Configuração inicial dos monitores

Bom dia,

Após a instalação do LE 6.1 o sistema pede para configurar os monitores com F1, F2 e F3. Entretanto somente o F1 funcionou. Troquei os hub’s e as entradas, bem como os teclados, e nada. Vale lembrar que o mouse apresenta sinal de vida. Alguém poderia me auxiliar?

Primeiramente, chegou a ler o manual de instalação que fica na página do LE 6.1? A sua placa de vídeo é a TN-502, comumente existente nos pcs do pregão 71/2010? Tem que verificar se o pc possui pelo menos 2gb de RAM.
Na escola em que trabalho utilizo 2 terminais apenas para cada CPU, nunca testei com 3 terminais, pois o pc da escola é muito fraco. Utilizo apenas um HUB Thinnetworks, o outro terminal conecto diretamente na entrada vga da placa mãe. Tome cuidado para não inverter os cabos. Para não misturar os cabos instale um de cada vez.
Primeiro instale o monitor, mouse e teclado nas conexões padrão da placa mãe.
Já o segundo monitor instale-o na entrada vga da placa de vídeo TN-502, e seu cabo usb conecte na entrada usb da placa mãe. Na outra ponta do cabo tem um conector usb tipo B, conecte-o nO HUB, e neste mesmo HUB conecte o teclado e o mouse.
Feito isso, entre como administrador e abra o “LE Painel de Controle”, clique em “Desbloquear”, digite sua senha e por último clique em “Reconfigurar Multiterminal”, reinicie.

Espero que dê certo

1 curtida

Olá Jean! Infelizmente (e foi falha minha) não li o manual de instalação. Entretanto fiz o mesmo procedimento em um outro computador do pregão 83/2008, instalei o LE 6.1 com três terminais e funcionou. Vale ressaltar que essa outra máquina em específico possui 4GB de RAM, sendo que também instalei um ambiente gráfico mais leve, o que permitiu rodar tranquilo. Vou verificar mais uma vez os cabos, mas da forma que você sugeriu.

Verifiquei os cabos e eles estão corretos, conforme mostrado por você e pelo manual. Percebi que ao retirar e recolocar o teclado do HUB, ele da sinal de vida (acende as luzes), mas logo apaga e deixa de funcionar.

Qual que é esse “ambiente gráfico mais leve”?

Embora ainda seja Gnome, eu troquei o Gnome-Shell pelo Gnome-Flashback. Segui esse tutorial:

Pensando que poderia ser o barramento USB, ou algum outro defeito na máquina, instalei o multiterminal em outro computador, entretanto o problema persistiu…
O terminal primário está conectado diretamente na placa mãe, enquanto o mouse e teclado do terminal secundário estão conectados no HUB, e do HUB para a placa mãe, conforme manda o manual.
Separadamente verifiquei que o teclado está funcionando normal. Não sei mais quais caminhos tomar. Alguém para dar uma luz nessa questão?