Multiterminal ativação no UBUNTU 16.04 LTS


#17

No pregão 83/2008, a nossa solução para multiterminais está preparada para fazer os 3 terminais funcionarem (com a devida ressalva sobre o bug da tela listrada que afeta o 3ª terminal em algumas placas TN-502). Para fazer os 5 terminais funcionarem em um computador do ProInfo Rural, seriam necessárias duas placas TN-502.

Se por acaso o 3º terminal não estiver funcionando no seu multiterminal 83/2008, podemos analisar o caso.


#18

Publicamos uma longa notícia hoje no site do LE sobre o multiterminal. Segue link para quem tiver interesse: https://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/2017/07/10/multiterminais-limitacoes-e-a-busca-por-solucoes/


#19

@dpasqualin Sem desmerecer os testes que vocês fizeram para a escolha do ambiente desktop padrão do LE6, há que se levar em conta que, numa eventual versão para multiterminais do sistema, o ambiente GNOME pode não apresentar um desempenho satisfatório nos computadores multiterminais do ProInfo, devido à falta de aceleração gráfica nas placas de vídeo TN-502. Além disso, como a nossa solução atual depende do Xephyr (servidor X11 aninhado que roda em cima de outro servidor Xorg), a configuração do multiterminal fica inviável para o gerenciador de login GDM, padrão do GNOME, pois ele não permite a substituição do Xorg pelo Xephyr para subir as interfaces gráficas dos terminais. Se for o caso, deve-se substituir o GDM pelo LightDM.

Nos testes que fizemos aqui em Mogi das Cruzes-SP, o ambiente desktop que apresentou o melhor equilíbrio entre leveza e riqueza de recursos foi o Xfce, o que nos levou a adotar o Xubuntu 16.04 por padrão até o momento.

Outro ponto a ser levado em conta é que, em nossos testes, um sistema de 64 bits mostrou-se inviável para computadores multiterminais com menos de 2GB de memória RAM. Caso haja interesse em manter o suporte do LE6 aos computadores do pregão 83/2008 (quase a metade dos laboratórios de informática do ProInfo instalados em Mogi das Cruzes são deste pregão), seria muito importante disponibilizar uma ISO para a arquitetura de 32 bits.


#20

@lbssousa, nós entendemos as preocupações da comunidade quanto a desempenho, mas decidimos por considerar também outros requisitos, como acessibilidade e facilidade em implementar extensões e customizações. Além disso, os testes de performance foram feitos com mais de 10 instâncias dos aplicativos firefox e libreoffice abertas simultaneamente, então, em teoria, o sistema deve ser razoável mesmo com 4 terminais em uso. Por outro lado, o XFCE é muito bom realmente e também não desmerecemos sua decisão pelo Xubuntu 16.04 :wink:

Quanto ao GDM/Lightdm, estamos utilizando o LightDM no LE6. Vamos analisar a disponibilização da ISO 32bits, a princípio é viável, mas provavelmente só colocaremos no site após lançamento da versão final do LE6, que deve ocorrer em meados de setembro.


#21

Uma alternativa simples é instalar o LightDM e utilizar como o gerenciador de login padrão, desde incio do Linux Educacional, desde a cor ( usar branco no Linux Educacional 3.0 é para cegar as crianças ) e outros fatores que foram decidido pelos responsáveis e não agradaram a comunidade ,assim como acontecem em todas as distribuições linux mantidas por grandes ou pequenas organizações, basta personalizar ao seu gosto. O bom do linux é que quando descontem com alguma coisa, podemos modifica-lo. Como eu por exemplo, já usei o Xubuntu, mas depois de instalar o Debian 9 com XFCE, bem a diferença de estabilidade foi incrível. Assim como é possível ( não que seja recomendável ) instalar o XFCE no Linux Educacional , sabendo usar um pouco o terminal linux o céu não é o limite.


#22

ATENÇÃO: para quem for configurar o multiterminal numa instalação nova do Ubuntu 16.04.2 a partir de HOJE (27/07/2017), nós atualizamos o nosso roteiro tirando proveito das últimas atualizações do Ubuntu HWE para a versão 16.04, não sendo mais necessária a inclusão do nosso PPA com os pacotes modificados do X.Org Server.

Ainda estamos atualizando a documentação no nosso wiki, mas, resumidamente, o novo roteiro é o seguinte:

1. git clone http://gitlab.sme-mogidascruzes.sp.gov.br/pte/proinfo-ubuntu-config.git
2. cd proinfo-ubuntu-config/perfis/3terminais
3. sudo ./configurar-xephyr.sh
4. [OPCIONAL] sudo ./criar-alunos-xubuntu.sh (ou ./criar-alunos-lubuntu.sh)

A partir de hoje, disponibilizamos também um roteiro mais simples de configuração do multiterminal, que não requer o Xephyr, mas é limitado a 2 terminais apenas (além de apresentar efeitos colaterais com o ponteiro do mouse no terminal secundário). Caso queiram aplicar este roteiro, deverão substituir as linhas 2 e 3 acima por

2. cd proinfo-ubuntu-config/perfis/2terminais
3. sudo ./configurar.sh

Este novo roteiro pré-instala automaticamente a nossa solução para contornar o bug da tela listrada (ATENÇÃO: se você vai instalar o Ubuntu com uma partição /boot separada, certifique-se de que ela tem no mínimo 1GB de tamanho, para caber a ISO do Userful Rescue Live). Caso precise ativar a solução, basta executar

sudo userful-rescue-enable

Vou tentar preparar ISOs de 32 e 64 bits do Xubuntu e Lubuntu com a solução multiterminal pré-instalada, usando a ferramenta Remaster-GTK. Se obtiver sucesso, publico os links aqui.


