CCE, pelo que vejo nos outros posts todo são maquinas positivo
a placa mãe destas maquinas é MSI modelo MS-7592 ver: 5.2
se alguém poder me ajudar.
Agradeço a atenção.

A máquina que postei a foto anteriormente é uma cpu CCE mas na instalação em questão funcionam apenas 2 terminais. Verifique se a placa multiterminal é detectada com o comando: lspci
Deve aparecer o nome siliconmotion