Como manter a configuração de proxy para usuário aluno

Quando termino a instalação, eu “grampeio” o navegador na internet via proxy. Mas preciso que essa configuração se estenda ao navegador do professor e dos alunos. Atualmente isso não esta acontecendo com os usuários dos alunos.

Como você faz esse grampo @dequedaspr? Imagino que seja no LE6, correto?

Então… estou usando o le6, e para configurar o proxy estou fazendo para todos os usuários individualmente em todas as maquinas… mas ele não estende a configuração para o usuário aluno. Quando eu usava o le5 baixei uma imagem que vem com um script que configurava automaticamente os navegadores e usuários inclusive alunos…

coloquei eles na placa wirelles, em outra internet, sem proxy. Foi a solução que achei

Onde você está fazendo esta configuração do proxy? No gerenciador de rede ou no Firefox?

Se fizer no Firefox, provavelmente não vai rolar, pois é uma configuração em nível de usuário, e o login de aluno do LE6, por ser uma personalização do login de convidado do Ubuntu, perde todas as suas configurações após o logout.

Agora, se fizer no gerenciador de rede (se isto for possível), é mais provável que dê certo, pois será uma configuração em nível de sistema (a senha de administrador será exigida para fazer esta configuração).

@dpasqualin Aqui tem uma sugestão (antiga, não sei se ainda se aplica) de configuração do proxy em nível de sistema utilizando scripts. Fica como sugestão para a próxima versão do le-conf:

1 curtida

Eu faço pelo gerenciador… mas ao acessar como usuário aluno, já no inicio retorna uma mensagem que todas as configurações e documentos serão perdidos ao efetuar o logof…

Caros, estamos estudando para implementar esta funcionalidade de maneira global, ou seja, para que o proxy funcione para qualquer usuário do LE6, com tudo, precisamos saber qual é o real caso de uso para este proxy, pois o LE6 possui um sistema de moderador de conteúdo inapropriados, o que poderia trazer alguns problemas com esta funcionalidade. A pergunta é: qual a necessidade deste proxy, quando e para que ele é utilizado?

Desde já agradeço.

Alguns possíveis usos do proxy local, segundo a nossa experiência aqui em Mogi das Cruzes-SP:

  • Funcionar como cache local para acelerar a navegação no laboratório de informática, além de reduzir a franquia de consumo de Internet nas localidades onde a conectividade é por meio de modem 3G/4G.

  • Monitorar quais sites os usuários estão acessando no laboratório de informática.

Uso para monitorar, e minha melhor internet exige esse recurso, uma vez que nela ja tem os sites que os alunos não devem acessar bloqueados no servidor dessa internet.

No meu caso as maquinas do Proinfo estão ligadas a uma Intranet, com o servidor na CELEPAR, e a fibra é da Copel, distribuída por esse servidor, que gerencia todos, ou a maioria dos órgãos estaduais, desta forma, tudo passa por lá!!!

É assim no Paraná inteiro. Ou seja, é uma função que todas as escolas do Paraná vão precisar em algum nivel.

Para habilitar o proxy de forma PERMANENTE e para TODOS os usuários no LE6 você pode ir em:

Configurações -> Rede -> Proxy da rede -> Selecione o Método “Manual” -> Coloque as suas configurações de proxy -> Pressione " Aplicar a todo o sistema"

Assim o proxy será configurado de forma permanente, inclusive para o APT.

Observação: Cada aplicação pode escolher usar as configurações de proxy do sistema ou não. Por padrão o Firefox já faz isso, mas se por algum motivo isso não acontecer, basta ir em:

Abra o Firefox -> Configurações -> busque por “proxy” -> Configurar conexão -> Marque “Usar as configurações de proxy do sistema” -> Pressione “OK”

1 curtida

Infelizmente as configurações não se mantém no usuário aluno, mesmo seguindo todos os passos… mas paleativamente vou criar novos usuários padrão para substituir “aluno” até que seja possível manter as configurações. grato

Para fixar o proxy você pode usar o script que vem embarcado na imagem o le5 (prd)

… aí copia esse script para o usuário admin e executa no terminal como root bash configura-navegador.sh
aí escolhe a opção 5 se o link da copel passa pelo servidor do prd
No meu caso deu certo. Agora os alunos trazem a configuração de proxy!!!

Você tem certeza que não funcionou @valterzak? Fiz vários testes nas minhas máquinas(verificando as requisições que estava chegando ao meu servidor proxy e os valores das variáveis de ambiente no cliente) e funcionou sem problemas. Uma coisa que acontece é que ao abrir Configurações -> Rede -> Proxy da rede no usuário aluno as configurações aplicadas em todo o sistema anteriormente por outro usuário não são mostradas(porém elas estão ativas).

Você pode verificar se as configurações de proxy estão configuradas em um usuário mostrando as configurações das variáveis de proxy, assim:

$ echo $http_proxy
$ echo $https_proxy
$ echo $ftp_proxy
$ cat /etc/apt/apt.conf

Atenção: o terminal deve ser aberto depois que você aplicou as configurações de proxy, assim ele irá ler os novos valores das variáveis.

Se elas estiverem como especificada e a aplicação estiver usando as configurações de proxy do sistema, tudo deve funcionar.

1 curtida

Este script fixa o proxy no usuário Aluno.

  • Baixe o arquivo do link abaixo

  • Renomeie o arquivo deixando assim: proxy_colegio_pr.sh

  • Salve o arquivo ou mova-o para a Pasta pessoal

  • Faça login na máquina com o usuário admin

  • Abra o terminal e execute o comando abaixo

  • sudo bash proxy_colegio_pr.sh

  • Quando for solicitado o password, digite a senha que você utiliza para logar

  • Se não aparecer mensagens de erro e o cursor voltar para o console esperando um novo comando significa que deu tudo certo

  • Abra o navegador, agora a página inicial é a do portal educacional da secretaria de educação do Paraná (Obs.: É possível alterar a página inicial e também o numero do IP do Proxy, para isto, clique com o botão direito em cima do arquivo do script e escolha a opção “abrir com o app Gedit” ou com outro que permita a edição do script e então realize a alteração e por último, salve o script**

Link para baixar o script de proxy: https://drive.google.com/open?id=1vMgexto85EvgITEjFh5cHaOkyxuyYP0o

Créditos ao Paulo da Diretoria de Tecnologia Superintendência de Desenvolvimento Educacional Secretaria de Estado da Educação do Paraná que me ajudou enviando este script via email quando a escola em que eu trabalhava utilizava ainda o LE 4.