Como instalar o scratch no linux educacional 6

Estou trabalhando em um projeto com alunos do ensino médio e preciso utilizar o scratch, atualizei os sistemas dos computadores porém não estou conseguindo instalar o “scratch” nessa versão do linux, já tentei todas as formas que conheço. Se alguém poder me ajudar ficarei grado!

Olá Cristino!

Qual erro está ocorrendo aí? Eu tenho o LE 6.1, que foi atualizado do 6.0, com o Scratch instalado dos repositórios e funcionando normalmente!

1 curtida

Olá! se for a versão 2.0 aqui instalamos via wine(adobe air e scratch) e funcionou normalmente, pois a versão do linux não está funcionando direito.Creio que seja algo relacionado ao adobe air que não é mais atualizado.

1 curtida

atualizei também para versão do LE 6.1 porém não veio o software instalado. Tentei instalar o programa “scratch” pelo comando “sudo apt-get install scratch” porém sempre dá um erro durante o processo instalação.

Também já tentei pelo wine, n consigo instalar o “adobe air”. teria como enviar o procedimento que você fez, para eu tentar seguir aqui? Serei grato!!!

Baixa o Adobe Air direto do site do Scratch e instala normalmente, a pós baixe a versão do scratch para Linux e de dois cliques que ele vai instalar normalmente, nunca tive problemas.

Vamos por partes cristino!

O Scratch não vem instalado por padrão no LE6.

Você ainda não disse qual o erro! Fica complicado saber o que ocorre!

Vou dizer o que fiz aqui pra instalar usando os repositórios oficias.

Entre no sistema como administrador.

Abra o Gerenciador de pacotes (Synaptic) > Configurações > Repositórios

Na primeira aba que aparece mesmo, aplicativos Ubuntu, em baixo: Baixar de

Escolha “servidor principal”.

Na Aba “Outros programas”, marque “Parceiros da Canonical”.

Na aba “Atualizações”, marque o repositório “backports”.

Feche o “configurações”, ele vai pedir para atualizar a lista de repositórios, faça isso.

Depois de atualizada a lista, deve aparecer alguma atualização do sistema, se tiver, execute as atualizações.

Depois é só procurar pelo “scratch” e instalar pelo Synaptic ou pelo terminal, se preferir.

Pronto! Scratch instalado e funcionando!

1 curtida

Valeu pela dica, funcionou corretamente. Agora posso prosseguir com meu projeto. Muito obrigado!