Linux Educacional 5 - Multiterminal


#1

Moro em Araguari/MG, estou dando uma ajuda para uma escola, mas não tenho conhecimento do Linux, principalmente na hora de ativar as licenças.

No laboratório tem 7 CPUs, algumas com 3 monitores e outras com 2 monitores, todas ligada em rede, a um switch e um modem. Baixei a ISO do site da Secretaria de Educação de MG. Os terminais estão funcionando, mas não sei como ativar a licença do USERFUL para todos as 7 CPUs, como eu procedo para ativá-las?

Os computadores são do pregão 83/2008.


#2

Existe no site : http://www.prdsuporte.seed.pr.gov.br/modules/qas/aviso.php?codigo=48 , uma imagem iso customizada do LE 5,0 escola multiterminal. Baixei a iso e gravei em dvd e instalei em computadores dos pregões 83/2008 e 71/2010 e os multiterminais funcionaram sem problema. O procedimento é instalar sem conexão com a net, após a instalação escolher LE clássico, colocar o INEP da escola. Fazer o login como usuário admin senha admin e ir no menu outros acessar a pasta etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules (arquivo texto). Quando abrir o arquivo que é um texto, procure onde existe eth0 e troque por eth1, vá no menu do arquivo e salve as alterações. conecte o computador a net e abra um terminal e digite: sudo su para logar-se como root (admin e admin). Digite apt-get update. Aguarde terminar o update e em seguida digite no terminal: apt-get install le-multiterminal-lic. Ao terminar o processo vá no menu ferramentas de sistema administração userful centro de controle e aceitar e ativar o userful. Depois de reiniciar a cpu configurar os monitores com resolução 1360x768 16 bits e ativar o nº de estações que pode ser 2 ou 3 no multiterminal no pregão 71/2010.E com isso está concluida a instalação do multiterminal. Por aqui o procedimento funcionou nos pregões 83/2008 e 71/2010. É bom lembrar que para 3 estações é necessário 3 hubs e que essas placas de vídeo as vezes dão mau contato no slot, é bom limpar com pincel e passar uma borracha nos contatos. Algumas das informações daqui podem ser úteis no seu caso.
Outras alternativas de sistemas operacionais para os computadores do proinfo multiterminais:
ENC linux multiterminal em: http://www.enclinux.canalenc.com.br/ simples de instalar.
OI-SUSE PMS em: https://susestudio.com/a/VX2m2Y/oi-suse-pms# para computadores do pregão 71/2010.
Xubuntu 16.04 para multiterminais em: http://gitlab.sme-mogidascruzes.sp.gov.br/pte/proinfo-ubuntu-config
Para aqueles computadores antigos com 256 Mb e 512 Mb de ram encostados dos laboratórios, eles podem ser reeutilizados com Q4OS. Link:https://www.q4os.org/downloads1.html


#3

Quando dou apt-get update diz que houve falha ao buscar… E não atualiza nada… como fazer?


#4

Olá Btisonia,
Acabei testar aqui com o dvd linux educacional 5.0 customizado do link acima, atualizou e instalou o multiterminal sem problema. Esse dvd é uma customização do governo do Paraná, os links de atualização do apt-get update estão ativos. Caso não queira usar o linux educacional 5.0 você pode tentar o ENC linux multiterminal (tem uma ativação simples do multiterminal) ou o lubuntu ou xubuntu multiterminal com a solução OI-lab (solução atual) e o Open Suse Leap propostas pelo Laercio aqui no fórum. Lembrando em tempo que para realizar apt-get update no terminal você deve estar logado como root (sudo su: “senha” admin).


#5

ao atualizar para o le5 comecou a tiltar a licenca do userful fiz o procedimento de mudar para 1 a eth mas mesmo assim continua dando a mensagem e no le4 estava funcionando de boa tudo agora estou com medo de atualizar o restante das maquinas se ja na primeira deu pt imagine nas outras… existe alguma outra maneira de atualizar elas?


#6

Olá Carlos,
Atualmente existem sistemas mais atuais para instalar nos pregões 83/2008 e 71/2010 como o Xubuntu e o Lubuntu multiterminal do Laércio (Solução Oi-lab).
O link para download do Lubuntu (pregão 83/2008) é:
https://drive.google.com/open?id=1VD0AvZVaaLdYMam4a_kHJk0bzrgcAIxL
O link para download do Xubuntu (pregão 71/2010) é:
https://drive.google.com/open?id=1Mbxa7jwOyoQ9NIWPs-Ho03myqIDaei5P
Mas, mesmo assim se você quiser instalar o linux 5, deve fazer o download do arquivo do link: http://www.prdsuporte.seed.pr.gov.br/modules/qas/aviso.php?codigo=48 e seguir as indicações da postagem. Eu instalei esse sistema em vários computadores de alguns laboratórios em escolas e não teve erro.


#7

obrigado pela dica vou verificar aqui o xubuntu


#8

Olá Carlos Bernardo,
A respeito da mensagem de e-mail: “mas de uma hora pra outra comecou a aparecer mensagem de erro de licença do userful em uma maquina, fiz o procedimento de ir na pasta x11 e importar a licença mas a mesma aparece como invalida fiz todos os procedimentos e só da erro nao sei o que fazer, até pensei em reformatar a maquina, tens alguma sugestao para eu tentar aqui”. R: Você está usando o linux educacional 5.0 do link dessa postagem ou é outro ? A placa mãe desse pc é a original ? Os hubs estão conectados corretamente (2 hubs para 2 terminais, 3 hubs para 3 terminais) ? O linux educacional do link ele foi customizado, ele não igual ao 5.02 disponível pelo c3sl.ufpr.br, caso seja isso baixe-o e faço um dvd ou pendrive bootável. Realizar o procedimento: instalar sem conexão com a net, após a instalação escolher LE clássico, colocar o INEP da escola. Fazer o login como usuário admin senha admin e ir no menu outros acessar a pasta etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules (arquivo texto). Quando abrir o arquivo que é um texto, procure onde existe eth0 e troque por eth1, vá no menu do arquivo e salve as alterações. conecte o computador a net e abra um terminal e digite: sudo su para logar-se como root (admin e admin). Digite apt-get update. Aguarde terminar o update e em seguida digite no terminal: apt-get install le-multiterminal-lic. Ao terminar o processo vá no menu ferramentas de sistema administração userful centro de controle e aceitar e ativar o userful. Depois de reiniciar a cpu configurar os monitores com resolução 1360x768 16 bits e ativar o nº de estações que pode ser 2 ou 3 no multiterminal no pregão 71/2010. Aqui aparece que a licença é valida até 2067 para 3 terminais. Caso sua placa mãe não seja a original então é melhor usar o ENC linux que permite trocar o endereço MAC da placa rede e usar um endereço de uma placa mãe original, que pode ser de outro computador funcional do laboratório, e assim conseguir ativar o multiterminal.


#10

depois de muito custo consegui resolver o problema desliguei todos os cabos inclusive de energia aguardei umas 3 horas e liguei novamente, pelo menos ligou o 2 monitor


#11

consegui resolver formatando a maquina novamente


#12

Olá Carlos Bernardo,
A respeito do problema citado no e-mail: “uma maquina deu pt eu liguei o monitor e o hub em outra maquina deixando a mesma com 3 monitores isso foi feito na quinta feira dia 03/05 na sexta funcionou tudo 100% hoje pela manha liguei elas e logou certinho, proximo as 10:30 fui usar elas só funcionou um monitor o que esta conectado na placa onboard as outras 2 nem aparecem no user ful mas na licença aparece habilitado para 3 monitores mas nao identifica os mesmos, reiniciei a maquina nada resolver o que pode ser?” R: pode ser que a placa de vídeo está com mau contato, devido a poeira acumulada ou oxidação. É necessário tira-la do slot limpar com pincel, a placa e o slot, passar uma borracha branca nos contatos da placa. Se isso não resolver então usar um spray limpa contato após esses procedimentos. É bom também olhar como estão os contatos usb dos hubs.


#13

sobre este problema realmente desliguei tudo aqui religuei e resolveu obrigado


#14

bom dia Alexandre estou utilizando o le5 deste link e aconteceu novamente o problema de perder a licença do userful, todos os procedimentos que foram listados aqui já foram verificados e estão ok, o que devo fazer ou como proceder? reinstalo sistema operacional? pode ser por eu ter baixando o virtualbox? pois nas duas ocasiões percebi que a licença sumiu depois de baixar e instalar o virtualbox, pode ser isso?

no aguardo

obrigado


#15

Olá Carlos Bernardo,
Não tenho elementos para afirmar sobre o virtualbox, mas se você instalou 2 vezes e deu problema é melhor reinstalar e não insistir no virtualbox. Se esse laboratório for o 2010 sugiro instalar nesse pc o Oi Suse do Laércio, é mais estável e as licenças estão embutidas no sistema.


#16

bom dia o Oi Suse é este que esta no link acima? nao abre o link…


#17

Olá Carlos Bernardo,
Um link do google drive com o OI Suse foi postado por mim e está no tópico:
[Off-Topic] Nova distribuição baseada no openSUSE Leap 42.2 para computadores do ProInfo postada pelo Laércio, veja a postagem no print scren abaixo . Acesse e faça o download.
Postagem%20Oi%20Suse


#18

pois é mas o link deste topico acima citado, esta dando erro o os do drive sao o xubuntu e lubuntu


#19

Olá Carlos Bernardo,
Procure no tópico indicado, veja o printscreen acima.