LE 6.1.0 não está reconhencendo a placa de video

Bom dia!!1
Me chamo George, moro em Anápolis /Goiás, sou TI na SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MEU MUNICIPIO,
aquii temos equipamentos MEC/FNDE - Pregão: 23/2012 - Marca POSITIVO
POS EIB75CO
Data de Criação : 07/12/2013
Tipo de Processador intel® Pentium ® CPU G2020 2,90GHZ
Memoria Total: 4096 MB (DDR3)

Bom eu baixei a ISO, gravei em disco e inicializei a instalação no equipamento especificado acima.
Em certo momento, o SETUP me informou se a instalação era MONOUSUÁRIO ou MULTITERMINAL, eu escolhi
a opção multiterminal pq o equipamento é multiterminal e funciona perfeitamente no LE 5.0, quando selecionei a opção desejada (MULTITERMINAL), apareceu uma mensagem que o SETUP, não encontrou a placa de video do equipamento.
Então eu pergunto:
Existe alguma placa de video especificada para o LE 6.0?
A placa de video instalada no equipamento acima não é compatível???

Aguardo resposta

Sim, a solução multiterminal do LE 6.1, num primeiro momento, funciona apenas com placas de vídeo ThinNetworks modelo TN-502, presentes nos pregões 83/2008 e 71/2010. Por ora, não há suporte para as placas TN-750 presentes no pregão 23/2012, mas ainda é possível configurar o multiterminal neste caso, se você tiver condições de substituir a placa TN-750 por uma TN-502.

2 curtidas

Mais informações sobre essa questão podem ser encontradas na notícia abaixo, publicada no site oficial do LE:
https://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/2018/03/14/lancamento-do-multiterminal-livre/

Eu gostaria de saber o porque de atualizar o sistema de um EQUIPAMENTO cedido pelo MEC (GOVERNO FEDERAL) de um orgão público municipal (EDUCAÇÃO) que é um software livre (LINUX) e para isso tem que substituir a placa de video (HARDWARE), ter gastos, e despesas apenas para atualizar um sistema???.

A solução multiterminal implementada pelo C3SL no LE 6.1 é totalmente baseada em software livre, sem nenhuma dependência da antiga solução da Userful.

Por outro lado, o suporte ao hardware no LE 6.1 também é totalmente baseado nos drivers padrão incluídos no Ubuntu 16.04.

Infelizmente, o único driver de vídeo compatível com o Ubuntu 16.04 disponível para as placas de vídeo com chip da Silicon Motion (o que é o caso das placas TN-502 e TN-750) já não recebe manutenção há tempos e jamais chegou a ganhar compatibilidade com o chip SM750 da Silicon Motion, que equipa as placas TN-750.

É sabido que o driver proprietário incluído na solução da Userful é compatível com as placas TN-750 (prova disso é que o LE5 multiterminal funciona no pregão 23/2012), mas este driver é incompatível com o servidor Xorg incluso no LE 6.1. Além disso, a própria solução proprietária da Userful está parada no tempo e dificilmente será possível fazê-la funcionar no LE 6.1.

Resumindo: a solução multiterminal do LE 6.1 não pode ser utilizada nos computadores do pregão 23/2012 até que surja um driver de vídeo compatível com as placas TN-750.

Eu não sei se o pessoal do C3SL tem condições de assumir uma tarefa tão árdua como desenvolver um driver de vídeo. Melhor seria se eles conseguissem parcerias com a ThinNetworks, a Userful e a própria Silicon Motion para conseguir adicionar o suporte às placas TN-750 no driver de vídeo disponível para o LE 6.1.

1 curtida

Amigo, troca logo as placas. faz como eu: Comecei uma caçada aos gabinetes do pregão 83/2008 que estavam espalhados pela escola e não estavam funcionando com multi e fiz a substituição e agora tenho o pregão 23/2012 rodando 100% com o LE 6.1 no laboratório. tenho imagem clonada com clonezila do pregão 23/2012 ja com a solução do lbssousa instalada mais diversos softwares que faltavam, disponibilizo pra você.

aproveita e entra no nosso grupo do whatsapp linux educacional: