Linux Educacional 5 - Multiterminal

Moro em Araguari/MG, estou dando uma ajuda para uma escola, mas não tenho conhecimento do Linux, principalmente na hora de ativar as licenças.

No laboratório tem 7 CPUs, algumas com 3 monitores e outras com 2 monitores, todas ligada em rede, a um switch e um modem. Baixei a ISO do site da Secretaria de Educação de MG. Os terminais estão funcionando, mas não sei como ativar a licença do USERFUL para todos as 7 CPUs, como eu procedo para ativá-las?

Os computadores são do pregão 83/2008.

Existe no site : http://www.prdsuporte.seed.pr.gov.br/modules/qas/aviso.php?codigo=48 , uma imagem iso customizada do LE 5,0 escola multiterminal. Baixei a iso e gravei em dvd e instalei em computadores dos pregões 83/2008 e 71/2010 e os multiterminais funcionaram sem problema. O procedimento é instalar sem conexão com a net, após a instalação escolher LE clássico, colocar o INEP da escola. Fazer o login como usuário admin senha admin e ir no menu outros acessar a pasta etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules (arquivo texto). Quando abrir o arquivo que é um texto, procure onde existe eth0 e troque por eth1, vá no menu do arquivo e salve as alterações. conecte o computador a net e abra um terminal e digite: sudo su para logar-se como root (admin e admin). Digite apt-get update. Aguarde terminar o update e em seguida digite no terminal: apt-get install le-multiterminal-lic. Ao terminar o processo vá no menu ferramentas de sistema administração userful centro de controle e aceitar e ativar o userful. Depois de reiniciar a cpu configurar os monitores com resolução 1360x768 16 bits e ativar o nº de estações que pode ser 2 ou 3 no multiterminal no pregão 71/2010.E com isso está concluida a instalação do multiterminal. Por aqui o procedimento funcionou nos pregões 83/2008 e 71/2010. É bom lembrar que para 3 estações é necessário 3 hubs e que essas placas de vídeo as vezes dão mau contato no slot, é bom limpar com pincel e passar uma borracha nos contatos. Algumas das informações daqui podem ser úteis no seu caso.
Outras alternativas de sistemas operacionais para os computadores do proinfo multiterminais:
ENC linux multiterminal em: http://www.enclinux.canalenc.com.br/ simples de instalar.
OI-SUSE PMS em: https://susestudio.com/a/VX2m2Y/oi-suse-pms# para computadores do pregão 71/2010.
Xubuntu 16.04 para multiterminais em: http://gitlab.sme-mogidascruzes.sp.gov.br/pte/proinfo-ubuntu-config
Para aqueles computadores antigos com 256 Mb e 512 Mb de ram encostados dos laboratórios, eles podem ser reeutilizados com Q4OS. Link:https://www.q4os.org/downloads1.html

3 curtidas

Quando dou apt-get update diz que houve falha ao buscar… E não atualiza nada… como fazer?

Olá Btisonia,
Acabei testar aqui com o dvd linux educacional 5.0 customizado do link acima, atualizou e instalou o multiterminal sem problema. Esse dvd é uma customização do governo do Paraná, os links de atualização do apt-get update estão ativos. Caso não queira usar o linux educacional 5.0 você pode tentar o ENC linux multiterminal (tem uma ativação simples do multiterminal) ou o lubuntu ou xubuntu multiterminal com a solução OI-lab (solução atual) e o Open Suse Leap propostas pelo Laercio aqui no fórum. Lembrando em tempo que para realizar apt-get update no terminal você deve estar logado como root (sudo su: “senha” admin).

ao atualizar para o le5 comecou a tiltar a licenca do userful fiz o procedimento de mudar para 1 a eth mas mesmo assim continua dando a mensagem e no le4 estava funcionando de boa tudo agora estou com medo de atualizar o restante das maquinas se ja na primeira deu pt imagine nas outras… existe alguma outra maneira de atualizar elas?

Olá Carlos,
Atualmente existem sistemas mais atuais para instalar nos pregões 83/2008 e 71/2010 como o Xubuntu e o Lubuntu multiterminal do Laércio (Solução Oi-lab).
O link para download do Lubuntu (pregão 83/2008) é:
https://drive.google.com/open?id=1VD0AvZVaaLdYMam4a_kHJk0bzrgcAIxL
O link para download do Xubuntu (pregão 71/2010) é:
https://drive.google.com/open?id=1Mbxa7jwOyoQ9NIWPs-Ho03myqIDaei5P
Mas, mesmo assim se você quiser instalar o linux 5, deve fazer o download do arquivo do link: http://www.prdsuporte.seed.pr.gov.br/modules/qas/aviso.php?codigo=48 e seguir as indicações da postagem. Eu instalei esse sistema em vários computadores de alguns laboratórios em escolas e não teve erro.

