Multiterminal ativação no UBUNTU 16.04 LTS

Seguindo o roteiro de instalação do UBUNTU 16.04 LTS ao digitar o comando: ./configurar-multiterminal.sh no BASH o sistema retorna a seguinte mensagem:

“Permissão negada.”

E agora?

Olá amigo. De qual roteiro exatamente você está falando? Poderia disponibilizar um link ou anexar o roteiro aqui?

De qualquer forma, provavelmente você precisa adicionar permissão de execução no script antes de executá-lo. Tente fazer o seguinte:

chmod a+x configurar-multiterminal.sh
./configurar-multiterminal.sh

Prezado dpasqualin, era somente isso que faltava. Com sua ajuda instalei em todos os hosts do laboratório a distribuição XUBUNTU- 32bis. Fiquei impressionado com a melhora no desempenho das máquinas.
Muito obrigado

1 curtida

Fico feliz que tenha funcionado. Poderia informar onde conseguiu esse script de instalação do multiterminal por favor?

http://gitlab.sme-mogidascruzes.sp.gov.br/pte/proinfo-ubuntu-config

Não funciona em alguns terminais com três monitores.

1 curtida

Já corrigi a permissão de execução do script no GitLab. Quem puxar o repositório via “git clone …” a partir de agora já vai receber o script pronto para execução. Quem já puxou pode atualizar a pasta executando “git pull”.

Boa tarde tenho algumas duvidas!

Executo as linha e aparece esses erros diretório estou fazendo correto?

sudo ./proinfo-ubuntu-config/criar-usuarios-alunos.sh
obs. neste comando

install: impossível analisar ‘lightdm/96-disable-guest.conf’: Ficheiro ou directoria inexistente
install: impossível analisar ‘mount-wrapper’: Ficheiro ou directoria inexistente
install: impossível analisar ‘prepare-clonezilla’: Ficheiro ou directoria inexistente
install: impossível analisar ‘pam_mount.conf.xml’: Ficheiro ou directoria inexistente
install: impossível analisar ‘xubuntu/.policy’: Ficheiro ou directoria inexistente
install: impossível analisar ‘freeze-session-auto’: Ficheiro ou directoria inexistente
install: impossível analisar ‘autostart/freeze-session-auto.desktop’: Ficheiro ou directoria inexistente
install: impossível analisar 'autostart-disable/
.desktop’: Ficheiro ou directoria inexistente
install: impossível analisar ‘xubuntu/uca.xml’: Ficheiro ou directoria inexistente
sudo ./proinfo-ubuntu-config/configurar-multiterminal.sh
obs. neste comando

install: impossível analisar ‘systemd/xorg-daemon.s*’: Ficheiro ou directoria inexistente
install: impossível analisar ‘udev/’: Ficheiro ou directoria inexistente
install: impossível analisar 'xorg/9[78]
.conf’: Ficheiro ou directoria inexistente
install: impossível analisar ‘seat-attach-assistant’: Ficheiro ou directoria inexistente
install: impossível analisar ‘update-xorg-conf’: Ficheiro ou directoria inexistente
install: impossível analisar ‘xorg-daemon’: Ficheiro ou directoria inexistente
install: impossível analisar ‘xephyr-wrapper’: Ficheiro ou directoria inexistente
install: impossível analisar ‘lightdm/*.conf’: Ficheiro ou directoria inexistente
./proinfo-ubuntu-config/configurar-multiterminal.sh: linha 16: update-xorg-conf: comando não reconhecido
Failed to execute operation: No such file or directory
Failed to start xorg-daemon.socket: Unit xorg-daemon.socket not found.

Você tem que estar na pasta proinfo-ubuntu-config para executar os scripts:
cd proinfo-ubuntu-config
sudo ./criar-usuarios-alunos.sh

OBSERVAÇÃO: não execute o script reconfigurar-rede.sh, pois ele vai desativar o Network Manager e substituí-lo pelo systemd-networkd. Apesar de o systemd-networkd funcionar corretamente no meu laboratório em particular, nós descobrimos que, em outras escolas da nossa própria rede que possuem uma infra-estrutura de rede bastante peculiar, apenas o Network Manager foi capaz de configurar a rede corretamente.

Muito Obrigado! Excelente trabalho esta de parabéns amigo, é a melhor solução vista até agora.

Obs. Uma duvida, tem algum programa que posso instalar no terminal que seja para fazer bloqueio de sites indevidos?

Desde já agradeço pela ajuda. Valeu!

Bom, andei procurando na web um meio mais eficiente de bloquear os site, sem depender daquele plugin blocksite, pq era só desabilitar o plugin e todos os sites bloqueados por ele voltavam a ficar ativos!!! www.google.com e outros até é bem simples de se fazer:

  1. abra um terminal e logue-se como professor
  2. com o editor de sua preferência digite:
    professor # nano /etc/hosts
    logo apos as linhas que indicam o
    localhost, (127.0.0.1 localhost)
    acrescente 04 zeros entre pontos (0.0.0.0)
    seguido do endereço que você precisa bloquear,
    vejam o exemplo a seguir como deve ser feito abaixo: 127.0.0.1 localhost HOME-3 127.0.1.1 HOME-3 0.0.0.0 www.google.com!
1 curtida

Uma solução bem simples que a gente adota aqui é utilizar os servidores de DNS FamilyShield, da CISCO/OpenDNS. Basta acrescentar as seguintes linhas ao seu arquivo /etc/resolv.conf:

nameserver 208.67.222.123
nameserver 208.67.220.123

Se os seus computadores estão configurados para pegar IP dinâmico, é mais conveniente configurar os endereços acima diretamente no seu roteador.

NOTA: O FamilyShield, ao contrário do OpenDNS normal, não permite personalizar a lista de sites bloqueados/liberados. Além disso, ele bloqueia todos os sites categorizados como “Proxy/Anonymizer”, incluindo o cache do Google, que costumamos utilizar para visualizar alguma página que saiu do ar.

2 curtidas

Muito Obrigado, Excelente isso mesmo que eu precisava.

Muito simples e interessante essa solução @lbssousa! Vamos tentar implementá-la por padrão no LE6, com uma opção de desligá-la temporariamente ou permanentemente conforme necessidade da escola. Obrigado!

1 curtida

Amigo tenho outras duvidas, consigo fazer funcionar o multiterminal do pregão “68/2009 daruma”

Usa esta placa como vídeo, com 5 terminais.

E outra duvida é no funcionamento do wifi no pregão 83/2008, pois configuro a rede manualmente wpa2 sendo toda vez que incia o usuário ele não conecta ou pede para colocar a senha de rede não memorizando a conexão automática.

Com relação à sua primeira pergunta, a resposta é, infelizmente, negativa. No momento, a solução para o multiterminais que nós apresentamos só é compatível com as placas de vídeo TN-502 (os demais modelos presentes em computadores multiterminais do ProInfo carecem de drivers de vídeo funcionais). Para que a nossa solução pudesse ser aplicada aos computadores deste pregão, seria necessário retomar a manutenção do driver de vídeo xf86-video-mach64, ou substituir a placa de vídeo ATI Rage XL Quad por um par de placas TN-502.

Com relação à segunda pergunta, acho isto pouco provável, mas a perda da configuração de rede pode estar relacionada à sessão do aluno, que perde suas alterações após o logoff. Você já tentou fazer login uma vez como administrador e configurar a rede, pra ver ser a configuração persiste?

Certo, mas referente ao pregão “68/2009 daruma” se colocar uma placa TN-502 funcionara os 5 terminais? Pois o pregão 83/2008 só funciona 2 terminas e o 3° não correto?

Já configuração de rede fiz no administrador e ate na freeze, se eu estiver logado como administrador e entrar no outro terminal com um usuário aluno ta funcionando, mas já dois usuarios aluno logados juntos sempre um pede para inserir a senha rede assim que loga, desliga e mesma coisa não salva. Estou configurando normal buscando a rede colocando a senha, sera que tenho fazer por comando?

Desde já agradeço por esta me respondendo e tirando essas duvidas. Muito Obrigado!

No pregão 83/2008, a nossa solução para multiterminais está preparada para fazer os 3 terminais funcionarem (com a devida ressalva sobre o bug da tela listrada que afeta o 3ª terminal em algumas placas TN-502). Para fazer os 5 terminais funcionarem em um computador do ProInfo Rural, seriam necessárias duas placas TN-502.

Se por acaso o 3º terminal não estiver funcionando no seu multiterminal 83/2008, podemos analisar o caso.

Publicamos uma longa notícia hoje no site do LE sobre o multiterminal. Segue link para quem tiver interesse: https://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/2017/07/10/multiterminais-limitacoes-e-a-busca-por-solucoes/

2 curtidas

@dpasqualin Sem desmerecer os testes que vocês fizeram para a escolha do ambiente desktop padrão do LE6, há que se levar em conta que, numa eventual versão para multiterminais do sistema, o ambiente GNOME pode não apresentar um desempenho satisfatório nos computadores multiterminais do ProInfo, devido à falta de aceleração gráfica nas placas de vídeo TN-502. Além disso, como a nossa solução atual depende do Xephyr (servidor X11 aninhado que roda em cima de outro servidor Xorg), a configuração do multiterminal fica inviável para o gerenciador de login GDM, padrão do GNOME, pois ele não permite a substituição do Xorg pelo Xephyr para subir as interfaces gráficas dos terminais. Se for o caso, deve-se substituir o GDM pelo LightDM.

Nos testes que fizemos aqui em Mogi das Cruzes-SP, o ambiente desktop que apresentou o melhor equilíbrio entre leveza e riqueza de recursos foi o Xfce, o que nos levou a adotar o Xubuntu 16.04 por padrão até o momento.

Outro ponto a ser levado em conta é que, em nossos testes, um sistema de 64 bits mostrou-se inviável para computadores multiterminais com menos de 2GB de memória RAM. Caso haja interesse em manter o suporte do LE6 aos computadores do pregão 83/2008 (quase a metade dos laboratórios de informática do ProInfo instalados em Mogi das Cruzes são deste pregão), seria muito importante disponibilizar uma ISO para a arquitetura de 32 bits.

1 curtida

@lbssousa, nós entendemos as preocupações da comunidade quanto a desempenho, mas decidimos por considerar também outros requisitos, como acessibilidade e facilidade em implementar extensões e customizações. Além disso, os testes de performance foram feitos com mais de 10 instâncias dos aplicativos firefox e libreoffice abertas simultaneamente, então, em teoria, o sistema deve ser razoável mesmo com 4 terminais em uso. Por outro lado, o XFCE é muito bom realmente e também não desmerecemos sua decisão pelo Xubuntu 16.04 :wink:

Quanto ao GDM/Lightdm, estamos utilizando o LightDM no LE6. Vamos analisar a disponibilização da ISO 32bits, a princípio é viável, mas provavelmente só colocaremos no site após lançamento da versão final do LE6, que deve ocorrer em meados de setembro.

1 curtida