Linux Educacional 6, criar usuário na instalação foi retirada?

Boa tarde.

Recentemente fiz uma instalação do LE 6.0 porém na surpresa a instalação pulou a etapa de criar usuário, como proceder com a criação do usuário?

E nas versões anteriores como fazer as atualizações do LE 5, 4 e 3 que podem ser usados em Raspeberry PI e possuem repositórios quantal-quetzal que são antigos?. :frowning:

Até mais. :slight_smile:

Oi @NicoleLynx, para facilitar a instalação em laboratórios escolares o instalador configura automaticamente o usuário professor, admin e aluno. O admin pode criar outros usuários após a instalação do sistema.

Temos a intenção de futuramente lançar a versão “Particular” do LE6, voltada para notebooks e computadores pessoais, com um instalador padrão que pergunta o nome do usuário e não instala o sistema de monitoramento do projeto Proinfo, mas por hora você pode usar o LE6 em seu computador pessoal sem problemas também.

As versões anteriores do LE infelizmente não possuem mais suporte mesmo :frowning:

2 curtidas

Bom dia
Estou com problema similar em alguns computadores aparece uma tela cinza com a seguinte pergunta: Não está listado? Clicando sobre a frase aparece o campo para inserir usuário e senha, tentei Admin/admin; Professor/professor, sem resultados. Alguma solução? Obrigado!

depois de instalado o le 6 não deixa entrar nos logins professor e admin. devolve uma mensagem dizendo que a senha esta errada. Qual seria a senha???

@ricardo_nteceilandia, a senha para o usuário professor é professor e admin é admin. Verifique se caps lock está ligado ou, no caso de estar utilizando um notebook, o botão fn.

@NicoleLynx, agora a ISO do LE exibe uma opção para selecionar entre Escola ou Particular. Na versão Particular, voltado para instalação em computadores pessoais, o instalador irá exibir a tela de criação de usuário.

Ola @dpasqualin eu gostaria de saber como voces fazem a parte do usuario aluno, eu vi que ele e um usuario guest que apenas foi mudado o nome de login, isso me interessa por que toda vez que voce desloga ele exclui todos os dados por que fica na pasta /tmp. e vai ser ultil para configurar com o servidor ltsp

Quem gerencia isto é o script “guest_account” que faz parte do pacote do “lightdm”. Vale a pena dar uma olhada lá.

1 curtida

Como o @lbssousa é utilizado guest_account script que fica em /usr/sbin/guest-account .Esse link fala um pouco mais sobre o usuário guest: https://help.ubuntu.com/community/CustomizeGuestSession