Adicionar impressora

não estou conseguindo adicionar uma impressora de rede. O botão fica inativo

Captura%20de%20tela%20de%202018-06-14%2017-54-53

Olá profjefer!

Então, o LE 6 vem meio capado em algumas coisas, não sei o motivo, de qualquer maneira vamos lá.

Já notou que você não encontra por padrão as opções de privilégio dos usuários no LE6?

Pois é, tá tudo bloqueado por padrão e não tem como mexer. Qual o motivo? Não sei, mas tem como reverter!
Qual motivo de eu estar falando dessas coisas?

Nenhum usuário pode gerenciar impressoras por padrão no LE6 e a interface gráfica escolhida, do Gnome, tá bugada! Fora isso vai tudo bem!

Procure instalar os pacotes gnome-system-tools e gksu (se não tiver instalado). O gnome-system-tools não está instalado!

Ao término da instalação dos pacotes acima, encerre sua sessão (Admin) e volte para ela!

Use o ícone “Mostrar Aplicativos” e pesquise por “Usuário e Grupos”, abra o programa de gerenciamento.

Note que o seu usuário, Admin, é o que estará selecionado, Clique em “configurações avançadas”, ele vai pedir a senha admin. Vá até a aba “Privilégios do usuário” e marque todas as opções disponíveis e clique em OK! Se quiser que o usuário “Professor” tenha os mesmos privilégios, selecione o usuário “Professor” e repita o mesmo passo!

Note que não tem nada marcado, incluindo quem? Impressora!

Clique em OK e feche o Gerenciar Grupos. Feche a sua sessão e volte para ela!

Calma, quase lá!

A interface gráfica de configuração do Gnome é bugada, vamos usar a interface gráfica de configuração de impressoras do Ubuntu, não se preocupe, já está instalada, mas é a do Gnome que ficou padrão! Se quiser deixar a do Ubuntu como padrão deixo pra você achar essa sarna pra se coçar!

Voltando ao assunto…

Esteja com a impressora ligada!

ALT+F2 e digite

system-config-printer

Vai pedir sua senha de Admin ou Professor. Siga as opções do gerenciador!

Era isso, espero ter ajudado mais que atrapalhado!

@profjefer testamos esta funcionalidade em nosso laboratório e esta funcionado normalmente. Neste cenário a impressora esta direto na rede. Segue print screen:add_printer

Observe que não é necessário digitar o endereço, desde que a impressora esteja exportada corretamente na rede, o botão adicionar é habilitado assim que uma impressora é selecionada.

Verifique como a impressora esta exportada. Verifique as configurações do samba (que é a maneira que me parece que você exportou).

Se precisar de mais ajuda, peço a gentileza de postar mais informações de sua configuração do samba, desta maneira iremos reproduzir o cenário em nossos laboratórios e postaremos uma a solução.

Segue o caminho da minha impressora e a tela

smb://200.17.244.71/PALOTINA_BLOCO_DIDATICO2_SP4510SF_JARDIMDALLAS

Captura%20de%20tela%20de%202018-06-28%2016-47-57

No meu Linux Educacional acontece o mesmo problema.
Captura%20de%20tela%20de%202018-06-28%2016-51-37

estes são os arquivos do cups

Captura%20de%20tela%20de%202018-06-28%2016-58-47

Captura%20de%20tela%20de%202018-06-28%2017-10-31

Então está pior do que estava imaginando. Ele não está com o smbclient instalado.

No terminal:

sudo apt-get install smbclient libsmbclient python-smbc

Saia da sua sessão e tente novamente: system-config-printer

Você não disse nada se fez os passos que descrevi antes!

Instalando estes pacotes e chamando pelo system-config-printer funcionou :slight_smile:

chamando o printers do LE pela interface gráfica não vai…

Aproveitando, sugestão: printers -> impressoras na interface

Boa Tarde! preciso de ajuda, instalei a impressora e quando mando imprimir começa a sair várias folhas com um endereço %!PS-Adobe-3.0
%Produced by poppler pdftops versin: 0.41.0 (http://poppler.fre
Aí não para de imrimir folhas em branco, já instalei desinstalei e não funciona.

Não entendo porquê usar o samba na ML-2850 (atualizando o firmware ela reconhece como 2851ND) já que ela é uma impressora com interface de rede. Basta configurar um IP fixo e adicioná-la tanto no windows qto no linux sem qualquer configuração adicional. No ubuntu basta entrar, via navegador firefox, no endereço “localhost:631” e adicioná-la sem ter que usar o gnome. O IP original do MEC para ela é 192.168.0.3.

Boa tarde! Então eu consigo instalar a impressora como da tele acima, instala normalmente mas quando peço para imprimir fica processando e não imprime. O que fazer?