Desabilitar Botão LE

Olá!

Por acaso existe a possibilidade de desabilitar o botão LE (que faz a função de mostrar as janelas abertas) deixando apenas este controle para as teclas ALT+TAB?
Alunos do primário arrastam o mouse por praticamente toda a extensão da tela, fazendo com que entre nesta opção sem querer!

Grato

Bom dia, @Tim!

Se você quer que o usuário Aluno das máquinas não tenha essa animação (overview) ao passar o mouse no ícone superior esquerdo, siga as instruções abaixo.

1 - Faça login com o usuário Admin. Para isso, é só ir no campo “Outros” da tela de login e digitar “admin” tanto para o Nome de usuário quanto para a Senha.
2 - Faça download dessa extensão (Shell version 18 e Extension version 12) e deixe o arquivo na pasta Downloads.
3 - Abra a aplicação Terminal e digite o seguinte comando: sudo mkdir -p /etc/skel/.local/share/gnome-shell/extensions/nohotcorner@azuri.free.fr
4 - Use o mesmo terminal para digitar o seguinte comando: sudo unzip /Downloads/nohotcorner@azuri.free.fr.v17.shell-extension.zip /etc/skel/.local/share/gnome-shell/extensions/nohotcorner@azuri.free.fr/

Vale ressaltar que, ao clicar nesse ícone, o overview ainda aparecerá. Como o problema é apenas arrastar sobre o ícone, as instruções a cima devem resolver. Qualquer dúvida, estamos a disposição.

2 curtidas

Oi @sbamerico!

Obrigado pela rápida resposta!
Porém, é retornado um erro na execução do item 4:

unzip: cannot find or open 
/Downloads/nohotcorner@azuri.free.fr.v12.shell-extensions.zip,
/Downloads/nohotcorner@azuri.free.fr.v12.shell-extensions.zip.zip or
/Downloads/nohotcorner@azuri.free.fr.v12.shell-extensions.zip.ZIP

O arquivo está na pasta, tanto é que percebi que na sua explicação você colocou v17, enquanto que o arquivo que você mandou baixar (shell version 3.18 e extension version 12) é justamente a v12.
grato!

Aqui percebi a falta do " -d " para identificar o diretório de destino, ficando assim o comando para descompactar

sudo unzip ~/Downloads/nohotcorner@azuri.free.fr.v12.shell-extension.zip -d /etc/skel/.local/share/gnome-shell/extensions/nohotcorner@azuri.free.fr/

Olá, não estou conseguindo desativar o botão LE, tentei todas as instruções acima e não ocorre nenhum erro, porém não resolve o problema.

Olá @bill1300, você poderia tentar instalar a extensão pelo próprio navegador? Se você entrar no link que a @sbamerico passou, o site deve exibir um aviso sobre instalar extensões com um clique e lhe dar a opção de instalar uma extensão do Firefox para isso. Se você instalar essa extensão do Firefox e recarregar a página deverá aparecer um botão de “on/off” da extensão, e assim deve ser mais fácil de instalar a solução proposta.

Eu não tenho certeza, mas acredito que o problema seja que as extensões do Gnome Shell precisam ser ativadas para serem usadas, e talvez apenas copia-las para a pasta correta não seja o suficiente. Tente instalar a extensão no seu próprio usuário mesmo e ver se funciona (eu não sei se você também quer que funcione para o usuário aluno temporário como o @Tim). Caso resolva o problema, acredito que ativar a extensão no início da sessão do usuário por linha de comando deva resolver. Poste o resultado aqui e talvez possamos chegar a uma solução que funcione.

@bill1300 funcionou a sugestão do @gbagge?
feedback…

Olá.

@Tim, @bill1300 e quem mais possa interessar, a extensão do GNOME que desabilita mostrar o “Overview” quando o mouse fica sobre o botão do LE agora pode ser instalada diretamente dos repositórios do LE como um pacote.

Para instalar o pacote novo, use o comando a seguir:

sudo apt install no-hot-corner

Isso deve instalar um pacote novo com esse nome que instala a extensão mencionada e faz ela ser ativada automaticamente no usuário aluno toda vez que é iniciada a sua sessão. Caso se deseje ativa-la também nos demais usuários isso pode ser feito usando o gnome-tweak-tool.

1 curtida

@gbagge funcionou perfeitamente!

Obrigado!

1 curtida