Alteração de senha do Admin e adicionar sites para bloquear

Boa tarde. Instalei hoje o LE6 para testar no laboratório de informática onde trabalho e gostaria de saber algumas coisas. Preciso saber como alterar a senha de adm. Já tentei mas não consigo.
Outra coisa, preciso adicionar alguns sites para bloqueio. Onde consigo fazer isso?
Também preciso instalar o wine para rodar 2 aplicativos windows que as crianças usam muito aqui mas que n tem para linux. Também gostaria de saber como implementar coisas no usuário aluno e deixar salvo. Por exemplo: adicionei algumas extensões no firefox no admin, porém n alterou nada no usuário aluno. Como eu configuro para essas mudanças entrarem no usuário aluno? Obrigado.

Olá @jesuan.

A senha de qualquer outro usuário pode ser modificada utilizando-se o comando sudo passwd $usuario. Se eu fosse mudar a senha do admin, por exemplo, eu usaria sudo passwd admin, após você se autenticar como root com a senha antiga ele deve perguntar a senha nova duas vezes e modifica-la na hora.

O family-shield funciona usando um filtro de bloqueio pré-estabelecido, então não é possível adicionar direto por ele sites para serem bloqueados. Seria necessária a utilização de outros métodos para isso.

Acredito que a instalação do Wine deve fazer ele funcionar normalmente no usuário aluno. Para instala-lo, utilize o comando sudo apt install wine, depois de um sudo apt update.

O usuário aluno é um usuário temporário que é criado toda vez que se loga nele, a partir dos padrões para criação de novos usuários. Uma das maneiras de fazer com que ele tenha algo novo sempre é colocar os arquivos novos no diretório /etc/skel (pesquise sobre o skel no Google), ou criar um script que roda no início da sessão do usuário. No caso de extensões do Firefox, creio que isso não seja muito trivial já que não só você teria que copiar os arquivos da extensão para o aluno na criação mas também ativar a extensão por um script, ou instalar as extensões toda vez, novamente por script.