obrigado pela dica vou verificar aqui o xubuntu

Olá Carlos Bernardo,
A respeito da mensagem de e-mail: “mas de uma hora pra outra comecou a aparecer mensagem de erro de licença do userful em uma maquina, fiz o procedimento de ir na pasta x11 e importar a licença mas a mesma aparece como invalida fiz todos os procedimentos e só da erro nao sei o que fazer, até pensei em reformatar a maquina, tens alguma sugestao para eu tentar aqui”. R: Você está usando o linux educacional 5.0 do link dessa postagem ou é outro ? A placa mãe desse pc é a original ? Os hubs estão conectados corretamente (2 hubs para 2 terminais, 3 hubs para 3 terminais) ? O linux educacional do link ele foi customizado, ele não igual ao 5.02 disponível pelo c3sl.ufpr.br, caso seja isso baixe-o e faço um dvd ou pendrive bootável. Realizar o procedimento: instalar sem conexão com a net, após a instalação escolher LE clássico, colocar o INEP da escola. Fazer o login como usuário admin senha admin e ir no menu outros acessar a pasta etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules (arquivo texto). Quando abrir o arquivo que é um texto, procure onde existe eth0 e troque por eth1, vá no menu do arquivo e salve as alterações. conecte o computador a net e abra um terminal e digite: sudo su para logar-se como root (admin e admin). Digite apt-get update. Aguarde terminar o update e em seguida digite no terminal: apt-get install le-multiterminal-lic. Ao terminar o processo vá no menu ferramentas de sistema administração userful centro de controle e aceitar e ativar o userful. Depois de reiniciar a cpu configurar os monitores com resolução 1360x768 16 bits e ativar o nº de estações que pode ser 2 ou 3 no multiterminal no pregão 71/2010. Aqui aparece que a licença é valida até 2067 para 3 terminais. Caso sua placa mãe não seja a original então é melhor usar o ENC linux que permite trocar o endereço MAC da placa rede e usar um endereço de uma placa mãe original, que pode ser de outro computador funcional do laboratório, e assim conseguir ativar o multiterminal.

depois de muito custo consegui resolver o problema desliguei todos os cabos inclusive de energia aguardei umas 3 horas e liguei novamente, pelo menos ligou o 2 monitor

consegui resolver formatando a maquina novamente

Olá Carlos Bernardo,
A respeito do problema citado no e-mail: “uma maquina deu pt eu liguei o monitor e o hub em outra maquina deixando a mesma com 3 monitores isso foi feito na quinta feira dia 03/05 na sexta funcionou tudo 100% hoje pela manha liguei elas e logou certinho, proximo as 10:30 fui usar elas só funcionou um monitor o que esta conectado na placa onboard as outras 2 nem aparecem no user ful mas na licença aparece habilitado para 3 monitores mas nao identifica os mesmos, reiniciei a maquina nada resolver o que pode ser?” R: pode ser que a placa de vídeo está com mau contato, devido a poeira acumulada ou oxidação. É necessário tira-la do slot limpar com pincel, a placa e o slot, passar uma borracha branca nos contatos da placa. Se isso não resolver então usar um spray limpa contato após esses procedimentos. É bom também olhar como estão os contatos usb dos hubs.

sobre este problema realmente desliguei tudo aqui religuei e resolveu obrigado

bom dia Alexandre estou utilizando o le5 deste link e aconteceu novamente o problema de perder a licença do userful, todos os procedimentos que foram listados aqui já foram verificados e estão ok, o que devo fazer ou como proceder? reinstalo sistema operacional? pode ser por eu ter baixando o virtualbox? pois nas duas ocasiões percebi que a licença sumiu depois de baixar e instalar o virtualbox, pode ser isso?

no aguardo

obrigado

Olá Carlos Bernardo,
Não tenho elementos para afirmar sobre o virtualbox, mas se você instalou 2 vezes e deu problema é melhor reinstalar e não insistir no virtualbox. Se esse laboratório for o 2010 sugiro instalar nesse pc o Oi Suse do Laércio, é mais estável e as licenças estão embutidas no sistema.

bom dia o Oi Suse é este que esta no link acima? nao abre o link…

Olá Carlos Bernardo,
Um link do google drive com o OI Suse foi postado por mim e está no tópico:
[Off-Topic] Nova distribuição baseada no openSUSE Leap 42.2 para computadores do ProInfo postada pelo Laércio, veja a postagem no print scren abaixo . Acesse e faça o download.
Postagem%20Oi%20Suse

pois é mas o link deste topico acima citado, esta dando erro o os do drive sao o xubuntu e lubuntu

Olá Carlos Bernardo,
Procure no tópico indicado, veja o printscreen acima.

Preciso de ajuda para “fazer funcionar” uma impressora na rede. Tenho no instalado no laboratório da escola onde trabalho o LE 5.0 e LE 6.1. Em ambos, até consegui instalar a impressora, via CUPS (o modelo é Samsung ML2851ND), mas não imprime. Ela está também instalada via USB em uma máquina, e esta sim imprime. Recebi do pessoal do CRTE dois drives (.ppd) para auxiliar, já fiz a instalação utilizando os dois mas não deu certo. Será que alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema? Não sei se estou fazendo tudo certo, talvez esteja errando em algum lugar. Espero ajuda…

Olá, esse sistema Lubuntu para o pregão 83/2008 já está com licenças? Dá pra usar com 3 telas? Muito obrigado.