LE 5 - Licenças multiterminal


#1

Boa noite, criei este tópico pois a solução dos outros não deram certo, creio que eu tenha tentado 99% das soluções apresentadas, nada adiantou, no pregão 23/2012, as máquinas apresentam a tela de licença inválida, tela essa que desaparece em 10s. Ja tentei reinstalar o sistema do zero, recuperar com o disco de recuperação, testei inúmeros tutoriais, e nada parece adiantar. Há forma de desabilitar essa tela de licença inválida? Há outra solução? Instalar outra versão do Ubuntu?


#2

Perdão se eu cometer alguma confusão. Faz tempo que não lido com o assunto.

Há alguns anos, tive o mesmo problema com o Linux Educacional 5 (LE 5). Que é baseado no Ubuntu 12.04 e utilizado normalmente com o Userful 5.0 (para habilitar os multiterminais).

Estava ciente que havia um problema com o LE 5 na hora de habilitar as licenças do Userful.

O Userful para gerar as licenças (o arquivo que autoriza dentro do PC) utiliza como base o MAC (endereço da placa de rede onboard) da placa-mãe do computador. Ou seja, se você trocar a placa-mãe do computador a licença não será mais gerada. O MAC é como uma impressão digital, cada componente eletrônico, teoricamente, tem o seu.

Este processo funcionava/funciona normalmente no Ubuntu 10.04 (base do Linux Educacional 4) e utilizando o Userful 4.0.

Acontece que no LE 5, por alguma razão, o Userful buscava pelo MAC da placa de rede sem fio que vem conectado ao computador. E as licenças não habilitavam.

Baixei o LE 5 de um site que havia prometido ter resolvido este problema. Era de alguma secretária de educação municipal se me lembro bem. Acontece que na hora h não funcionou. Reiniciava algumas vezes o computador e de forma automática o sistema novamente insistia em considerar como “MAC principal” o número MAC da placa de rede sem fio.

Acabei desistindo e ficando com o Ubuntu 10.04 + Userful 4.0 mesmo. Uma combinação que funciona muito bem.

É uma teoria que veio agora a mente. Talvez removendo a placa de rede sem fio, a licença consiga ser habilitada sem problemas. Pois, só haverá uma placa de rede no computador (a onboard). É só uma teoria não testada.

No entanto, notei que mesmo em computadores do pregão, nem sempre a licença Userful era reconhecida, embora devesse.

Boa Sorte!


#4

O tópico aqui parece dar mais informações sobre o problema: