Estou aprendendo SDL no Linux Educacional 6 e está funcionando bem. O Tutorial é inglês, mas estou traduzindo os comentários.
//Usando SDL e entrada/saida padrão
#include <SDL2/SDL.h>
#include <stdio.h>
//Variáveis constantes para dimensão da tela
const int SCREEN_WIDTH = 640; //Largura da tela
const int SCREEN_HEIGHT = 480; //Altura da tela
//função principal, onde vem a criação da janela.
int main(int argc, char* args[]){
//A Barra de título da janela
SDL_Window* window = NULL;
//A Superficie do título da janela
SDL_Surface* screenSurface = NULL;
//Inicialize o SDL
if(SDL_Init(SDL_INIT_VIDEO) < 0){
printf("SDL não pode inicializar! SDL_Error: %s\n", SDL_GetError());
}
else{
//Criar janela
window =
SDL_CreateWindow(“SDL_Tutorial”,SDL_WINDOWPOS_UNDEFINED,SDL_WINDOWPOS_UNDEFINED,SCREEN_WIDTH,SCREEN_HEIGHT,SDL_WINDOW_SHOWN);
if(window == NULL){
printf(“Janela não será criada! SDL_Error: %s\n”, SDL_GetError());
}
else{
//Pegar a superficie da janela
screenSurface = SDL_GetWindowSurface(window);
//Preencha a superficie com a cor branca
SDL_FillRect(screenSurface,NULL,SDL_MapRGB(screenSurface->format,0xFF,0xFF,0xFF));
//Atualize a superficie
SDL_UpdateWindowSurface(window);
//Espere 2 segundos
SDL_Delay(2000);
}
}
//Destruindo a janela
SDL_DestroyWindow(window);
//Sair do subsistema do SDL
SDL_Quit();
//Retornar uma saída
return 0;
}
Pàra fazer o processo de compilação bastar rodar o seguinte comando:
g++ main.cpp -w -lSDL2 -o main
Para instalar o SDL 2:
sudo apt-cache search libsdl2
Para instalar:
sudo apt install libsdl2-dev
Em breve estarei postando mais atividades com SDL para a comunidade incentivar o desenvolvimento de jogos no Linux.
Quem quiser seguir o estudo que eu estou praticando poderá entrar no seguinte site:
http://lazyfoo.net/tutorials/SDL/01_hello_SDL/index2.php
Atenciosamente,
Eric Douglas Koga