Multiterminal ativação no UBUNTU 16.04 LTS


#42

Eu acho que não :grin: (pelo menos por enquanto). E diria mais: precisamos falar mais sobre o Lubuntu também.

Explico: quando nós começamos a pesquisar e desenvolver esta solução para os multiterminais, o desenvolvimento do LE 6.0 ainda não havia começado, então partimos diretamente da fonte, a família Ubuntu 16.04. Dentre os diversos sabores do Ubuntu que experimentamos em Mogi das Cruzes-SP, o Xubuntu foi o que melhor equilibrou a leveza e a riqueza de recursos e por isso vem sendo a nossa base de testes até o momento. No entanto, ao longo do desenvolvimento do LE 6.0, a interface escolhida, segundo os critérios estabelecidos pelo C3SL, foi a gnome-shell.

Não sei se alguém aí já testou a nossa solução diretamente no LE 6.0 (vou iniciar meus testes hoje), mas o meu palpite é de que a interface gnome-shell adotada nele deve ficar pesada para as fraquíssimas placas de vídeo TN-502. Além disso, o LE 6.0 (ao menos por enquanto) só está disponível para a arquitetura de 64 bits, tornando-o inviável para computadores do pregão 83/2008 com apenas 1 GB de RAM.

Não sei se está nos planos do C3SL continuar com o suporte ao pregão 83/2008, mas, em todo caso, à medida que os testes com os multiterminais avançarem, imagino que seja interessante discutir a possibilidade de se criar um “LE 6.0 Lite”, possivelmente baseado no Xubuntu ou Lubuntu, para atender a essa demanda (em nossos testes aqui em Mogi, apenas o Lubuntu de 32 bits, com o navegador Chromium e o zRAM ativado, conseguiu um desempenho satisfatório em 3 terminais com apenas 1GB de memória RAM).


#43

Agradeço a todos do Forum e principalmente ao prof Laércio Sousa que com seus roteiros tornaram possível a soluçäo multiterminal, mesmo em pregöes 23/2012 após a substituiçäo da placa TN 750 pela TN 502. Tudo bem explicado pelo Laércio de Mogi das cruzes.


#44

Laércio, estou com máquinas do pregäo 23/2012 funcionando perfeitamente com 4 Gb ram e substitui as TN 750 pelas TN 502 com sucesso (agradeço a vc pela dica). Aqui no Instituto Federal todos estäo satisfeitos com o Linux Educacional 6 multiterminal. Nos L/X/ubuntu os terminais a princípio travavam. Seu roteiro funcionou bem no LE 6, pregäo 23/2012 com placa de video TN 502.


#45

Amigo como vc ativou o multiterminal no xubunto?


#46

Sim, através das orientações encontradas nesse link:

http://gitlab.sme-mogidascruzes.sp.gov.br/pte/proinfo-ubuntu-config/wikis/Obtencao-dos-arquivos-de-configuracao-do-multiterminal


#47

Prezados,

Estou dando a minha contribuição através do seguinte link ( https://mega.nz/#!vwBxQZgR!2yIz5t-09dUb4ahBjR8-A_f05BbPQ37OFCiJk-QqZ_k ) para quem tiver interesse em uma “solução PROVISÓRIA”, fácil e amigável para os multiterminais . O trabalho foi baseado no código escrito pelo Laércio S. e nos scripts de Marcos D. A instalação ainda usa a plataforma Xephyr. O sistema operacional escolhido foi o Xubuntu 16.04 ChaletOS 32bits. Os arquivos não são obtidos do repositório do Laércio por estarem em constante modificação o que poderia acarretar em erros no script de instalação. Por essa razão o nome “stable install”. Essa solução já vem sendo usada e aperfeiçoada, com bastante aceitabilidade, desde março de 2017 por alunos das seguintes Escolas Estraduais de Erechim-RS: E. E. José Bonifácio, C.E. Prof. Mantovani e E.E João Germano Imlau.
Por que experimentar essa versão modificada do trabalho do Laercio? R: Foram feitas correções nos arquivos do xorg para uma melhor resolução, grande estabilidade do sistema (principalmente no caso de desligamentos impróprios da CPU) e a distribuição escolhida tem interface amigável.
Pontos negativos:
1- O sistema não é 100% (uns 95%) traduzido para a lígua portuguesa;
2- Apenas 2 terminais nos pregões urbanos 2008 e 2010 e 3 terminais no pregão rural;
3- O mau contato nos hubs USB é um fato presente e a solução é simples: basta desconectar e reconectar o HUB USB que a tela do multiterminal volta do estado preto para o normal;
3- A reprodução de vídeos com o MPlayer ou VLC no terminal gerenciado pela placa multiterminal é inviável pois o modo “dualhead” anula a aceleração de video. No entanto, os vídeos podem ser normalmente assistidos no navegador de sua preferência por streaming;
4- O pacote de ícones semelhantes ao SO Windows possuem, em algumas situações, bugs de escala, entretanto, podem ser removidos da configuração do desktop.

Para instalar favor ler o manual incluso.
Juntamente com a instalação do multiterminal há um script para a instalação da LOUSA DIGITAL MOVEL na distro ChaletOS 16.04 32bit com seu respectivo manual.
Referências do usuário: portou o sistema Biblivre 4 e 5 para a plataforma linux
( http://www.biblivre.org.br/forum/viewtopic.php?f=60&t=3675&sid=f6d4d49a9124ffbd19316925beaf3c73 )


Lousa Digital no LE6
#48

Sei que já se passou muito tempo, desde a abertura do forum, mas se alguém puder ajudar, agradecerei.