[Off-Topic] Nova distribuição baseada no openSUSE Leap 42.2 para computadores do ProInfo
[Off-Topic] Nova distribuição baseada no openSUSE Leap 42.2 para computadores do ProInfo
#23

Aguardando ansiosamente por essa ISO!


#24

Boa noite, @lbssousa.

Estava comentando no tópico do OpenSuse sobre a possibilidade de usar seu script no Debian 9.
Fiz um teste agora a tarde, removi a referência a versão do Ubuntu no script da pasta 2terminais, porém a imagem não sobe para o 2o monitor. O que poderia estar ocorrendo?

Obrigado!


#25

Bom dia, @lbssousa.

Desculpe o incomodo, mas agora pela manhã consegui ligar o terminal, executei o script do Ubuntu, não funcionou. Copiei de uma das máquinas a pasta do proinfo com seus scripts para Debian 8, comentei a linha que atualizava a source.list e deu certo. Para criar os usuário utilizei o script do Xubuntu, também deu certo, vou personalizar algumas coisas agora.

Muito obrigado,


#26

Bom dia, gostaria de uma informação, para executar esse script “chmod a+x configurar-multiterminal.sh” necessito estar como root? Porque mesmo com o root não estou conseguindo executar esse comando, pretendo ativar o multiusuário, o que seria o userfull, tentei fazer como no 5 mas não obtive exito, gostaria se possível, mais informações, estou em um terminal conectado ao PRD, laboratório 712010! Aguardo instruções!


#27

Você não deve ter criado permissão para o seu usuário.
Crie um adicionando adduser professorX e dê permissão gpasswd -a professorX sudo
Tudo isso deve ser feito antes para poder usar o terminal tranquilamente.
Não se esqueça de criar seu usuário pois o sistema ainda é beta.
:slight_smile:


#28

Não há necessidade de criar um usuário específico para utilizar essa solução do multiterminal, o sistema já vem com o usuário admin e professor.


#29

@pperigob Os computadores de seu laboratório são de qual pregão ? Onde baixo o XUBUNTU 32 bits ou pode ser qualquer site ?


#30

Sim, estava me referindo que pode ser criado um usuário pessoal com o nome dele e ter permissões para usar o terminal. :slight_smile:


#31

O Site do Xubuntu é esse: https://xubuntu.org/


#32

Olá aqui em Goiânia, temos duas escolas com esse pregão e funcionou os 5 terminais, apenas inclui mais uma memória de 1gb, a máquina ficou com 2gb. Mas usei a solução de multiterminal da galera de Minas Gerais. Posso te passar a solução que tivemos. É importante frisar que utilizamos o LE 5.0 original, um abraço.

https://docs.google.com/document/d/1yYR0hq0xby5IgDCl1dSnVUBX8ac2UCQTd02ZgUh8APg/edit


#33

Ola tudo bem.
Somos representante e Assistência técnica dos novos minipoint ethernet o multiterminal da ThinNetworks
Fico a disposição para alinharmos suporte que venha precisar. sacsolution@hotmail.com

Solution Tech informática em Fortaleza-Ceará 85 30445172 ,
Agradeço desde já atenção …


#34

Novo projeto para multiterminais baseado no Ubuntu 16.04.3 LTS e posteriores!


#35

Olá, @Solutiontechinformat !

Pelo que conseguimos colegar de informações até o momento para configurar corretamente o multiterminal no Ubuntu 16.04 e posteriores utilizando hardware da ThinNetworks, encontramos as seguintes limitações:

  • O driver de código aberto xf86-video-siliconmotion, incluído por padrão no Ubuntu 16.04 e em diversas outras distribuições Linux, precisa urgentemente de manutenção. Atualmente, ele só é compatível com o chip SM501, utilizado nas placas TN-502, inviabilizando a solução para os computadores do pregão 23/2012 (que são equipados com placas TN-750 baseadas no chip SM750, ainda sem suporte no referido driver).

  • Além disso, algumas placas de vídeo TN-502 têm apresentado um “bug da tela listrada” na saída de vídeo LVDS (aquela convertida em VGA usando um cabo flat).bug-tela-listrada
    A única solução paliativa que encontramos para contornar este bug e dar boot primeiro em um sistema “live” com o Userful Multiseat pré-habilitado e, em seguida, reiniciar (sem desligar o computador) de volta para o Ubuntu.

  • Os drivers atualmente “mantidos” pela ThinNetworks, que funcionam para ambas as placas TN-502 e TN-750, só funcionam com o servidor Xorg modificado pela Userful (software proprietário). Não conseguimos, até o momento, fazer estes drivers funcionarem com o Xorg original.

  • Pensando no futuro do suporte ao Linux para o hardware da ThinNetworks, é imprescindível que haja drivers de vídeo implementados no nível do kernel (conhecidos como drivers “DRM/KMS”, ou “Direct Rendering Manager/Kernel Mode Setting”) compatíveis com este hardware. Você mencionou o MiniPoint Ethernet; saberia me dizer se há drivers DRM/KMS compatíveis com ele?

  • No momento, eu não disponho de tempo livre nem capacidade técnica para trabalhar na criação e manutenção de tais drivers (e talvez o pessoal do C3SL também não o tenha), mas seria interessante se vocês conseguissem compatibilizar os drivers originalmente criados para a solução da Userful, para que funcionem no Xorg original.


#36

Eu fiz todo o procedimento o sistema não ativou os demais terminais no LE 6.0!