LE 5 - Licenças multiterminal

Boa noite, criei este tópico pois a solução dos outros não deram certo, creio que eu tenha tentado 99% das soluções apresentadas, nada adiantou, no pregão 23/2012, as máquinas apresentam a tela de licença inválida, tela essa que desaparece em 10s. Ja tentei reinstalar o sistema do zero, recuperar com o disco de recuperação, testei inúmeros tutoriais, e nada parece adiantar. Há forma de desabilitar essa tela de licença inválida? Há outra solução? Instalar outra versão do Ubuntu?

Perdão se eu cometer alguma confusão. Faz tempo que não lido com o assunto.

Há alguns anos, tive o mesmo problema com o Linux Educacional 5 (LE 5). Que é baseado no Ubuntu 12.04 e utilizado normalmente com o Userful 5.0 (para habilitar os multiterminais).

Estava ciente que havia um problema com o LE 5 na hora de habilitar as licenças do Userful.

O Userful para gerar as licenças (o arquivo que autoriza dentro do PC) utiliza como base o MAC (endereço da placa de rede onboard) da placa-mãe do computador. Ou seja, se você trocar a placa-mãe do computador a licença não será mais gerada. O MAC é como uma impressão digital, cada componente eletrônico, teoricamente, tem o seu.

Este processo funcionava/funciona normalmente no Ubuntu 10.04 (base do Linux Educacional 4) e utilizando o Userful 4.0.

Acontece que no LE 5, por alguma razão, o Userful buscava pelo MAC da placa de rede sem fio que vem conectado ao computador. E as licenças não habilitavam.

Baixei o LE 5 de um site que havia prometido ter resolvido este problema. Era de alguma secretária de educação municipal se me lembro bem. Acontece que na hora h não funcionou. Reiniciava algumas vezes o computador e de forma automática o sistema novamente insistia em considerar como “MAC principal” o número MAC da placa de rede sem fio.

Acabei desistindo e ficando com o Ubuntu 10.04 + Userful 4.0 mesmo. Uma combinação que funciona muito bem.

É uma teoria que veio agora a mente. Talvez removendo a placa de rede sem fio, a licença consiga ser habilitada sem problemas. Pois, só haverá uma placa de rede no computador (a onboard). É só uma teoria não testada.

No entanto, notei que mesmo em computadores do pregão, nem sempre a licença Userful era reconhecida, embora devesse.

Boa Sorte!

O tópico aqui parece dar mais informações sobre o problema: