Mensagem após instalar o LE 6.1.0 com a placa TN 502

Coloquei a placa TN 502 e a instalação foi completa, só que quando reiniciei o equipamento,
no terminal da esquerda apareceu a mensagem de pressionar F1 e o da direita Pressionar F3, fiz o procedimento, após pressionar as duas teclas apareceu a seguinte mensagem : Monitor configurado, aguarde restante da configuração. E não sai disso

Boa tarde, @ghtr.

É bastante provável que o problema seja na quantidade de Hubs conectados (provavelmente tem pelo menos um Hubs a mais do que o esperado). Você tem certeza que configurou o Multiterminal de acordo com o nosso manual?

Se esse não for o problema, relate e nós encontraremos uma solução! :slight_smile:

2 curtidas

Por favor vc pode me passar o passo a passo de como configurar o hub para multiterminal, pq no manual eu não entendi

@ghtr, poderia especificar em qual parte você teve dúvidas?

O LE 6 não reconhece o hub ou os hubs, sendo que na versão LE 5.0 reconhece, e outra coisa, gostaria de falar no telefone, seria possivel?

Você está utilizando um hub associado ao vídeo on-board? Se sim, tire-o e ligue o teclado e mouse diretamente nas portas USB do computador. Depois tente configurar o multiterminal novamente.

Bom mas no manual nao tem orientaçao de como configurar o hub e nen o multiterminal

A orientação se encontra no capítulo 5 do manual disponível no link acima, a partir da página 20.

Replicando o link aqui embaixo: https://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/wp-content/uploads/sites/3/2018/03/Linux_Educacional_6_manual_instala__o-1.pdf

Eu consegui configurar só que o nosso pregao e o 23/2012 diferente dos outros pregoes e no.manual nao explica que nao pode usar o cabo usb do.monitor e sim apenas o vga e tem que ser dois hubs para dois monitores eu descobri sozinho

Olá @ghtr , você poderia explicar um pouco mais detalhado como conseguiu resolver esse problema?
Estou com o mesmo problema e não consegui resolvê-lo. Dependo desta resposta para prosseguir com a instalação do LE 6 no laboratório da escola onde trabalho !

@lbssousa se souber alguma dica também podem me ajudar! Isso irá contribuir bastante pra atualização do laboratório e consequentemente para o aprendizado de nossos alunos.
Grato.

É só tirar o hub do terminal associado ao vídeo on-board e ligar o teclado e mouse diretamente no computador.

Se o seu equipamento é do pregão 23/2012, então o hub é integrado ao monitor. Neste caso, basta tirar o cabo usb do monitor.

Bom dia, @MaykeMonteiro e @ghtr. Se ainda estiverem com problemas na configuração dos HUBs, conforme descrito no manual:

É necessário 1 (um) HUB para cada saída de vídeo adicional utilizada, ou seja, 1 (um) HUB a menos que a quantidade total de monitores desejada. Como você terá HUBs apenas para os monitores adicionais, faltará um HUB para um monitor. Conecte os dispositivos deste monitor diretamente no computador.

Para o pregão 23/2012, os HUBs são integrados aos monitores, mas funcionam como um dispositivo isolado. Desta forma, conecte os monitores normalmente e para apenas 1 (um) deles desconecte o USB do HUB e conecte os dispositivos (teclado, mouse…) diretamente no computador.

Se encontrar alguma dificuldade na configuração, reporte o comportamento e ajudaremos da melhor forma possível! :slight_smile:

1 curtida