Seguindo o GIT do colega Laercio, percebi que alguns scripts citados não estão disponíveis: /proinfo-ubuntu-config/criar-usuarios-alunos.sh e configurar-multiterminal.sh

Trabalho numa escola municipal e gostaria ativar 2 ou 3 terminais.
Mas até agora não funciona.

Instalei Lubuntu, conforme orientado no POST. Mas depois que reinicio o PC, a inicialização trava antes de carregar o LIGHTDM


#49

Atualmente nossa abordagem mudou para um novo projeto, chamado oi-lab:

A ideia agora é disponibilizar aqueles scripts de configuração na forma de pacotes DEB instaláveis. Para facilitar um pouco as coisas, nós disponibilizamos algumas ISOs remasterizadas do Lubuntu (32 bits) e Xubuntu (64 bits) com o oi-lab pré-instalado e pré-configurado para o multiterminal (só precisa ligar os hubs USB nas portas corretas).

O link para download do Lubuntu (pregão 83/2008) é https://drive.google.com/open?id=1VD0AvZVaaLdYMam4a_kHJk0bzrgcAIxL

O linke para download do Xubuntu (pregão 71/2010) é https://drive.google.com/open?id=1Mbxa7jwOyoQ9NIWPs-Ho03myqIDaei5P


#50

Olá, então temos um laboratório 71/2010 aqui em nosso estabelecimento, para instalar o sistema tranquilo, precisamos de algumas dicas um passo a passo, para instalar o multiterminal, lembrando que temos um servido proxy que nos auxilia! Fico agradecido


#51

Claudiomiro, se vc optar por baixar o pacote instalador que disponibilizei no post acima intitulado de “solução PROVISÓRIA” para o multiterminal vai descobrir que no manual de instalação tem um passo a passo de adequação de hardware, com a senha da BIOS do pregão 702010, com um pequeno tutorial de como bootar pelo CD/DVD e o próprio script indica a correta posição dos cabos para o multiterminal.

Multiterminal01

Reenviando o link do instalador: https://mega.nz/#!vwBxQZgR!2yIz5t-09dUb4ahBjR8-A_f05BbPQ37OFCiJk-QqZ_k


#52

Desculpe a ignorância, mas se é necessário fazer um disco para realizar a instalação por boot? Ou seja, instalar isso por cima do 6.0? ou pode ser feito dentro do sistema? Obrigado!


#53

Lamento, mas não posso ajudar no seu caso em particular. Como foi mencionado anteriormente, esta é uma alternativa PROVISÓRIA para os multiterminais, isto é, para quem tem ainda instalado o Linux Educacional 5.0 (12.04-32bit), e quer atualizar o multiterminal para a versão 16.04 (32bit), lançada em 2016, sem ter que aguardar a solução definitiva para os multiterminais. Quem já instalou Linux Educacional 6.0(64bit) sugiro aguardar a solução oficial a fim de não perder o trabalho já executado.
No caso do Linux Educacional 5.0 (Ubuntu 12.04) a solução chegou em meados de 2015 e o sistema perdeu suporte (5 anos=LTS) em abril de 2017 como consta no seguinte link:


#54

Boa tarde! Desculpem a minha falta de conhecimento. Estamos usando a solução Xubuntu 16.04 + multiterminal (solução oi-xubuntu), porem surgiu me uma duvida, como eu faço para ter apenas 1 usuario Aluno onde pode-se fazer login nas outras estações ( 1 PC com multiterminal e 3 monitores) ?


#55

Olá, instalei o linux educacional 6.0 stable versão(22/12/2017) nos computadores do pregão 71/2010 e estou com dificuldade de configurar o multiterminal. Como faço tem algum passo a passo ?


#56

Boa tarde!

Não é recomendável fazer login em mais de um terminal com a mesma conta de usuário!

O login de aluno do LE6, por exemplo, é uma personalização do recurso de login de convidado do LightDM — que, na verdade, cria uma conta de usuário temporária a cada login.

O que você pode fazer, para facilitar o seu trabalho, é ativar o login automático nos terminais. Tem um arquivo pré-preenchido em /etc/lightdm/lightdm.conf.d/10-oi-lab-autologin.conf. É só descomentar (apagar o # no início das linhas) e ajustar o timeout (ou deixar comentado, se você quiser o login automático imediato).


#57

Bom dia, warleylima!

A versão do Multiterminal Oficial será lançada em breve, então teremos um manual detalhado sobre a instalação.

Agradecemos pelo interesse!


#58

voce ja tentou excecutar com sudo ou como root ???


#59

Bom dia
Sim obrigado, mas tem alguma previsão de data?


#60

Ola a todos!
estou fazendo um trabalho voluntario no colégio estadual aqui de Florianópolis, SC.
Instalei todas as versões lubuntu xubuntu oi-xubultu 64 e também 32 bits a principio tudo certo só que em todos os casos quando in instalo os módulos multiterminal vai subir ou reinicia ele apresenta a seguinte mensagem:

/dev/sda1: clean, 272042/45531136 files/ 48311821/182103808 blocks

e não sobe o modo gráfico.
control+Alt+F1 entro no terminal mas não encontrei o problema.

No meu caso estou instalando “tentando” em um laboratório 71/2010 com maquinas CCE, pelo que vejo nos outros posts todo são maquinas positivo
a placa mãe destas maquinas é MSI modelo MS-7592 ver: 5.2
se alguém poder me ajudar.
Agradeço a atenção.


#61

A máquina que postei a foto anteriormente é uma cpu CCE mas na instalação em questão funcionam apenas 2 terminais. Verifique se a placa multiterminal é detectada com o comando: lspci
Deve aparecer o nome siliconmotion