Impressões sobre o LE6!

Olá para todos!

Fiz duas instalações do LE6 Beta no VirtualBox. Uma foi com a imagem ISO de antes de 24/08/2017 (baixei no dia 19/08) e a outra com a ISO de 24/08/2017.

Venho atualizando as duas desde então e procuro acompanhar aqui no Fórum as notícias e modificações inseridas pelos desenvolvedores!

Dentre as várias mudanças, notei logo a desativação do repositório Backports do Xenial. Li a justificativa quanto a tornar o sistema mais instável com o Backports ativo. Não deixo de concordar com essa atitude de preservar a estabilidade do sistema, mas acredito que faltou deixar mais claro de que maneira o LE deve ser atualizado!

Com o Backports ativo, têm muito mais atualização pra fazer e usar o comando dist-upgrade ou o le-all dá diferença!

A instabilidade que notei não foi no sistema em si, mas no gerenciamento de pacotes, com alguns pacotes sempre sendo revertidos. Com o Backports desativado isso não acontece mais. Como disse, a medida foi acertada.

Outra coisa é na versão do kernel. Por padrão ele vem usando o 4.4.0-96-generic. É essa a versão final que vai ser utilizada no LE6? Eu pergunto pois na versão que deixei o Bakports ativo, ele usa o 4.10. E como sei que as máquinas usadas na maioria das escolas não são máquinas recentes e nem potentes, minha experiência de uso de kerneis recentes com máquinas antigas não são das melhores!

O uso do Gnome como interface gráfica padrão me chamou muito da minha atenção , como de outros membros aqui do Fórum pelo que pude ler. Eu li o relatório completo dos testes feitos e as justificativas do motivo de usar o Gnome. Entendi as razões dos desenvolvedores, sei que isso é uma questão decidida, mas não deixa de ser preocupante. O LE6 atualizado está subindo consumindo em média 540MB de RAM. Só de abrir o Firefox com uma aba ele já pula para 960-970MB de RAM! Com três abas abertas do Firefox passa de 1.1GB com folga! Sem mencionar o uso intensivo da CPU e da parte gráfica!

Espero que os laboratórios com máquinas de “última geração” consigam fazer uso do LE6. Para efeito de comparação o LE5 sobe consumindo 256MB de RAM! Em uma maquina com 2GB de RAM o uso da swap será inevitável e se o professor fizer uso de atividades intensas o sistema fatalmente ficará lento, muito lento!

Eu não estou criticando a interface gráfica, está bonito, tem toda uma funcionalidade que nitidamente foi pensada e trabalhada pra atingir seus objetivos, mas foi feita para um bom PC!

Alguém pensou em uma alternativa para os laboratórios com máquinas de “última geração”? Fiz o teste aqui, sem sair do Gnome, que como disse já sei ser questão decidida, instalando a sessão gnome-session-flashback o sistema se transforma! O Firefox ganha outra vida e o consumo de CPU só para assistir ao youtube cai em pelo menos 50%!

Eu testei aqui em duas máquinas boas e numa antiga. AMD A10 7850k com 8GB de RAM e SSD (foi aonde testei com VirtualBox), num Core i7 com 8GB de RAM e HD padrão (em modo Live) e num Core 2 Duo 3GHz com 2GB de RAM (instalação física)! Não preciso dizer da diferença de desempenho nos diferentes hardwares! A impressão que fiquei é que o LE6 foi pensando para Core i3 em diante com 4GB de RAM!

Infelizmente não tenho como testar em um laboratório de informática o LE-Lab. No mais vocês estão de parabéns.

Abraços!

2 curtidas