Barra de tarefas do LE 6.1 na lateral

Ola amigos, os alunos do meu laboratório conseguiram não sei como colocar a barra de tarefas do le 6.1 na lateral direita da tela e não consigo voltar a barra pro seu lugar de origem. Alguém tem alguma dica ???

Olá @ricardo_nteceilandia, você poderia postar um screenshot de como está a tela agora? Eu nunca vi nada parecido aqui.

Grato,

Guilherme

barra%20lateral

Essa é a barra do LE 6.1 na lateral. Eu recebi a dica de um colega como traze-la de volta para base do monitor. Porem tem um terminal que não esta mais aceitando a dica. Queria sabe como fazer isso por outro meio.

Para selecionar onde a barra de aplicativos (Dash to dock) fica basta:

  • abrir o gnome-tweak-tool ir-> ir em Extensões -> Selecionar a “engrenagem” do Dash to Dock -> Selecionar onde deseja que ela fica

Porém essa configuração não irá persistir para um usuário temporário como o “Aluno”. Por padrão todo usuário novo criado(incluindo o “Aluno”) terá a barra em baixo devido a estas linhas no arquivo /usr/share/glib-2.0/schemas/99-custom.gschema.override (Não as altere para evitar conflitos de atualização):

[org.gnome.shell.extensions.dash-to-dock]
dock-position='BOTTOM'

Caso deseje ter uma configuração diferente para o “Aluno” persista você deve:

  • Logar no usuário aluno
  • Aplicar a configuração que deseja no gnome-tweak-tool
  • Salvar o diretório ~/.config/dconf/ em algum lugar
  • Colocar esse diretório em /etc/skel/.config

como abrir o gnome-tweak-tool ?

eu Digitei no terminal abriu uma janela com nome de ferramentas de ajustes com um menu lateral e não tem nesse menu o sub menu “extensões”

barra%20lateral

Alguma dica ?

Entre com o usuário admin, abra o terminal e instale o gnome-tweak-tool com o comando:

sudo apt install gnome-tweak-tool

Insira a senha do usuário e tudo deve funcionar.